Rute

em 15/09/15


Já contei aqui muitas vezes que, durante a minha infância, via imensa televisão. Via todos os desenhos animados, não perdia um episódio da Rua Sésamo, adorava o Agora Escolha, Duarte e Companhia, Jogos sem Fronteiras, Caderno Diário, A hora do Lecas... Resumidamente, se passava no Canal 1 ou no Canal 2, eu via. E via também a Roda da Sorte, programa apresentado pelo Herman José, que contava com a ajuda de uma jovem de seu nome Ruth Rita. Ela dava nas vistas e o nome também não passava despercebido, tanto que, lá na escola, todas as Rutes passaram a ser chamadas de Rute Rita. E em 1991, um ano depois da estreia no programa, Rute passou do 62.º lugar do ranking de nomes femininos  registados em Portugal para a 39.ª posição e, durante uns anos, conseguiu manter-se acima dos 300 registos anuais. Saiu  do top 50 em 1999 e do top 100 em 2009. Hoje em dia nascem poucas Rutes, havendo apenas o registo de 15 meninas em 2014. 
Rute é um nome de origem hebraica, que significa "amiga", e que se popularizou sobretudo devido ao Livro de Ruth, do Antigo Testamento. O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa indica a propósito da grafia que "é mais geralmente escrito Ruth", versão que também é aprovada em Portugal mas que tem ainda menos registos, ficando-se pelos cinco no ano passado. 
Ao longo dos anos, sempre achei Rute menos apelativo do que Rita mas tenho vindo a apreciar um pouco mais este nome e olhando para os nomes do top 50 de 1991 que entretanto desapareceram, até me parece dos mais interessantes. 

Peço desculpa pelo atraso na resposta aos comentários, prometo tentar responder a toda a gente até sexta-feira! 

5 comentários:

  1. Sinceramente não sei o que pensar. Antes detestava Rute, com todas as forças. Hoje até consigo ver o seu potencial. Infelizmente, tanto Rute como Rita me lembram coisas negativas (rude e irrita). Por enquanto não gosto de nenhum. Com as mesmas vogais prefiro - e adoro! - Lurdes!! :D

    ResponderEliminar
  2. Nome da minha prima que também passou a ser Rute Rita!

    ResponderEliminar
  3. Eu era p me chamar Rute, aliás durante os 11 dias seguintes ao meu nascimento todos me tratavam por Rute. Mas no meu caso eu era p ser Rute Filipa. Mas o meu pai n gostava de Rute e sugeriu Carla... ou melhor, Carla Sofia.
    Sinceramente Rute n me enche as vistas. Mas gostonde Rita.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de diminutivo usado como nome próprio, por isso não gosto de Rita. Também não gosto de Rute, por ter sido outrora muito comum no lugar onde vivo.

    ResponderEliminar
  5. eu me chamo Rute e gosto do meu nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)