Lavínia

em 05/08/14


Corria o ano de 1999 quando a atriz Reese Witherspoon foi mãe e escolheu o nome Ava para a sua filha, em homenagem à também atriz Ava Gardner. O nome foi exposto a tamanha mediatização que, em pouco tempo, foi escalando o ranking norte-americano até à 5.ª posição, que ainda hoje ocupa. Não tenho nada contra Ava mas gostaria muito mais que a Reese tivesse optado pelo segundo nome da Ava Gardner - Lavínia. 

Pegando na minha check-list, Lavínia passa em todos os critérios com distinção. É um nome comprido, forte mas ao mesmo tempo suave, fácil de escrever e fácil de pronunciar, é conhecido mas não é popular e tem a elegância que tantas vezes associo aos nomes de origem latina.
Lavínia faz parte da minha lista de nomes favoritos há muito tempo [foi o meu eleito deste ano na lista de A a Z] mas não é um nome muito apreciado pelos portugueses - foi registado apenas dez vezes em 2013, o que, ainda assim, é o melhor valor dos últimos três anos. De qualquer forma, há por aí muitas Lavínias a falar português, já que foi o 38.º nome mais registado entre as meninas nascidas no Estado de S. Paulo, no Brasil, ao longo do ano 2013. 

38 comentários:

  1. É realmente um belo nome. Significa "a que purifica".

    ResponderEliminar
  2. Para mim, o nome mais perfeito <3
    Invulgar,ligado à literatura e história, é forte e ao mesmo tempo tão delicado, feminino e suave. Cada vez gosto mais dele espero um dia poder usá-lo :D

    ResponderEliminar
  3. É um nome lindo mesmo, dei aula para uma menininha linda, super educada e meiga chamada Maria Lavínia. Há uma atriz brasileira também com este nome a Lavínia Vlasak

    ResponderEliminar
  4. Adoro Lavínia, é dos meus nomes favoritos :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro Lavínia, mas no Brasil muito gente considera brega :(
    Sem falar que existe um livro de uma Lavínia que foi estuprada, uma coisa assim.

    ResponderEliminar
  6. Sou brasileira e nunca ouvi ninguém falar que Lavínia fosse brega, ao contrário... Tampouco conheço o livro a que se refere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Para mim nome brega é nome inventado.

      Eliminar
  7. Acho que a Isadora refere-se a uma tragédia romana de Shakespeare, onde de facto isso acontece. Não acho que retire o encanto ao nome, e por ja ter pesquisado este nome em outros lados sei que de lá também sai a quote "she is lavinia therefore must be loved", não só é muito mais agradável como ser um nome utilizado por Shakespeare ainda lhe confere mais elegância, pelo meu ponto de vista ☺

    ResponderEliminar
  8. Sou brasileira e nunca ouvi q Lavínia seja brega. Pelo contrário a pessoas sempre gostam. Eu acho bonito, elegante e suave.

    ResponderEliminar
  9. Gosto do nome. Tem uma sonoridade muito bonita, elegante e delicada. A meu ver, o único "senão" é ter o acento.
    Concordo com a Filipa, acho Lavínia (muito) mais bonito do que Ava.

    Que nomes é que combinariam bem com Lavínia, para formar um nome composto?

    ResponderEliminar
  10. Lavínia, no Brasil, pelo menos na minha Região, é usado na classe alta. Estudei em escola pública e nunca me deparei com uma sequer. Somente depois de passar a estudar em faculdade particular é que passei a ter colega com este nome, ainda assim só uma no meu curso. É um nome elegante, pouco usado, quem o escolher não vai ter risco de homonímia.

    ResponderEliminar
  11. Aqui no Brasil, custa-me crer que o nome Lavínia seja do agrado de pessoas incultas. Posso até me arriscar a dizer que só o conhecem por causa da atriz brasileira Lavínia Vlasak. Era assim também em relação ao nome Letícia; mas, infelizmente, passou a agradar as pessoas em geral, em vista de personagens de novelas e/ou nome de várias atrizes e modelos brasileiras. Espero que não ocorra o mesmo com Lavínia.

    ResponderEliminar
  12. Taí um nome lindo, porém formando composto fica estragado. Lavínia se garante!

    ResponderEliminar
  13. O que vocês acham desses nomes abaixo ?

    Catsiya Ca
    Ádrina
    Katerina
    Nikolina
    Cora
    Jocasta
    Jezebel
    Lauren

    ResponderEliminar
  14. Filipa porfavor comente sobre o nome Mariana, amo este nome, mas mesmo assim estou em dúvida para minha filha entre Mariana e Lia, sobre Lia eu já li muito aqui no blog, mas Mariana ainda não.

    ResponderEliminar
  15. Olívia,
    Desconheço os nomes Catsyia, Ádrina e Nikolina.
    Conheço KATERINA (variante estrangeira de Catarina), CORA (do grego Kore, "jovem" ou "donzela; forma familiar: Corina), JOCASTA (mitológico), JEZEBEL (bíblico) e LAUREN (variante estrangeira de Laura). Prefiro as variantes portuguesas Catarina e Laura. O nome mitológico e o bíblico são envoltos em histórias nada agradáveis, por isso não os considero interessantes. A sonoridade do nome Cora não me agrada.

    ResponderEliminar
  16. Olívia,
    Pesquisei os outros nomes que eu não conhecia, a saber:
    O nome Catsyia é uma forma estrangeira do nome bíblico Quetsia (livro de Jó 42, 14), que corresponde ao nome Cássia e significa "perfumada como a canela". Gosto das variantes estrangeiras Kessia e Kezia porque são menos complicadas que Catsyia.
    O nome Nikolina é uma forma diminutiva estrangeira de Nicole. Gosto apenas de Nicole, que apesar de estrangeiro, assemelha-se ao português.
    Já o nome Ádrina está relacionado a Adriana. Ambos não me agradam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As versões desses nomes em português são melhores.

      Eliminar
  17. Concordo com tudo que Filipa disse sobre Lavínia. Também adoro esse nome.

    ResponderEliminar
  18. Eu adoro... Pura elegância, fluidez, suavidade e força. Evoca uma bela imagem. Para além de ser associado a histórias (mitos). Foi paixão à primeira vista quando ouvi o mencionarem da primeira vez (uma bebezinha na cidade onde moro, hoje entre os seus dois anos)...
    Mas é tanta gente que gosta, de olho nele, ocupando uma considerável posição nos nomes mais populares em São Paulo, que, confesso, me deixa alerta. = D

    ResponderEliminar
  19. Adoro! Aliás estou indecisa entre Lavínia e Olívia para a minha filha... Qual seria a melhor escolha?

    ResponderEliminar
  20. Acho Lavínia e Olívia muito bonitos, sendo que Lavínia muito mais, até mesmo pelo significado. Então entre um e outro ainda restaria ver o número de pessoas que conhece que tem esses nomes, principalmente criança. No meu caso, mesmo gostando mais de um do que do outro, optaria pelo que não tivesse pessoas próximas ao meu meio com o nome pretendido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o significado de Olívia é oliva, azeitona. Sem contar que se a menina for magra corre-se o risco de apelidarem-la de Olívia Palito na escola.

      Eliminar
  21. Entre Lavínia e Olívia concordo em tudo com a opinião de Rejane.

    ResponderEliminar
  22. Adoro lavinia tanto que o nome da minha princesa eh lavinia

    ResponderEliminar

  23. Amo esse nome Lavínia, já estava decidida a colocar no meu bebê, até descobrir que é o nome de uma máquina de lavar roupas :( Agora estou na dúvida entre Lavínia e Alice... :s me ajudem?!

    ResponderEliminar
  24. Filipa tenho uma filha com nome de Gabriella. E agora estou gravida de outra menina. Quem nome fica melhor? Mariana Luisa lavinia giula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de todos! :) Não sei se trata a Gabriella por algum diminutivo, mas poderá ser um critério. Gabriella & Giulia parece-me bastante bem!

      Eliminar
  25. Tenho um filho chamado Pedro Henrique. E estou gravida de uma menina e queria colocar o nome de lavinia, mais queria um nome composto que combinasse com o pedro

    ResponderEliminar
  26. Amei a combinação do nome Isís Lavinia o que acham?

    ResponderEliminar
  27. O nome que escolhemos para a nossa filha (quando vier!) porque além de lindo, de soar bem tanto na Itália como no Brasil é semelhante ao nome da minha avó materna que se chamava Lavina.

    ResponderEliminar
  28. Olá, me Chamo Aline já tenho uma Manuella de 8 anos, na época não tinha tantas conhecidas por isso coloquei e amo esse nome. Agora estou grávida de novo. Ainda não sei o sexo, mas muito apostam em menina. Queria muito Olívia, mas meu marido é um mala e diz que vai ficar pensando na Olivia palito e não quer de jeito nenhum. Manu queria Alice mas já desistiu depois de conhecer a irmã mais nova da amiga que é uma pimentinha rsrs. Eles decidiram Lavínia, eu gosto mas tinha dúvidas embora eles nem aceitem mais sugestões. kkk
    Lendo sua publicação me apaixonei. Está decidido, se for menina será Lavínia, se for menino Davi (porque as outras sugestões ele também não aceita, para não colocar Junior aceito o DAVI).
    Abraços...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)