Ema

em 01/10/15


Nos primórdios deste blog, em meados de 2009, Ema era um nome bastante mencionado por aqui. Soava a novidade e parecia um nome fresco e extremamente delicado, que conhecíamos bem mas que não identificávamos com facilidade em pessoas mais velhas. Era uma verdadeira lufada de ar fresco e, sobretudo, era um nome internacional que funcionava na perfeição em Portugal! Mal eu sabia que, na altura, Ema já estava no top 100 há dez anos e que, nesse mesmo ano de 2009, entraria finalmente no top 50! É claro que estamos a falar de números de registos anuais pouco elevados - só ultrapassou os duzentos registos anuais em 2012 - mas isso não lhe retira o mérito! Em 2014, chegou aos 244 registos e à 35.ª posição do ranking mas eu quase não dou por ele! 
E são precisamente nomes como Ema que me fazem pôr em causa, diariamente, a minha própria definição de nome popular. Porque se a posição no ranking me diz que é popular, o número de registos anuais diz-me apenas que... talvez! O que sei é que foram registadas mais de 2300 meninas com o nome Ema entre 1999 e 2014 e eu nunca me cruzei com uma! E que, apesar deste resultado, continuo a recomendá-lo e a acreditar que é uma ótima escolha para os dias de hoje!  

Poderão ler mais pormenorizadamente sobre este nome no Duelo de Nomes em que Ema [deve dizer-se Êma, como esclarece o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa] perdeu para Eva!

17 comentários:

  1. Adoro!! É daqueles nomes que "sei" que está popular - em termos de registos - e que é uma tendência, o que me faz achar que ainda vai subir mais no ranking. Mas depois não o oiço quase nada - só vi uma menina e já tinha 6 anos, acho eu. Verdade seja dita, não frequento locais com crianças. Se calhar pais ou educadores de infância já conhecem mais Ema's do que eu.

    ResponderEliminar
  2. Pena que é um nome inviável para uma brasileirinha, pois aqui no Brasil é o nome de uma ave parecida com uma avestruz.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que há zonas no nosso país em que ha nomes mais populares do que outros. Eu conheci uma Ema , deve ter agora uns 14 anos , mas foi a unica...
    Eu gosto do nome, mas com a pronuncia à inglesa "Éma", e não "Êma".

    ResponderEliminar
  4. No fórum de mãe para mãe falam muito de Ema!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Ema. Conheço uma pequena Ema de quatro anos mas não acho que seja muito popular. Frequento escola, do meu filho e parques e muito raramente oiço esse nome.

    ResponderEliminar
  6. Ema está no meu top 10 mas é um nome que eu tenho muitas duvidas pois encontra-se numa posição muito popular e tenho medo que se torne ainda mais popular daqui a 10 anos. Eu pessoalmente conheço duas uma com 12 e outra com 9 anos.

    ResponderEliminar
  7. É o nome de uma das minhas sobrinhas. Embora ela se chame Emma!

    ResponderEliminar
  8. Embora nem sempre tenha sido fã do meu nome, hoje em dia gosto bastante e curiosamente conheço uma Ema com 10 anos, uma com 1 ano e uma com 60 :)

    ResponderEliminar
  9. odeio esse nome não sei se é porque me soa mal - êma -, se é porque algumas pessoas dizem mal - éma - mas odeio o nome

    ResponderEliminar
  10. E um post sobre Amanda. Acho um nome super giro mas que ainda nao fica muito no ouvido

    ResponderEliminar
  11. É o meu nome! E já tenho 29 anos...! Mas realmente nestes meus 29 aninhos cruzei-me com muito poucas! Lembro-me quando andava na escola muita gente me perguntava se o meu nome era escrito com 2 'm' ou se era estrangeira.... :-P

    ResponderEliminar
  12. Eu conheço uma Ema de 36 anos mas mais novinhas realmente não conheço. Não gosto do nome apesar de gostar um pouco mais escrito com 2 m´s (Emma)!

    ResponderEliminar
  13. Conheço uma Ema com 4 mesinhos. Sinceramente não gosto muito talvez por associar a outras pessoas

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de um post sobre Emmeline/Emmalina. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)