Duelo de segundos nomes - Lis vs Victória

em 22/05/15


Em Janeiro, ao fazer a análise dos nomes compostos registados em Portugal em 2014, não pude deixar de destacar a popularidade de Vitória e Victória. Não foi tanto pela novidade, já que os resultados de 2013 mostravam que, juntos, chegariam à 14.ª posição no ranking dos segundos nomes mais registados, mas mais pela confirmação de que, de facto, estamos perante um nome que vem ganhando a preferência dos portugueses, no que respeita aos segundos nomes. 
Por outro lado, Lis & Liz destacam-se cada vez mais como tendência, mas isso ainda não se reflecte muito no número de nomes efectivamente registados. Lis foi apenas usado seis vezes e Liz foi registado 20 vezes. Apesar de não ter dados nenhuns onde me basear, parece-me que este fenómeno também ocorre no Brasil, já que vejo inúmeras referências a Vitória e Liz e aparecem constantemente nas listinhas de sugestões.

Os nomes em questão são muito diferentes e também me transmitem sensações antagónicas: acho que Vitória funciona muito bem como segundo nome porque enriquece o primeiro, tornando-o mais forte e, até, mais clássico, enquanto que Lis me parece ideal para tornar os compostos mais frescos e delicados. 
É claro que a resposta dependerá do estilo de nomes que se aprecia mais mas cá fica a pergunta: qual destes nomes preferem, como segundo nome? Não deixem de votar! 


Nomes compostos com Lis & Liz registados em Portugal, em 2014: 



  • Alana Liz
  • Ana Lis
  • Clara Lis
  • Cláudia Liz
  • Diana Liz
  • Eva Liz
  • Íris Lis
  • Isabela Liz
  • Lara Lis
  • Lara Liz
  • Lisa Liz
  • Luana Liz
  • Lúcia Liz
  • Luísa Liz
  • Mafalda Liz
  • Margarida Liz
  • Mariana Liz
  • Matilde Liz
  • Mirela Liz
  • Nina Liz
  • Rita Liz
  • Sofia Liz
  • Vera Lis
  • Victória Liz
  • Violeta Liz

Atualização - resultado da sondagem:


18 comentários:

  1. Votei em Liz
    Outro composto Pandora Liz

    ResponderEliminar
  2. Porque é que não há Liz nas opções da votação? É que eu acho Liz muitíssimo mais giro que Lis :p

    ResponderEliminar
  3. Votei em Vitória, por achar mais conjugável do que Lis/Liz. Entre as duas grafias, prefiro com "s" precisamente pelo significado :)

    ResponderEliminar
  4. Votei em Lis (Liz não gosto). Gosto muito de Victória como primeiro e único nome, mas não tanto como segundo. Como não sou especialmente fã de nomes compostos, acho Lis mais leve e delicado, que não torna o conjunto tão pesado - como se funcionasse mais como uma adição, um embelezamento do primeiro nome do que como segundo nome em si. Acho que fica especialmente bonito em contraste com nomes mais longos e tradicionais, p. ex. Victória Lis, Aurora Lis, Amália Lis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já gosto mais de ver ao contrário - Lis Vitória mas gosto mais de Amália Lis. Para minha filha desejo que seja Lília Lis

      Eliminar
  5. Não sei se ela é famosa mas deve ser porque tem sido falada... Marina Santiago teve uma Paloma.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro ver nomes modernos com clássicos, por exemplo:
    o nome Cloe Victória / Noa Victória eu acho que o segundo dá mais seriedade ao primeiro nome que continua a ser especial, prefiro a um Cloe Lis/ Noa Lis totalmente exótico.
    Benedita Lis fica mais leve do que um Benedita Victória...

    Prefiro o Lis a Victoria, mas só utilizaria Lis/Liz, a seguir a nomes compridos e algo clássicos:
    Madalena Lis
    Carolina Lis
    Teresa Lis
    Eduarda Lis
    Bárbara Lis
    Emília Lis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mais de Lis Benedita - Lis Carolina, Liz Eduarda, Lis Bárbara, os outro, Madanela Lis e Emília Lis já acho que ficam bem depois.

      Eliminar
    2. Lis Madalena tb fica bonito mas o Emília gosto de ver mais antes do Lis. como Ema Lis

      Eliminar
  7. Optei pelas minhas duas grafias preferidas; Liz remete-me para o diminutivo de Elizabeth, Lis soa-me mais português :D

    ResponderEliminar
  8. Gosto de Victória e da combinação Mia Victória!

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa!
    Acabei de votar e parece que empatei os nomes!!
    Votei em Lis, como amante de nomes "exóticos"/fora do comum para conjugar nomes compostos... ;)
    Beijinhos
    Heloísa

    ResponderEliminar
  10. O que você pensa do composto Lis Violeta? Achei que soou melhor que Violeta Lis, to nessa duvida para a minha bebe.

    ResponderEliminar
  11. eu pensei em dar Maria Liz, para minha bb. oq acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. doce e delicado, com a harmonia certa entre ambos. já para não falar das parecenças com a maravilhosa Mari(s)a Liz :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)