Alegria

em 08/04/15


Alegria é indissociável do substantivo comum que, internacionalmente, se reflete em nomes como Allegra, Joy ou Gioia. Em Portugal, o seu uso como nome próprio parece dever-se ao facto de ser um dos epítetos de Nossa Senhora, o que impulsionou particularmente o uso do composto Maria da Alegria. Em 2014, foi registado apenas como segundo nome [Maria da Alegria e Rita da Alegria] que é precisamente como me parece mais interessante. Quem, como eu, vê nos segundos nomes uma oportunidade de arriscar um pouco mais, atribuindo à criança um nome mais especial, poderá encontrar em Alegria uma ótima opção. Arriscaria até dizer que acho que funcionaria também como segundo nome para meninos, mas já sei que indicar um nome melódico para um menino é sacrilégio... 

8 comentários:

  1. Ainda ontem estava a pensar nesse nome! Gosto, acho muito querido :)

    ResponderEliminar
  2. http://www.today.com/parents/worst-baby-names-2013-1D80093538?utm_source=zergnet.com&utm_medium=referral&utm_campaign=zergnet_298644

    Achei que podia interessar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eis um nome que transmite sensações positivas! Concordo com a Filipa quando diz que é uma ótima opção para segundo nome e as combinações parecem-me ser muitas :)
    Pessoalmente, conheço muitas pessoas com o apelido Alegria e acho sempre muito jovial e fresco. Como nome próprio pode ser igualmente interessante :)

    ResponderEliminar
  4. Acho ousado, não usaria na minha filha, mas acharia super interessante e lindo se ouvisse por aí. Allegra, usaria, até já pensei nesse nome.
    Para menino, nem pensar, é o mesmo caso de Jasmim.
    O meu nome é Letícia e significa alegria. Acredito que o nome reflete a personalidade, sou muito sorridente, alto astral, então, para as mamães que batizarem a filha como Alegria, acho uma bênção.

    ResponderEliminar
  5. Não, definitivamente não! Adjectivos/ substantivos convertidos em nomes raramente resultam... este é mais um exemplo... Acho demasiado "fora".

    ResponderEliminar
  6. olá eu chamo-me Aylen o significado de meu nome é alegria. Por isso Alegria também pode ser usado como primeiro nome! Adorei o blog! obrigada!

    ResponderEliminar
  7. olá eu chamo-me Aylen o significado de meu nome é alegria. Por isso Alegria também pode ser usado como primeiro nome! Adorei o blog! obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)