Camélia

em 16/04/15


Se "semelhança com nomes do momento" fosse um critério determinante na escolha de um nome, as listas de registos podiam ser bem mais extensas mas, infelizmente, sabemos que é um critério que não conta rigorosamente para nada. 
Pensemos, por exemplo, em Camélia. Dada a popularidade de Camila e a nova tendência de Amélia, este nome de flor poderia ter pelo menos um registinho! As camélias são flores orientais, sem cheiro mas muito bonitas. Também são conhecidas por "japoneiras" e o nome surge por causa do botanista e missionário jesuíta Kamel [ou, na versão latinizada, Camellus]. 
Este nome  está também presente numa das obras de Alexandre Dumas [filho], La dame aux camélias que, por sua vez, inspirou a criação da ópera La Traviata, de Verdi. E se no romance a personagem principal se chama Margarida, na ópera o destaque vai para Violeta e Flora. Camélia não é um nome muito apetecível, apesar de ser muito inspirador!

14 comentários:

  1. Gosto muito de Camila e simpatizo com Amélia, por isso acho Camélia interessante! E gosto de saber essas curiosidades, dão logo outro brilho ao nome!
    Outro exemplo seria Aurélia, adoro e parece a junção de Aurora com Amélia. Apesar de a popularidade de Aurora não se comparar a Camila, acho que davam um bom par e algumas pessoas já descobriram o encanto de Aurora, por isso não me admirava nada se subisse nos registos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Camila e adoro Amélia, mas Camélia não me enche as medidas - exceto para uma alcunha de uma dupla de gémeas chamada justamente Camila e Amélia :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro nomes de flores. E o nome Camélia é lindo!

    ResponderEliminar
  4. Bem lembrado! Camélia é bonito! =)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto mesmo nada... lembra-me demasiado a "camelo". Prefiro Camila, que acho muito mais bonito, delicado e romântico.

    ResponderEliminar
  6. é taoooooooo lindo!! e entao com o sotaque frances nao vos digo nem vos conto! o diretor adjunto para o qual trabalho tem uma menina com esse nome e eu adorooo ja propus ao meu marido mas ele nao acha piada nenhuma :(

    ResponderEliminar
  7. Adoro o meu nome...Muito obrigada mamã para ter escolhido esse nome Amo te sempre❤❤

    ResponderEliminar
  8. Acho um nome bonito e romântico, embora saiba que a maioria das pessoas não partilha da mesma opinião.

    Associo a outros nomes que enaltecem a Primavera e as flores, tão propício à época do ano que vivemos tais como Magnólia, Amaryllis, Petúnia, Íris, Cataleya, Perpétua, Clívia, Violeta (Iolanda em alternativa), Clóris, Dália, Acácia, Artemísia, Cleónia, Lis, Jasmim...

    Infelizmente há pouca diversidade em termos de nomes em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Existe uma atriz francesa chamada Camélia Jordana

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Nomes compostos com Camélia - o que sugerem?

    Grata desde já a tod@s leitores do blog e à Filipa em particular :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo difícil... Nomes acabados em Lia não resultam e muito menos os nomes literais...
      Ana Camélia
      Maria Camélia
      Rita Camélia
      Sofia Camélia
      Camélia Filipa
      Camélia Simone
      Camélia Beatriz

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)