Nomes da semana
- Telma & Humberto -

em 26/06/15

Telma Monteiro

A semana está a chegar ao fim e é hora de olhar para alguns nomes que estiveram em destaque nos últimos dias. Com a assinatura do contrato de compra e venda da TAP, na passada quarta-feira, multiplicaram-se as notícias sobre o empresário Humberto Pedrosa e ontem, a judoca Telma Monteiro venceu a medalha de ouro nos Jogos Europeus que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão. Telma & Humberto são nomes comuns em Portugal mas estão longe do topo da lista de nomes mais registados em bebés. 

Humberto, que em 2014 apenas foi registado três vezes, é um nome familiar aos portugueses sobretudo por causa de Humberto Delgado, o "General sem Medo". Já vi quem o escrevesse sem H, talvez por associação ao italiano Umberto Eco e, de acordo com José Joaquim Nunes, em Os nomes de baptismo, sua origem e significação, "se acha escrito sem H" nos nossos antigos documentos. É um nome de origem germânica e significa algo entre "gigante ilustre" e "brilhante pela força". Também se lhe reconhece o diminutivo Humbertino. 

A Telma Monteiro nasceu em 1985, numa altura em que o nome Telma se começava a ouvir com alguma frequência em Portugal. Em 1990, foram registadas 304 meninas com este nome, o que colocava Telma na 48.ª posição do ranking, entre Marlene e Isabel. A partir dessa altura, a popularidade começou a diminuir e nem o filme "Thelma & Louise" ajudou a parar a descida. Hoje, fica-se pela 163.ª posição e pelos 17 registos. Tem origem em Santo Elmo, graças à aglutinação Santelmo. Elmo, por  sua vez, tem origem na expressão latina  "lumen sancti elemi" e, ao que tudo indica, significa "protecção". O Santo Elmo [também conhecido por Santo Erasmo] é o padroeiro dos Marinheiros, e serviu de inspiração para nomear o fenómeno atmosférico Fogo-de-Santelmo, referido inclusivamente na literatura portuguesa por Gil Vicente e Luís de Camões. Para acrescentarmos mais um nome a isto tudo, refira-se que, na Antiga Grécia, este fogo era chamado de Helena, que significa "brilhante". 

Bom fim-de-semana! 

3 comentários:

  1. Começo a simpatizar com Telma! Primeiro, porque conheci e me tornei amiga de uma pessoa fantástica com este nome; segundo, adorando Ema e Elsa como adoro, foi fácil gostar também de Elma (parecido com Ema + Elsa). De Elma a Telma não vai quase diferença nenhuma, por isso Telma soa-me bem :)

    Quanto a Humberto, acho querido mas não usaria nem está na minha lista de preferidos. Simpatizo, apenas.
    É também muito associado ao Dr. Humberto Barbosa, da Clínica do Tempo :)

    ResponderEliminar
  2. O nome Telma teve uma boa aceitação na Região Nordeste do Brasil na década de 70. Depois virou sigla de uma empresa pública e caiu em desuso. É o feminino de Telmo, que se constitui numa deturpação gráfica da forma aglutinada Santelmo, que é o mesmo que dizer Santo Elmo, e não Santo Telmo.

    O nome Humberto não teve muita aceitação na região citada.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Humberto. Podia ser meu nome, pois estava na lista de nomes masculinos dos meus país.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)