Duelo de nomes - Emília vs Olívia

em 28/09/15


Emília e Olívia são nomes perfeitamente comuns para a maioria dos portugueses e é bem possível que conheçamos uma ou outra senhora com estes nomes. Emília foi muito popular até à década de 50, conseguindo manter-se no top 10 ao longo de trinta anos e apesar, de não ter dados sobre a popularidade de Olívia, sei que não era raro nessa altura. Ambos caíram em desuso no país mas, nos países anglo-saxónicos, são muito atuais. Em 21014, ambos rondaram os 30 registos. Para ser mais precisa, Emília chegou aos 33 e Olívia aos 31. Para mim, são números ideais, porque significa que não é uma escolha ousadíssima, mas também não será fácil de nos cruzarmos com muitas bebés com o mesmo nome. 
Bem sei que os leitores brasileiros têm dificuldade em esquecer-se da icónica Emília do Sítio do Picapau Amarelo e que muito possivelmente isso vai influenciar o resultado do duelo, por isso peço sobretudo aos leitores de Portugal que deixam comentários: o que acham destes nomes? Na vossa opinião, qual é o mais bonito? Não de esqueçam de votar!


Resultado da sondagem


18 comentários:

  1. A minha avó chama-se Emília, então não o usaria numa filha porque iria sempre associar. Já Olívia gosto imenso, é um dos meus nomes preferidos e uma possibilidade caso tenha uma filha!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ambos os nomes e conheço tanto uma senhora chamada Emília como uma senhora chamada Olívia, assim como uma menina de 3 anos chamada Emília (os pais têm descendência italiana e inglesa).
    Ambos podem ter diminuitivos adoravéis como Mia ou Liv e ao mesmo tempo mantêm um sólido nome de adulta.
    Pessoalmente, e tal vez seja devido à popularidade nos Estados Unidos, eu prefiro Olívia, mas acho que são nomes muito dentro do mesmo estilo.

    ResponderEliminar
  3. Adoro os dois, não consigo escolher! :D
    Se estivesse indecisa entre Emília e Olívia, ia por exclusão de partes, escolhia o que tivesse mais pontos a favor. Se houvesse Emília's no meu círculo familiar ou de amigos, escolhia Olívia - e vice-versa. Se não conhecesse ninguém com estes nomes, via qual soava melhor com os apelidos. Se soassem ambos bem, acho que ia pelos diminutivos. Emília dá para fazer mais diminutivos que Olívia.

    Emília - Ema, Emi, Mia, Mila, Mili, Lia
    Olívia - Lívia, Liv, Ivi, Oli (mas este último não me soa muito bem)

    Assim sendo, acho que preferia usar Emília. Mas sem ser para usar, gosto de ambos de igual forma.

    ResponderEliminar
  4. Cada vez gosto mais de Emília :)
    Já Olívia não consigo desassociar de azeitonas e afins... :p

    ResponderEliminar
  5. A minha menina tem 4 meses e chama-se Emília ❤

    ResponderEliminar
  6. Emília não me soa muito bem. Já Olívia considero elegante e charmoso.
    No entanto, eu não colocaria nenhum dos dois nomes numa filha minha, nem mesmo o Olívia, com o qual simpatizo. E é por um simples motivo: associações estranhas. Aqui no Brasil, Olívia seria constantemente associado à namoradinha do marinheiro Popeye_ aquele do desenho animado. Emília, por sua vez, seria prontamente associado à boneca de pano Emília, uma personagem famosa do escritor Monteiro Lobato em sua obra "O Sítio do Pica Pau Amarelo". Particularmente, prefiro nomes que não levem a essas associações...

    ResponderEliminar
  7. Adoro Olívia, é o meu nome feminino favorito :) se tiver uma filha, esse será o nome escolhido (o meu marido também gosta)! Somos Portugueses.

    ResponderEliminar
  8. Sou Brasileira e para mim Emília soa muito bem. E entre Olívia e Emília, eu prefiro Emília :)

    ResponderEliminar
  9. Sempre gostei bastante de Olívia por ter uma pessoa fantástica na família com esse nome. Forma com o marido um par curioso: Olívia e Orlando.

    ResponderEliminar
  10. É bem capaz que o nome se torne mais popular devido a fama de Emilia Clarke.

    ResponderEliminar
  11. Mariana, só me lembrei de Olívia Palito quando li o seu comentário, mas cá também é uma personagem muito conhecida! Aliás, infelizmente, muitas meninas magrinhas são apelidadas de Olívia Palito por cá. Não será o pior dos insultos, mas é maçador!! Ainda assim - e até por causa disso, já que qualquer Carolina ou Mariana magrinha corre o risco de virar Olívia Palito - não seria o suficiente para me fazer desistir de o usar! :)

    ResponderEliminar
  12. Filipa e acrescento: acho que o nome "Olívia Palito" será desconhecido da geração que está agora a nascer. Acho que é algo mais comum de se conhecer e ser associado a quem tem agora de 20 anos para cima, porque o Popeye já não é um desenho animado conhecido e comum nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  13. Escolho Emília :) Acho um nome muito simpático e elegante, tb gosto de Olivia , mas prefiro o primeiro.

    ResponderEliminar
  14. Tenho uma Emília cá em casa, com um mês! ❤️

    ResponderEliminar
  15. Adoro Emília de forma inexplicável. É um nome maravilhoso. Gosto também de Olívia, não tendo (para mim) o mesmo encanto que Emília. Por isso fico feliz por ter perdido para Olívia. Até porque desde que comecei a ouvir o nome Olívia, sinto que tem potencial para crescer nos registos - muito mais que Emília. Penso que à maioria das pessoas Olívia soará mais fresco que Emília, não me surpreendendo portanto que Olívia tenha ganho por larga maioria a Emília.

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro Olívia. Quis pôr à minha filha, mas o meu marido não gosta. Ainda tenho esperança de conseguir pôr numa segunda filha, se for menina. Também não desgosto Emília, é diferente.

    ResponderEliminar
  17. Tenho uma Emília que vai ser mana mais velha... que sugestões tem para o bebe que ao vêm? Cá por casa n tem sido fácil. Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns! :) Deixo-lhe as seguintes sugestões:
    Alice, Clara, Dalila, Eleonor, Elisa, Flora, Gabriela, Helena, Irene, Isabela, Jacinta, Laura, Lídia, Luísa, Madalena, Manuela, Natália, Rosa, Vitória!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)