Raquel

em 03/12/14


Raquel sempre foi um nome comum entre as minhas amigas da geração de 80. Encontrei uma em cada turma que frequentei e acho que toda a gente deve conhecer uma Raquel na casa dos 30. Não tenho dados oficiais que me indiquem a popularidade deste nome antes de 1990, mas o SPIE diz-nos que houve um pico entre 1975 e 1979. Isto não significa, contudo, que seja um daqueles nomes que remete de imediato para uma década em particular, até porque estava no top 25 em 1990 e manteve-se colado ao top 20 até 2005, quando começou a descer no ranking. Hoje está na 53.ª posição, com uns meros 143 registos anuais e, curiosamente, foi registado mais vezes como segundo nome do que como primeiro - os 210 registos colocam-no na 15.ª posição de segundos nomes mais registados em 2013, com destaque para Ana Raquel que, ainda assim, só foi registado 18 vezes.

Para mim, Raquel não é um nome datado e parece-me tão usável quanto outros nomes "modernos" que conseguiram perdurar no tempo, como Sofia, Joana, Diana, Rita ou Marta. Não é propriamente uma novidade, um nome surpreendente, mas é uma escolha perfeitamente aceitável para os bebés de hoje, a meu ver. 
Raquel é um nome bíblico [irmã de Lia e mulher predilecta de Jacob], de origem hebraica, que significa literalmente ovelha e, por associação, há quem aponte o seu significado como "mansa". 

21 comentários:

  1. Gosto bastante, tb não o acho datado :)

    ResponderEliminar
  2. Que bom ver o meu nome neste blogue!

    Fico contente por não ser considerado um nome "datado" embora conheça apenas uma menina com nome Raquel e imeeeensas na casa dos 30, conforme foi referido.

    Só tenho pena de ser um nome muito usado para "combinar" e não ter direito a nome próprio na maioria das vezes.

    Eu sou Maria Raquel e achava foleiro ter o Maria porque havia Marias de Lurdes e Marias das Dores e não achava nada chique. Assinava (e assino) só Raquel.

    Mas agora é "chique" as Marias Franciscas e as Marias Teresas.

    Queria aproveitar para dar os parabéns a este blogue, não imaginei que este assunto desse tanto conteúdo e fosse tão interessante!

    E adoro as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Frequentei a escola nos anos90 e sempre havia nas turmas 3/4 meninas chamadas Raquel nunca percebi bem porque.......
    hoje em dia e raro haver mais de que uma Raquel em cada turma
    mas não quer dizer que daqui a 20anos as turmas não voltem a estar cheias de meninas com esse nome

    ResponderEliminar
  4. Gosto do nome e acho-o um clássico... Se bem que admito que gosto mais para segundo nome... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou Raquel Joao . Desde 78 . Adoro esse nome . Nao o mudaria. Acho que ate Portugal ha muito poucos nome de Raquel xpmo 1 nome

      Eliminar
  5. Eu gosto de Raquel. Acho um nome simples e doce, perfeitamente normal e até acho bom que hoje em dia não se use tanto.

    Para nomes de irmãos sugiro Marta e Pedro.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho Raquel horrível, conheço umas e não gosto nada do nome, nem elas fizeram ajudar para eu gostar. Menos mal seria Rachel, mas ainda é péssimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol isso vindo dum(a) Yasmim, menos...

      Eliminar
    2. Mds… Ñ por ñ gostar da pessoa que o nome é horrível… O meu nome é Raquel é quando eu tiver uma filha eu quero por o nome de "Yasmin"

      Eliminar
    3. Me chamo Raquel Cristina Porem quando me perguntam meu nome digo Raquel! kkk

      Eliminar
  7. Eu tenho uma Raquel Margarida com 5 meses. Muita gente criticou o facto de dois nomes próprios, diziam que estava démode (mas se for Maria qualquer coisa, e de preferência chamar sempre os 2 juntos, já não é démode, é chique, enfim....). O Raquel escolheu o pai, embora eu também goste, e o Margarida escolhi eu, se fosse menino seria Pedro Eduardo! Curiosidade, a anestesista no momento da epidural perguntou como se ia chamar o bebé e fez questão de dizer que não gostava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho lindo Raquel, provavelmente será o nome da minha filha quando eu tiver, meu marido gosta tbm. Acho uma pena as pessoas irem pela moda, tem tantos nomes repetidos, perde a graça, meu nome é raro até hoje, e gosto disso. Nunca precisaram me chamar pelo sobrenome. Agora as Valentinas, Sofias,todos os bebes dos amigos do face tem esse nome rs. Raquel não conheço nenhuma criança ��

      Eliminar
  8. Meu nome er RAQUEL so Raquel ñ ana Raquel,ana passado na minha turma era eu e outra q tinha o mesmo nome nos eramos melhores amigas e adoramos quando a Professora chama Raquel sempre respondia nos duas....������������

    ResponderEliminar
  9. A minha mãe é de 74 e chama-se Ana Raquel. Conheço 3 amigos com filhas com o nome raquel que têm entre 15 a 17 por isso acho que é um nome que me remete não só à minha mãe como a adolescentes.

    ResponderEliminar
  10. Acho meu nome lindo! Tenho certeza, mesmo se não me chamasse assim, acharia o mais bonito. Gosto de pronunciá-lo. É doce, forte e gostoso de falar. É um nome bíblico e trás consigo uma bela história... Raquel era uma moça formosa, mansa e pastora de ovelhas; uma mulher fervorosa e
    amada, que teve dois filhos importantes. Se está procurando um nome para sua futura filha coloque Raquel, ela vai simplesmente amar se chamar assim. Gente não sou exibida, estou sendo modesta.

    ResponderEliminar
  11. Tbm me chamo Raquel amo meu nome foi meu avó que pediu pra minha mãe colocar meu nome de Raquel ele se indentificou por Raquel ela tbm da biblia é um nome muito antigo mas que ainda é bem visto conheço várias tenho 24 anos conheço raqueis com mas e com menos de 24.

    ResponderEliminar
  12. Vocês com nome de Raquel, Quais apelidos que gostam de serem chamadas? Quero colocar Raquel na minha futura filha rs.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)