Lineia

em 03/03/15


A lista de nomes mais populares na Suécia que vimos ontem apresenta uma série de aspectos curiosos. Por exemplo, neste momento, seria impensável encontrar em Portugal o meu nome, o da minha mãe e o da minha irmã na mesma lista, mas a verdade é que estão os três no top 100 sueco e até são registadas mais Veras e Elviras do que Filipas! Também achei agradável a quantidade de nomes curtos que são considerados usáveis, alguns dos quais são bem interessantes! Hoje, no entanto, centro as minhas atenções em Lineia, que é aprovado em Portugal, tal como o nome que lhe deu origem - Lineu
O uso dos nomes parece ter sido impulsionado pelo botânico sueco Carl von Liné através da latinização do seu nome para Carolus Linnaeus. Como homenagem ao seu trabalho científico, nomeou-se uma espécie botânica característica das florestas boreais e muito comum na Lapónia de Linnaea. Quer seja por causa do botânico ou da planta em si, o que importa é que existem hoje centenas de mulheres escandinavas com este nome mas em 2014 não foi registada nenhuma Lineia em Portugal. 


4 comentários:

  1. Reconheço que me soou estranho, mas com um toque de beleza. Depois do choque inicial, acho que comecei a atribuir-lhe alguma ternura, alguma candura. No entanto, acho demasiado incomum para poder dá-lo a uma filha - os avós e bisavós não haviam de achar muita graça a um nome tão raro e sabemos que nestas coisas temos de jogar com a cultura do nosso meio...
    Mas obrigada Filipa pelo destaque :)

    ResponderEliminar
  2. Achei bonito! Lineia & Flora dava um bom par? Para quem percebe de botânica, têm os dois a mesma ligação, apesar de Flora ser mais facilmente associado a flores e natureza etc.

    ResponderEliminar
  3. Existe um livro muito bonito (visualmente) e muit interessante sobre uma menina chamada Linea, que recebeu o nome, precisamente, por ser em homenagem ao cientista :)

    ResponderEliminar
  4. Minha irmã se chama Linéia

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)