Cid

em 27/05/15


Muito antes das canções de José Cid entrarem no ouvido de todo e qualquer português à face da terra, algures no século XI, a Península Ibérica respeitava Rodrigo Díaz de Bívar, um cavaleiro castelhano que, às ordens de Sancho II de Castela, se tornou numa lenda, depois dos seus feitos terem sido imortalizados no poema medieval Cantar de Mio Cid. Na altura, Bívar enfrentava os mouros e parecer ser precisamente essa a origem do seu cognome - Cid - que, através da expressão al-Sid significa "o Senhor". 
Apesar de encontrarmos Cid nos livros portugueses sobre nomes e de, neste momento, ser um nome que faz parte da memória colectiva dos portugueses, creio que nunca foi comum em Portugal e em 2014 foi apenas registado duas vezes. 
Percebendo o seu contexto, acho que poderemos encaixá-lo junto de outros nomes medievais portugueses, como Iria, Luzia ou Romão. Ou seja, apesar de não ser comum, é perfeitamente reconhecível. 


4 comentários:

  1. Não sabia que Cid tinha origens medievais e fiquei muito satisfeita por sabê-lo, acho que me fez gostar mais do nome. Confesso que não é um nome que me entusiasme muito, mas não o acho feio. Como não é um dos meus favoritos, tenho muita dificuldade em associá-lo a outros que gosto tanto como Luzia e Iria. Mas tendo a concordar que Cid & Iria, a título de exemplo, davam um bom par! :)

    ResponderEliminar
  2. O meu problema com estes nomes é fazer lembrar pessoas famosas e não dá para evitar comparações!

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver a foto do José Cid em pelota passei a achar que é um péssimo nome!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho como apelido Cid, e confesso que grande parte das pessoas que me conhecem me tratam por este nome... Já é um pouco "de família" sermos tratados por Cid. Apesar de ser um nome masculino, e eu ser um mulher, não desgosto que me tratem por tal. Sendo assim, não consigo olhar para este nome como um primeiro nome próprio... É uma coisa que ainda me faz um pouco de confusão.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)