Clotilde & Bernardim

em 28/07/15


Quando comecei a escrever este blog, fiz muitas listas de terminações. Na altura, era um bocadinho inocente e achava que eram muito úteis: "se as pessoas gostam tanto de Carolina e Catarina, talvez se possam entusiasmar com outros nomes terminados em -ina". Hoje, a experiência diz-me que isso não é garantia de nada, mas continuo a adorar percorrer as listas de nomes à procura de alternativas. Há uns dias trouxe-vos o nome Camélia e hoje lembrei-me de Clotilde & Bernardim. 
Matilde & Bernardo seriam um par perfeito e nem deve ser difícil encontrar irmãos com estes nomes mas encontrar dois pequenitos chamados Clotilde e Bernardim seria de nos deixar de olhos esbugalhados! Bernardim, que foi registado uma vez em 2014, parece menos datado do que Bernardino e vai ao encontro de nomes como Valentim e Benjamim; Clotilde, que significa "afamada", tem algumas semelhanças com Clara e até com Cloe e Cloé que em 2014 chegaram aos 17 registos... Mas Clotilde não foi registado nenhuma vez no ano passado! 
Parece que lhes falta "um bocadinho assim"... 

6 comentários:

  1. Também sou ingénua ao ponto de achar "Se gostam de Benjamim, talvez gostem de Serafim" ou "Se gostam de Valentina, talvez gostem de Clementina". Acho saudável sermos optimistas :) Não gosto do som -ilde, daí detestar Matilde. No entanto, achei Clotilde fofinho, e nem gosto muito do som -clo! Ou seja, não gosto dos sons separados, mas juntos e com aquele "t" no meio agradaram-me.
    Quanto a Bernardim, não o acho mau, acho-o até normal, mas parece-me ainda mais "difícil" que Bernardo. Para mim é complicar algo que só por si já é complicado. Aqueles "r" atrapalham-me a vida, mas ao menos Bernardo acaba ali, no -o. Bernardim vai mais longe ainda, demora ainda mais a dizer o nome.
    Prefiro a terminação -im em nomes mais "fáceis", com sons mais agradáveis e docinhos, porque a atenção vai quase toda para o final do nome. Amorim, Benjamim, Serafim, Valentim, parecem-me mais simples de dizer.

    Resta-me dizer que gostei do par :)

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de Clotilde mas tenho pena que seja um nome tão gozado pelo público jovem.
    Acho Bernardim um nome muito dificil de dizer.

    ResponderEliminar
  3. Era para me chamar Clotilde, nome da minha avó. Os meus pais acharam que podia ser pesado e decidiram Aline. Aline não foi autorizado no registo de Aveiro (1988) e acabei Sofia (a sério???? Com dois nomes que adoraria ter e incomuns acabam a escolher Sofia que, sobretudo na década de 80, deve ter encabeçado os tops...ainda hoje encabeça). Já tenho uma filha. Se tivesse outra, Clotilde faria parte da minha lista de nomes.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto mesmo nada de Clotilde. Acho uma dos nomes mais feios. Bernardim não acho mau, mas Bernardo é mil vezes mais bonito.

    ResponderEliminar
  5. Para mim Clôtilde casa perfeitamente com Cláudia! Ambos os nomes, de familiares próximas! E na minha família, Clotilde é dito com acento, ficando Clô como diminuitivo! A Clô e a Cláu! beijos

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Clotilde, mas prefiro Cleothilde ou até Cleotilda...

    Nunca conheci nenhum Bernardim e apesar de, aparentemente, ser muito pouco usual, gosto da sonoridade e seria uma possível alternativa a Bernardo e a Martim.

    Infelizmente os portugueses não gostam de arriscar e acabamos por ter demasiados meninos e meninas com o mesmo nome...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)