Duelo de nomes - Inês vs Joana

em 19/09/14


Inês Joana são dois dos nomes mais usados nas meninas portuguesas nos últimos quarenta anos mas continuam tão atuais que parece difícil de acreditar que até já se usavam nos tempo das Infantas
Joana conseguiu a proeza de ficar na segunda posição dos nomes mais registados em meninas, em Portugal, entre 1990 e 1994, só perdendo nessa altura para Ana [que, por sinal, só viria a abandonar a primeira posição em 2005]; hoje está na 12.ª posição, mas o número total de registos desde 1990 até hoje é de 49.857! Absolutamente brutal!
Inês, por outro lado, teve o seu melhor resultado entre 1998 e 2000, quando ocupou a 3.ª posição do mesmo ranking, estando hoje na 8.ª posição. E, surpresa das surpresas, ultrapassa Joana no número total de registos entre 1990 e 2013 - sim, são 51.561! 

Qual destes dois nomes gostam mais? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:


18 comentários:

  1. Gosto de ambos os nomes mas eu sempre me quis chamar-me Inês e só não ponho numa filha porque é o nome da minha madrinha.
    Votei em Inês

    ResponderEliminar
  2. Até hoje sempre preferi Inês, porque achava que era menos usado que Joana. Mas olhando apenas para os nomes em si, gosto igualmente dos dois, acho-os muito femininos e tipicamente portugueses. Duelo difícil :) Hoje prefiro Inês, amanhã quem sabe talvez prefira Joana. Voto em Inês.

    ResponderEliminar
  3. Não adoro nenhum, mas prefiro Inês. Joana e Inês são um par que encontro muito em irmãs, conheço várias... Algumas na minha faixa etárias, mas também conheço irmãs com estes nomes pequeninas... Parece que muitos pais acham uma combinação perfeita!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito mais de Inês!

    ResponderEliminar
  5. Desta vez a escolha é dificil! Votei em Inês.... mas se pudesse votava nos 2!
    Acho Inês um nome mais suave e Joana um nome com bastante personalidade!

    ResponderEliminar
  6. Vou votar em Inês, mas também amo Joana.

    ResponderEliminar
  7. Conheço várias Inês e várias Joanas e apesar de serem nomes populares, gosto dos dois. Talvez escolhesse Inês para uma bebé, mas eu não me consigo imaginar a ter o nome Inês, acho que Joana me acenta muito melhor. Não sei bem qual prefiro.

    ResponderEliminar
  8. Este duelo é muito interessante.
    Chamo-me Joana e a minha "rival" (a nível de amores) chama-se Inês. Sei que não tem nada a ver, mas assim que li o título do post imaginei logo um duelo entre nós as duas, em que só uma poderá ganhar. (Votem em Joana, só pra ser eu a vencedora e ficar com o "príncipe"! LOL - tou a brincar, como é óbvio!).

    Agora em relação ao post propriamente dito, gosto do nome Joana, sempre gostei, apesar de ser tão comum. Acho que nunca fui a única Joana em nenhuma turma, quando andava na escola. Mas apesar disso, é um dos nomes de que gosto mesmo. Adoro chamar-me Joana e não me imagino com mais nenhum nome.

    Joana é um nome facilmente reconhecido e pronunciado em todo o mundo, coisa que não acontece com o nome Inês, mais difícil de pronunciar por um estrangeiro.

    Também sempre gostei do nome Inês, acho-o delicado e bonito. Não o daria a uma filha minha por razões pessoais, mas penso que é uma excelente escolha. Não imaginava que tivesse tantos registos, muito honestamente.

    Conclusão: obviamente vou votar em Joana. =)

    ResponderEliminar
  9. Ando no 11° ano e sou a única Joana na minha turma (sempre fui, felizmente) no entanto, há duas raparigas chamadas Inês. Gosto dos dois nomes mas prefiro mesmo chamar-me Joana. A minha irmã mais nova por acaso esteve para se Inês. Não sabia que era uma combinação comum para irmãs, mas não me surpreende, são os dois populares e dentro do mesmo estilo apesar de me transmitem sensações diferentes. Acho Inês mais doce, o que nunca consegui achar do meu nome. Mas não acho que isso seja mau, prefiro Joana exactamente por o considerar um nome mais "forte".

    ResponderEliminar
  10. Nossa que difícil. Eu adoro Joana e também adoro Inês.
    Filipa adoro mais ainda sete Blog.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  11. Eu não sei porque não gosto de nome Joana acho desinteressante por isso voto em Inês

    ResponderEliminar
  12. Inês. E para quando um post sobre os nomes Mónica e Vera? :)

    ResponderEliminar
  13. Maria, já fiz um post sobre Mónica
    e escrevi um pouco sobre Vera no post a propósito de Verónica

    ResponderEliminar
  14. Achei estranho haver mais registos de Inês do que de Joana, mas depois vi os anos e faz sentido. Na década de 70 e 80 havia mais Joanas que Inêses. O pessoal de 60 que teve filhos no final da década de 90 e inícios de 2000, os da década de 70 e de 80 tiveram ou estão a ter agora, ñ há um a gd tendência para repetirmos mt os nomes da nossa geração. Acredito que Mafalda, Margarida, Matilde, Leonor, Rodrigo, Martim, Tomás e afins dentro de 20 anos ñ tenham o sucesso de agora.

    ResponderEliminar
  15. Sem dúvida Inês! É um clássico, que me soa sempre bem e intemporal. Parece bem tanto numa mulher adulta, como numa idosa, como numa criancinha soa a nome fofo e ternurento, ou seja, parece-me sempre adequado!

    Joana não acho particularmente bonito (por comparação 'Juliana' soa-me muito mais bonito, feminino e requintado), além de expressões como "Casa da Joana" que só me fazem gostar ainda menos...

    ResponderEliminar
  16. Eu acho Joana lindo. Também gosto de Inês.Mas Joana é o meu preferido. Eu também gosto de Maria Joana

    ResponderEliminar
  17. chamo-me joana, acho o meu nome normal nao o adoro mas tambem nao desgosto, prefiro joana aos nomes que os meus pais tinham como opçao (madalena, sofia alexandra e marisa). tenho 17anos e por isso encontrei muitas joanas na escola, e um nome muito usado que nao sai de moda. e muito facil gozar com o meu nome ha a joana banana, joana come a papa, joana voa voa. eugosto do nome considero-o um nome forte e feminino com diminutivos fofinhos como joaninha, ju e juju.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)