Jorge

em 27/01/15


Quando há dois anos os duques de Cambridge escolheram o nome George para o seu primogénito, os portugueses, completamente fascinados pelos nomes aristocráticos cá do sítio, iam tendo um colapso. Como ousavam os príncipes escolher um nome tão normal e demodé para o futuro rei do Reino Unido?! Apesar de Jorge se usar há séculos em Portugal, não é visto como um clássico, nem um nome tradicional. Esteve no top 10 entre 1950 e 1970, aguentou-se no top 30 nos anos 90 e, desde então, tem vindo a perder popularidade, estando agora na 55.ª posição do ranking masculino, com 103 registos. Jorge não é feio, mas perdeu a frescura de outrora. Jorge é, sim, um bom nome - internacional, histórico, religioso, Presidencial - e em Espanha, onde se usa a mesmíssima grafia, está no top 20, mas, simplesmente, não é um nome apelativo para a geração de bebés portugueses que está agora a nascer.
Jorge é um nome de origem grega que nos chegou pelo latim Georgius e significa "agricultor". De entre o rol de variantes internacionais, destaque para Yuri, que também é aprovado em Portugal e também está no top 100, ainda que com menos registos [34]. 

10 comentários:

  1. Jorge deve ser dos poucos nomes em que não gosto da versão portuguesa. Acho bem mais giro George, tanto na escrita como na fala.
    De Yuri não gosto nada.

    ResponderEliminar
  2. Meu avô e um primo têm esse nome, eu gosto.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Jorge e acho pena nao ser mais popular. Ate gosto mais da forma portuguesa do que a forma inglesa
    Utilizava num filho

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Jorge e acho pena nao ser mais popular. Ate gosto mais da forma portuguesa do que a forma inglesa
    Utilizava num filho

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de Jorge. Para mim está na lista de clássicos e intemporais... é um nome que considero simples e elegante e acho que nunca nenhum menino se sentirá mal por se chamar Jorge. Mas bem sei que a perceção atual é de nome demodé.

    ResponderEliminar
  6. Não deixa de ser engraçado que Jorge seja um nome bastante internacional e numa época em que se buscam os nomes internacionais se prefira os kevim ou Quevim Noah 😨😨
    Mas há um Jorge que eu gosto particularmente, e não é o príncipe, mas o Palma😛😛.

    ResponderEliminar
  7. E nem num duelo de nomes....

    ResponderEliminar
  8. Proponho um duelo entre Jaime e Jorge.

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um jorge! Meu jorge Miguel meu JM 💙

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)