Nomes modernos femininos para 2015

em 31/10/14


Se pegarmos na lista dos cem nomes femininos mais registados em Portugal e eliminarmos os nomes aristocráticos, os nomes antigos e os nomes que ainda já se usavam bastante em 1980, ficamos com um conjuntinho de nomes que poderemos apelidar de "modernos", devido à sua introdução recente no país:


  • Alícia, Letícia 
  • Bianca 
  • Ema 
  • Flor, Íris, Luna, Noa, Violeta, Yasmin 
  • Iara, Yara
  • Érica, Jéssica, Kelly, Kyara, Mélanie, Melissa, Nicole 
  • Irina , Larissa, Nádia,
  • Lia, Mia 
  • Luana 
  • Mara 
  • Miriam 
  • Naiara 
  • Núria 

Já tinha feito isto com a lista masculina, resultando no post sobre Nomes modernos para meninos e agora acho que é uma boa altura para tentar perceber que nomes femininos se encaixariam neste estilo e que até já se vão usando: 

  • Safira - ficou a um registo do top 100 e não duvido mesmo nada que apresente melhores resultados no futuro;
  • Isis - há uma novela em exibição no Brasil que tem uma miúda cheia de pinta a desempenhar o papel de Maria Isis. Tem tudo para ultrapassar os 33 registos de 2013;
  • Liana / Liane - mais simples e moderno do que Liliana, internacional q.b., poderá ser uma boa alternativa a Luana, por exemplo. 
  • Serena - se Clara e Benedita não são demasiado literais, não vejo problemas com Serena, até porque se refere a uma característica com uma carga positiva; juntem-lhe a recordação de Gossip Girl e acho que poderá ser um it-name!
  • Maiara - muito semelhante a Naiara, que já está no top 100; de certa forma até me parece mais apelativo, possivelmente por associação a Maya [por falar nisso, não vos parece que Maya seria um nome passível de aprovação, agora que o Y aparentemente deixou de ser problema?]
  • Suri - ultrapassada que fique a associação ao Tom Cruise, acho Suri um nome muito interessante; sei que os norte-americanos não o amam, mas acho que funciona em português e até o prefiro a Soraia. 
  • Aléxia - Alexandra já não é tão apelativo como noutros tempos, Aléxis é um pouco dúbio quanto ao género e a verdade é que Aléxia soa bem! 
  • Elena - quem gosta de nomes clássicos poderá achar que é uma escolha ao lado, mas para aqueles que procuram um elemento diferenciador, esta versão poderá ser uma boa alternativa. Ainda assim, será difícil evitar o "Elena, sem H". 
  • Lea - parece-me encaixar no perfil de Mia e Lia, tendo ainda o bónus de se tratar de um nome bíblico. 
  • Luz e Estrela - seguindo os nomes associados à natureza, parecem-me apetecíveis e perfeitamente usáveis. 

Imaginam-se a usar algum destes nomes? Que outros incluiriam nesta lista? Não deixem de consultar a lista completa de registos em 2013

19 comentários:

  1. Gosto de Serena e Safira, acho moodernos mas nada fora deste mundo.
    Suri tambem gosto, mas realmente tenho de fazer mais por nao associar ao Tom Cruise...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Ema, Flor, Luna, Noa, Violeta, Lia, Mia, Serena, Elena e Luz! Acrescentaria Concha, Flora e India, também gosto muito dos três

    ResponderEliminar
  3. Nem Ema nem Nádia são de introdução recente.

    ResponderEliminar
  4. Sim, tem razão, Ema ia-se usando, mas nunca com a proeminência de hoje; quanto a Nádia, não se usava antes de 1975 e popularizou-se ainda mais na década de 90, considero "recente"...

    ResponderEliminar
  5. Gosto especialmente de Ema (prefiro Emma), Violeta e Irina.

    ResponderEliminar
  6. Miriam e Melissa! :)))))
    Também gosto de Letícia, Ema, Mia, Luana e Mara. Núria, Safira, Lia, Lea e Serena também acho interessantes, mas nomes hippies como "Estrela" e Lua" definitivamente não são do meu agrado.

    Sem querer ofender ninguém, nomes como Yara, Iara, Nicole, Jéssica, Yasmin, Maiara, etc, são nomes que na zona onde moro, pelo menos, são claramente conotados como nomes de classe baixa (tal como Carlota e Constança são conotados como nomes de classe alta...) e não me agradam nem um pouco.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho Ema um nome super feminino e moderno, mas prefiro assim Emma.

    ResponderEliminar
  8. Meu nome na lista. :)

    Usaria Flor, Íris, Melissa, Safira, Ísis, Serena, Luz e Estrela. Gosto mas não usaria Letícia, Larissa, Mara, Lia e Iara (só por ser muito parecido com meu nome).

    ResponderEliminar
  9. e eu gosto muito de Loriene e não é permitido em Portugal vou ser pai brevemente e gostava que a minha filha tivesse esse nome alguém pode me dizer o que posso fazer?
    obrigada

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 23:23, você pode pegar uma variante de Loriene que seja pwrmitido.
    Um nome que acho super moderno é Gisela, o que acham deste nome?

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de Noa... simples e moderno :)

    ResponderEliminar
  12. Eu assisto de vez em quando a novela q tem a Maria Isis e sim, ela é linda! rsrs Eu acho Maria Isis um nome super interessante, pois me soa mto bem. Mas eu fico com a pulga atrás da orelha quanto à origem dos dois nomes. Enquanto Maria tem origem judaico-cristã, Isis tem origem na mitologia egípcia (me corrijam se eu estiver errada!). Eu ñ gosto mto dessa associação entre culturas tão distintas num único nome. O que vocês acham?

    ResponderEliminar
  13. Lembro que as proibições de nomes só afectam cidadãos portugueses; no caso de um dos pais possuir dupla nacionalidade, essa lei não se aplica. Em todo o caso, deverá contactar O Instituto dos Registos e Notariado, inquirindo sobre a aprovação ou não do nome.

    Mariana, não tenho problema nenhum com a diferente origem dos nomes. Aliás, acho que seria um critério muito redutor e acabaria por ficar ainda mais limitada. No caso de Maria, acho que até pode servir para tornar o nome mais harmonioso, já que lhe dá um toque mais tradicional! :)

    ResponderEliminar
  14. Gosto de Sumaia, acho um nome diferente.

    ResponderEliminar
  15. Qual acham mais bonito? Isìs Filipa ou Rafaela Filipa?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)