Ásia

em 13/10/15


Há uns dias conversei com um casal que está à espera de um menino e fiquei saber que, se estivessem à espera de uma menina, um dos nomes da lista era Ásia, por causa de uma viagem muito especial que fizeram há uns anos e que os marcou profundamente. Confesso que adoro estas histórias e apesar de Ásia ser um daqueles nomes que nunca captam  a minha atenção quando percorro a lista de A a Z, ficou-me no ouvido e neste momento acho que até me agradaria mais do que Índia!
Ásia foi um dos 40 nomes mais registados em Itália em 2013 e também  é popular na Suiça italiana, ocupando a 26.ª posição em 2014 e em 2012. Aliás, nas lista dos dois países é ainda possível encontrar mais nomes que remetem para topónimos, como Gaia e Ginevra. Sabemos que Gaia  é admitido em Portugal, mas Ginevra também é citado como antropónimo feminino no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 
Há algum topónimo que considerem especial a ponto de ser usado como nome próprio? Podem ver uma lista de topónimos que são admitidos como nomes próprios AQUI e ler sobre os argumentos que levam à proibição da maioria AQUI.

9 comentários:

  1. Boas,

    Gostei muito do nome e diz-me mais que o nome "India"

    Mas um par de manas: Ásia e India era muito interresante <3

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mamã Feliz, mamã de muitos13 de outubro de 2015 às 13:29

    Boas,

    Gostei muito do nome e diz-me mais que o nome "India"

    Mas um par de manas: Ásia e India era muito interresante <3

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É giro, sim.

    (quando vivi em Espanha, havia duas África(s) na turma do meu filho)

    ResponderEliminar
  4. Simpatizo com Ásia :) Gosto muito de Viena e acho que Viana podia funcionar igualmente bem. Sem dúvida que os gostaria de ver na lista. Apesar de não apreciar propriamente, Zurique também poderia funcionar, afinal de contas são aprovados Henrique e Rurique. Lembrei-me também de Minho, como o rio. A Fernanda (Blog da Carlota) já trata a filha assim (ela é Carmo - Carminho - Minho). E, por fim, Zamora, o local onde foi assinado o tratado que concedeu a independência ao Reino de Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Sou apaixonada por América! Se tiver uma filha, esse será seu nome

    ResponderEliminar
  6. conheço uma mulher inglesa que tem três filhos de nome Cairo, Milano e Rio. Os meninos são tão lindos que não tem como não apaixonar-se pelos nomes também

    ResponderEliminar
  7. Em 2016 vai nascer uma Gaia :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)