Elisabete

em 05/05/15


Elisabete tem origem no hebraico Elisheva ["prometida a Deus"] que, no caso português, evoluiu para Isabel, mas conhecem-se dezenas de variantes, muitas delas até aprovadas em Portugal. Ao que parece, Elisabete popularizou-se entre nós com a coroação da rainha Isabel II, em 1953. Recorde-se que o nome da rainha é Elizabeth Alexandra Mary e que é maioritariamente tratada como tal. Já por aqui se perguntou por que motivo é que ocorre a tradução no nome da rainha e encontrei uma explicação no Ciberdúvidas: diz-se lá que, sempre que possível, os nomes devem aportuguesar-se e Elisabete é considerado um anglicismo. Não sei se esta  prática ainda é aconselhável, mas a verdade é que existe o hábito de traduzir Elizabeth, Charles e William para Isabel, Carlos e Guilherme... Ainda no Ciberdúvidas, encontramos o porquê do uso do S e não do Z, que se fica a dever à etimologia de Elisheva
A lista de nomes admitidos em Portugal também contempla ElisebaElisabeth e Elisabeta mas nenhuma das quatro variantes me parece muito apelativa para os dias que correm. Como se refere acima, o nome tornou-se mais comum em Portugal nos anos 60 e 70 mas, surpreendentemente, ainda estava no top 50 em 1990 e 1991, abandonando o top 100 apenas em 1998. No ano 2000 ainda foram registadas 67 meninas com o nome Elisabete mas em 2014 foram registadas apenas sete. Quer isto dizer que há muitas jovens adultas em Portugal chamadas Elisabete, o que é uma novidade para mim, já que é um nome que não costumo ouvir com frequência! 
Eu sou uma fã de Isabel e recomendo-o para crianças, mas não me entusiasmo da mesma forma perante Elisabete cuja terminação, ainda que equivocadamente, também me remete para alguns nomes franceses terminados em -ete que chegaram a Portugal mas acabaram por cair em desuso! 

8 comentários:

  1. Penso da mesma forma. Sou uma grande fã de Isabel, mas não vejo muita graça em Elisabete.

    ResponderEliminar
  2. Isabel é muito melhor do Elisabete, de facto. :)

    ResponderEliminar
  3. Conheço algumas e estudei com algumas. Geração anos 80... Nao gosto nada de Elisabete

    ResponderEliminar
  4. Eu sou Elisabete e adoro o meu nome, sou tratada pelos amigos como Bete ou Beta, gostos não se discutem, detesto Isabel!

    ResponderEliminar
  5. Sou Elizabeth, tenho 20 anos e não vejo pessoas da minha faixa de idade com meu nome e acho isso bem legal.
    Amo meu nome.

    ResponderEliminar
  6. Sou Elisabete.gosto do meu nome.melhor do que uns nomes que ouço por ai.principalmente artístico que não tem nada haver.

    ResponderEliminar
  7. Adoro Elisabete. A. Minha mãe chama-se assim e uma prima bem nova também tem esse nome. Já o meu segundo nome é Isabel e apesar de gostar é um nome tão corriqueiro em Portugal que perde a piada.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)