Guest post
- Os nomes nas famílias internacionais -

em 04/05/15


Sendo portuguesa e apaixonada pela temática dos nomes, tenho listas de nomes, somente portugueses, escritas há imenso tempo para usar um dia que tenha um bebé. Mas... casei com um indiano e, ainda por cima, vivemos na Inglaterra!
Ter uma família internacional não facilita nada a escolha de nomes, pois deixa de fazer sentido ponderar nomes como Lourenço, Bernardo, Constança ou Violeta. E também os meus adorados nomes masculinos terminados em -ão, como Salomão, Sansão ou Tristão. Passei então a preocupar-me com a pronunciação e a escrita dos nomes. Violeta é lindo mas o meu marido diz qualquer coisa como "Uaioleta", pelo que fica fora questão. Certos nomes tornam-se feios!
Ao fazer as novas listas tive em conta esses dois fatores, a escrita e a pronúncia. Tive de pôr de parte todos os nomes com "ç", os com acentos, e os "ãos". Prefiro nomes que sejam mais internacionais, os quais ambas as famílias consigam dizer sem dificuldades e que soem mais ou menos de forma igual.
Chegou então a questão: "Mas escolhemos um nome português? Indiano? Ou inglês?". Aqui penso que já vai do gosto pessoal. Eu prefiro nomes portugueses mas tentei encontrar nomes que não fossem totalmente estranhos às duas culturas.


Femininos
  • Alice
  • Arushi
  • Clara
  • Lila
  • Lídia
  • Martina
  • Súria
  • Victoria


Masculinos
  • Arjun
  • Aramis
  • Ivar
  • Levi
  • Sancho


Acabei por alargar as minhas opções, considerar nomes que nunca me passaram pela cabeça e acabei por me apaixonar por eles! As minha listas acabaram por se transformar totalmente e o meu gosto também. Não é fácil pôr de parte nomes que se adora, principalmente para pessoas como eu que adoram nomes, mas com uma mente e coração aberto, chega-se por fim a um consenso e a uma escolha final acertada!


Cláudia Barata Sandal



14 comentários:

  1. Outros nomes que pode considerar...

    Nina
    Serena
    Sabrina
    Samira
    Leila
    Vida
    Carina
    Mira
    Sarita

    Dilan
    Devan

    Tém o ar Indiano mas são nomes que se pronunciam-se bem em ambos português e inglês.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Stef pelas sugestões! na verdade a nossa lista e um pouco maior do que a que publiquei 😊 Alguns dos nomes que sugeriu o meu marido infelizmente riscou da lista ( Zara,Safira e Serena) Gostei muito de Mira! Não conhecia!

    ResponderEliminar
  3. Também estou a fazer uma lista e deixei de lado nomes com acentos e cedilhas.

    ResponderEliminar
  4. Adorei Lila que imediatamente me fez pensar em Dalila.

    Sofia e Adeodato foram outros dois de que me lembrei.

    ResponderEliminar
  5. Claudia, o que vc acha de Larissa? Acho fácil de pronunciar em qualquer língua. Martina, Rebeca, Filipa, Valentina também são bem internacionais.
    Para menino, é mais difícil, mas quem sabe Martim, Tomas (sem acento)?
    Meu nome é Letícia, viajo muito e nunca encontro dificuldade em me apresenta, todo mundo entende meu nome, mas não gosto da maneira que é pronunciado em inglês. Por isso, acho que seus critérios baseados em ortografia e pronúncia são importantes.
    All the best. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Leticia, por acaso Larissa tambem esta na nossa lista, mas o marido nao morre de amores... eu gosto muito.
    Valentina e um dos fortes candidatos a ser usado :)
    Martim nao, porque a pronuncia em ingles e diferente da pronuncia em portugues, eu prefiro nomes que se pronunciem o mais parecido possivel nas duas linguas. E tambem e muuuito comum em Portugal, eu gosto de nomes pouco usados.

    Obrigada pelas sugestoes! :)

    ResponderEliminar
  7. Um dos primeiros posts que comentei do blog foi um sobre nomes internacionais. A princípio, não entendi muito bem a lógica, mas hoje vejo que faz todo o sentido para famílias como a de Cláudia.

    Gostei do texto e da lista, Cláudia! :)

    ResponderEliminar
  8. Que bom que finalmente encontro alguém com o mesmo
    problema!! Estou já no 7 mes de gravidez, e ainda
    nao consegui escolher um nome! sou casada com um
    Hungaro (e vivemos na Hungria), e já temos dois
    filhos com nomes portugueses que também existem
    (pronunciados quase do mesmo modo), em húngaro:
    Gabriel e Matias. Honestamente já nao sei o que
    fazer, e tenho de admitir que me está a custar
    um pouco nao pensar nisto todos os dias, nas outras
    duas gravidezes já "falava" com a minha barriga
    usando o nome há muito escolhido e desta vez...:(
    deixo aqui os que já pensámos, mas alguns parecem-me
    demasiado...pesados!
    Tobias,
    Benjamim,
    Tomás,
    Jaime,
    Elias,
    Edgar,...

    PS: queria que o nome estivesse de algum modo
    relacionado com os dos irmaos, se possivel...
    Vamos ver se tenho alguma ajuda! :)

    obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Catarina e que tal Levi, Romeu, ou Nicolau? Mas se calhar Nicolau acha pesado... desses gosto de todos mas com Matias e Gabriel gosto muito de Jaime. Elias e Tobias são mais bonitos para a mim mas não gosto muito de irmãos com a mesma terminação por disse prefiro Jaime, também por ser de comprimento semelhante.
    Eu fui ver o top húngaro e vi que muitos nomes são parecidos com os portugueses, como Simão, Tomás, Samuel, Ricardo! Não fazia ideia...
    Boa sorte para a decisão! 😊

    ResponderEliminar
  10. Catarina, também espreitei a lista de nomes aprovados na Hungria e encontrei os seguintes nomes que combinariam com Gabriel & Matias:

    André
    Artur
    David
    Frederico
    Henrique
    Tomás
    Valentim

    Recordo que são aprovados, o que não significa que sejam populares por lá...

    ResponderEliminar
  11. Cláudia e Filipa, muito obrigada pelas sugestöes!:)

    Desde que escrevi até hoje já temos conversado mais vezes sobre os nomes que estavm na lista, e acho que estamos decididos a deixar apenas dois: Benjamim e Jaime. Esperemos que nas próximas semanas a coisa fique resolvida!
    Benjamim porque se escreve practicamente do mesmo modo em Húngaro (com Á e N no fim, as únicas diferencas), e porque supostamente é associado ao menino mais novo ( e, pelo menos por agora, achamos que este será mesmo o nosso último filho!). Para além disso, em conversa com uma tia em Portugal descobri que o irmao mais novo dos 10 que a minha avó tinha se chamava Benjamim :)
    Quanto a Jaime gosto porque me parece menos "complicado"/longo, mas em Húngaro usam o nome que supostamente lhe deu origem: Jakab. Mais, acho que tem uma sonoridade suave (a mesma razao porque escolhi Gabriel e Matias para os mais velhos).
    Tanto um como o outro vao gerar caretas de amigos e familia em Portugal, de certeza, mas acho que já nos estamos a comecar a imaginar a chamar Benji ou Jaime ao pequenito :))

    Dos nomes que as duas me sugeriram gosto mais de uns do que de outros (alguns por pessoas que conheco com esses nomes), mas adorei ter mais opinioes! Alguns já temos na familia: Henrique e Artur, sobrinhos meus, e Tamás (Tomás em Portugues), do meu cunhado!

    Obrigada pela ajuda! Espero voltar aqui com a decisao tomada!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)