Nomes em destaque nos media em 2014

em 18/12/14


Foram recentemente divulgadas as palavras mais procuradas no Google pelos portugueses, em 2014 e, sem grandes surpresas, o Mundial de Futebol e a Casa dos Segredos estiveram em grande destaque. Curiosamente, também já tivemos oportunidade de verificar que a influência do futebol e da televisão [em particular as novelas e os reality shows] também se reflecte na escolha dos nomes. Vejamos então alguns nomes que estiveram em alta nos últimos meses. 


  • Mundial 2014


A prestação da equipa portuguesa roçou o embaraçoso mas sabemos que o Cristiano Ronaldo teve um ano fenomenal; acho que nem ele poderá tornar Ronaldo mais apelativo, mas Cristiano é um nome perfeitamente normal! O rival do costume, Messi, teve uma época um pouco menos feliz, mas foi nomeado como o melhor jogador do Mundial do Brasil e a verdade é que Leonel também poderia sair um pouco mais beneficiado. 
E já que falamos em futebol, o Benfica foi o campeão nacional e a toda a equipa teve muito destaque ao longo dos meses; Enzo Lisandro têm tudo para subir ainda mais posições no ranking - aliás, dada a popularidade de Enzo no Brasil, parece-me uma inevitabilidade!

  • Casa dos Segredos

Neste momento está a decorrer a quinta edição da Casa dos Segredos e há três nomes que saltam à vista, porque não são comuns em Portugal - Cíntia, Agnes e Ódin. Porém, se estivermos já a pensar no próximo ranking, acho que devemos concentrar-nos mais na edição anterior, que foi transmitida entre Setembro e Dezembro de 2013 [numa coincidência quase abismal, dada a raridade deste nome escandinavo no nosso país, também havia um Lourenço Ódin, ainda que o nome tivesse sido escolhido pelo próprio, aquando da mudança de sexo a que se submeteu]. Nesta terceira edição, a vencedora foi a Sofia, que tinha uma filha de poucos meses chamada Yasmin Dafne. O pai da criança, também ele concorrente no programa, chama-se Tierry [Tierri, de acordo com a lista do IRN] e viveu um romance com a jovem Débora. Destaque ainda para o nome Maria Joana, que me parece interessante. 

  • Telenovelas


Na TVI, Pedro Teixeira deu vida a um Moisés, Lourenço Ortigão, que também deu nas vistas no programa Dança com as Estrelas, fez o papel de Lucas, e Marco Delgado interpretou um Romão. Na SIC, Joana Santos protagonizou o remake de Dancin' Days, onde deu vida a Júlia mas o destaque vai todo para a novela Sol de Inverno, que usou os nomes Violeta e Matias nas personagens infantis e Concha numa jovem. A RTP tem em exibição desde 2013 Bem-vindos a Beirais, onde existe uma personagem chamada Clara, interpretada por Oceana Basílio; há personagens com o nome Benjamim, Viriato e Mercês


Que outros momentos e nomes despertaram a vossa atenção? 


11 comentários:

  1. Maria Joana é nome de droga, pf que não haja papás que tenham ido buscar tais ideias...

    ResponderEliminar
  2. Já estou a ver que Concha vai ser uma nova moda... Amo o nome, não quero nada que fique muito visto.

    ResponderEliminar
  3. Realmente se há coisa que a casa dos segredos foi interessante, foi unicamente pela diversidade de nomes...

    Nas novelas num dos zappings já me tinha apercebido que havia um Viriato. Mas acho que não será o suficiente para a trazer à luz da rivolta. Mas ainda bem que os argumentistas vão variando... ; )

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Outros nomes que me estão na memoria são: Alice personagem principal da novela da TVI "O beijo do escorpião". Na novela "Mar salgado" tem uma Frederica (Kika), e quatro irmãos cujos nomes são Filipe, Eva, Mateus e Madalena.
    O ano está a terminar o que significa.....lista de nomes registados!! :D

    ResponderEliminar
  6. A Agnes do Secret Story é tratada/conhecida por Agnes Arabela (ao invés do último nome, usa o segundo)... é capaz de Arabela também andar nos ouvidos, pelos menos a mim ficou-me, achei bonito!

    ResponderEliminar
  7. Vi hoje um filme e o protagonista chamava-se Maximus, adorei o nome!!! É aceite em Portugal? Obg

    ResponderEliminar
  8. Agnes soa bem da maneira como os residentes pronunciam - Agnéss. Mas um portuga qq diria Agn'x. Bem menos apelativo

    ResponderEliminar
  9. Bóris e Ingrid são agora aprovados! Não sei se já tinham reparado...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)