Anamar & Maria do Mar

em 26/01/15


Num país tão ligado ao mar, com poetas que o descreveram como poucos, até me parece de espantar que ele não seja muito evocado nos nomes próprios. Não seríamos os primeiros a buscar inspiração na natureza, nem isso seria propriamente original, mas a verdade é que o Mar não faz parte do nome de muitos portugueses. Ainda assim, nos últimos tempos, ouve-se aqui e acolá referências a Maria do Mar e nos últimos dois anos já foram registadas 50 meninas com este nome. Anamar [que também pode ser visto como um diminutivo de Ana Maria] é menos popular, mas o número de registos duplicou de 2013 para 2014, passando de nove para 18 registos. 
Na minha opinião, a combinação de um nome clássico com um nome mais exótico, inesperado e poético é quase sempre perfeita. 
O que pensam destes dois nomes? 


20 comentários:

  1. Gosto de Maria do Mar, mas prefiro Maria Mar. De Anamar não gosto de todo, prefiro Ana Mar.
    Acho Mar um ótimo 2º nome :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atualização: Gosto muito de Anamar, bem mais do que de Maria do Mar, que sinceramente acho um bocado enjoativo.

      Eliminar
  2. Prefiro nomes como Marina ou Marisol ou até Adriana.

    ResponderEliminar
  3. Anamar nao gosto, acho incompleto. Maria do Mar gosto muito. A versao curta Marimar é super fofa

    ResponderEliminar
  4. Para mim Mar como segundo nome é uma ótima opção. Prefiro Maria do Mar ou Maria Mar do que Anamar (quase de certeza que a maior parte das pessoas iria escrever separado...)

    ResponderEliminar
  5. Para mim Anamar é lindooo sem dúvida… trata-se de um nome original, único e raro e garanto-lhes que encaixa perfeitamente numa bebé linda e calma como a minha filhota. Hoje já tem 4 aninhos mas desde os dois que sempre dizia a quem a chamasse simplesmente Ana, “Eu não sou Ana sou Anamar”. Na escolinha ou em qualquer lugar ninguém lhe chama Ana ou Mar mas sim Anamar e é assim mesmo o seu nome, Anamar a menina que me enche todos os dias o coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa, obrigada pelo comentário e pela descrição inspiradora da sua Anamar! :)

      Eliminar
    2. também me chamo anamar adorei a sua escrita beijinhos e fique com deus

      Eliminar
  6. Em 30 de Junho de 2008 nasceu a minha filha a quem dedicamos o nome de ANAMAR. Nunca imaginamos vir a ser o primeiro registo em Portugal deste lindo nome! Tive que justificar a natureza do nome Anamar, a sua filosofia, as inspirações, os Porquês. Anamar representa a ligação da Mulher Portuguesa ao Mar, a Ana do Mar, e neste caso a Anamar é de Matosinhos, terra de Mar e Porto de Aventuras além Mar. Foi espanto, descobrir que tal nome não existia nos registos Portugueses, mas foi ainda mais especial saber que a minha filha representa esse primeiro registo em Portugal .
    Quanto a mim, todos nomes são bonitos, todas as crianças são representadas pelos nomes mais lindos e especiais.
    Na realidade, os nomes deveriam ser dados , representando o significado da vida dos Pais e ao mesmo tempo uma dedicação ao futuro do seu filho (a).
    Foi o caso de ANAMAR, filha de um Pai que nasceu em Moçambique (Africa) mas de familia 100% Portuguesa e mãe que nasceu em Matosinhos (Portugal). O nome representa a Aventura pelo Mar dos Portugueses, mas também das vidas dedicadas ao Mar e às pescas, da força do Mar e da sua Deusa, á maior força da vida que vem do Mar.
    ANAMAR FERREIRA , de Matosinhos, menina do Mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu testemunho! Parabéns pela escolha do nome, pelo processo de aprovação e obrigada em nome dos pais que, depois de 2008, passaram a poder registar Anamar! :)

      Eliminar
    2. Obrigado!! Anamar cresceu aprendendo a vida ao brincar com o nome dela.
      AMAR , AR e MAR!! Foram das primeiras palavras ditas por ela! Vive a brincar com o Mar, adorando as ondas, respeitando o Oceano e hoje é uma aficionada pela vida marinha e quer ser " Biologa do Mar" (diz ela aos 9 anos que tem).
      Gosta de respirar AR Puro, é energética, desportista , atleta federada de ginástica artística e artes marciais (karaté) :)
      Ama tudo, tem imensos amigos por todo lado mas os mais especiais são a familia :)
      Ama a natureza, ninguém pode arrancar uma flor da terra nem mata uma mosca :)
      O nome faz a existência, é giro relacionar o nome com a nossa vida!
      Aprendi isso com a Anamar.

      Parabéns a todas ANAMAR!!

      Eliminar
    3. A minha Anamar não se chama assim por estar ligada ao mar pois vive longe apesar de gostar muito dele. Chama-se Anamar porque simplesmente o pai sempre gostou, ele dizia, ainda eramos namorados que se um dia tivesse uma menina queria que se chama-se ANAMAR e assim foi…. Hoje a Anamar já tem 5 aninhos e um mano para brincar, são duas crianças lindas e Felizes. E como há coincidências a ANAMAR FERREIRA da Cidade da Guarda manda cumprimentos à ANAMAR FERREIRA de Matosinhos. Aqui na cidade mais alta do país, bem longe do mar já há 5 meninas chamadas Anamar.

      Eliminar
    4. Oh, que giro :D Obrigada pela partilha Elsa e um beijinho!

      Eliminar
    5. olá não queria dizer nada mas a sua filha não pode ter sido o primeiro rejisto com o nome Anamar pois eu chamo-me Anamar e nasci 29/05/2008 por isso sou mais velha que a sua filha e tb à uma cantora chamada Anamar e tem 59 anos
      desculpe por estar certa mas nao foi o primeiro registo em portugal

      Eliminar
  7. Boa noite, hoje passei por aqui para relembrar a homenagem ao nome Anamar e li a mensagem da Elsa com a sua filha Anamar Ferreira 😉
    Nao sabia que a cidade da guarda era "Guarda" das Anamar 🙏 mas agora sera um motivo de visita no futuro.
    A minha filha ja tem 10 anos e sonha ser Biologa Marinha 🤔 porque serà?
    Feliz Natal para todos 💫🌍👪

    ResponderEliminar
  8. olaaaá o meu nome é anamar e sou o 1 registo em portugal do nome pois os meus pais deram o nome por causa do meu pai chamado Gilmar e a minha mãe Ana [o meu pai é brasileiro] eu acho um nome que em 2019 está a ser mais utilizado nasci em 2005 acho muito destacado por exemplo nas aulas pois os prof´s acham que sou de outro país mas nao me importo

    ResponderEliminar
  9. Maria do Mar,Maria Leonor, Leonor Maria, Maria Matilde, Matilde Maria, Maria Francisca, Francisca Maria, Maria Catarina, Catarina Maria, Maria Inês, Inês Maria não são nomes feios mas… realmente o nosso pais é o pais das Marias… eu prefiro a originalidade e Anamar sim, é original…

    ResponderEliminar
  10. Olá, gostava de saber se é possível em Portugal por o nome de Mar, somente Mar como primeiro e único nome, alguém me sabe dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A lista atual não faz referência a Mar e, na lista anterior, a indicação era de que Mar só poderia ser usado como segundo nome. No entanto, posso dar conta de um registo em 2018, o que deverá fazer com que passe a ser registável. Ainda assim, aconselho a consultar o IRN, que é a entidade que poderá dar uma resposta definitiva!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)