Um olhar sobre 2014...

em 29/12/14


O ano que agora se aproxima do fim foi muito exigente a nível pessoal e isso acabou por se reflectir no blog. Nem sempre tive a disponibilidade ou a motivação que desejava mas, em retrospectiva, acho que passamos por bons momentos. Para mim, 2014 ficará marcado como o ano em que consegui finalmente conhecer de forma profunda os nomes verdadeiramente usados pelos portugueses nos últimos 20 anos.

Como já vem sendo tradição, o ano começou com a revelação dos nomes mais registados em Portugal durante os doze meses anteriores e, sem grandes surpresas, os vencedores de 2013 foram os tradicionalíssimos João e Maria. Mas o momento alto do ano foi, para mim, a divulgação das listas de nomes compostos registados em 2013. João Pedro e Maria Inês foram os mais registados, e ficou claro que ainda há milhares de crianças que têm dois nomes, confirmando-se ainda que também aqui há tendências fortes, a saber, Miguel, Filipe e Alexandre para os meninos, e Sofia, Maria e Filipa para as meninas. Esta lista de compostos deixou-nos ainda perceber qual é a verdadeira popularidade de Maria que, no total, ultrapassou os seis mil registos, dos quais apenas 1027 são "apenas" Maria.




  • A página de Pedidos & Sugestões de 2014 foi uma vez mais um sucesso, chegando aos 500 comentários e tenho a agradecer às leitoras fiéis que me foram ajudando a responder às inúmeras solicitações! 
  • A pedido de algumas leitoras, reactivei o Fórum do blog mas, pela segunda vez, não teve grande sucesso. Por outro lado, o grupo do Facebook já ultrapassou os mil membros! Infelizmente, o blog deixou de receber tantos comentários mas, em contrapartida, o grupo é hiper dinâmico! 
  • No Brasil, Davi Maria foram os nomes mais registados no Estado de S. Paulo; 
  • Ao longo de 2014, passaram a ser aprovados Ácil, Ariele, Clarinha, Ingrid, Maria do Faro, Liara, Melodia e Siena, para as meninas, Madjer, Marcus e Zaíro para os meninos. 

Os últimos meses do ano foram quase inteiramente dedicados ao estudo dos nomes registados em Portugal entre 1990 e 2013. Quando recebi os dados do IRN, ia tendo uma síncope, porque era tudo o que eu tinha sonhado. Agora sabemos que há uma série de nomes que estão no top 100 consecutivamente há 23 anos, conseguimos perceber os fenómenos que estão na origem da súbita popularidade de determinados nomes, conhecemos bem os nomes marcantes dos anos 90 e os nomes femininos e masculinos mais populares entre 2000 e 2009.


Obrigada aos os que passaram por aqui em 2014 e um feliz 2015 para todos!


7 comentários:

  1. Maria Faro??? Péssimo... :( Por outro lado, Siena é interessante. "Ariele" é a versão feminina do considerado masculino "Ariel"... O que não faz sentido é que "Ariel" seja masculino...

    ResponderEliminar
  2. Acho este blog espectacular!!
    A descoberta do Nomes foi sem duvida o achado de 2014.
    Muito obrigada Filipa!
    Bom 2015.. Felicidades!!

    ResponderEliminar
  3. Descobri esse blog no final de 2013 e acho que li todos os posts de 2014. Parabéns mais uma vez, Filipa, pois o blog é lindo e feito com muito cuidado. Bom 2015 a tod@s!

    ResponderEliminar
  4. Adoro o blog, agradeço e dou-lhe os parabéns por esta iniciativa. Desde que conheci o seu blog que passo por aqui sempre que posso para ler as novidades. Espero que continue por muitos anos a instruir-nos com mais nomes maravilhosos. Feliz 2014

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, uma vez mais, pelo excelente trabalho. Estou mortinha por descobrir as subidas e as descidas nas listas. Um excelente 2015 para a Filipa!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)