Siena

em 21/07/14


A origem e significado do recém aprovado nome Siena é um bastante controversa, mas a referência à cidade italiana é absolutamente obrigatória. Da mesma forma, é impreterível a menção a Santa Catarina de Sena [aprovado na sua forma composta], uma das maiores responsáveis pela popularização do nome e uma das padroeiras de Itália, juntamente com S. Francisco de Assis. 
Caterina di Siena, cujo nome de batismo é Caterina di Benincasa, era filha de Jácome e Lapa, e teve uma irmã gémea chamada Giovana - o par é encantador e, mesmo remetendo de imediato para a Itália, é possível usá-lo em Portugal. Nos dias de hoje, Sienna é popular em vários países, destacando-se especialmente na Austrália e no Reino Unido. 
Na minha opinião, é o exemplo claro que de um nome estrangeiro que funciona perfeitamente em Portugal - é contemporâneo e a sua fonia adapta-se bem à língua portuguesa, lembrando outros nomes femininos terminados em -ena

20 comentários:

  1. Eu adoro esse nome!! Ainda há pouco tempo andava a pensar se seria ou não permitido.
    Acho bonito, simples e elegante. Uma versão mais curta de Serena, cujo nome seja talvez demasiado literal. Também gosto de Siera (que acho que ainda não é permitido)que seria a versão portuguesa de Sierra.

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei imenso de Siena e estava na minha lista de nomes preferidos. Agora que estou gravida, não vai ser uma opção porque uma das minhas melhores amigas usou Sienna para a filha dela. =(
    De qualquer maneira, recomendo o nome e fico contente que está finalmente permitido.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido, mas adorei assim que li! Acho descontraído, elegante, querido!

    ResponderEliminar
  4. A FIAT tem carro com o nome Siena, por isso não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu te entendo, mas seria muito limitante reduzir o nome Sienna ao modelo de carro. Já que a origem do nome é a cidade italiana.

      Eliminar
  5. É bonito mas lembra-me hiena... por isso já está estragado...

    ResponderEliminar
  6. Prefiro de longe Serena

    ResponderEliminar
  7. Carros, Hiena... Parece mas não é!!!!

    ResponderEliminar
  8. Hiena é apenas parecido; já o nome do carro é Siena. Mas não precisa retrucar, se gostou, não se incomode com a opinião dos outros. Seja autêntico!

    ResponderEliminar
  9. Mas o "parecer" já estraga o nome.
    E acho bem pior o animal do que o carro, porque o carro é que tem nome de gente e pronto é um carro. Já o animal rima com o nome e é um animal feiinho, são as criaturas más do filme Rei Leão..
    Sienna é lindo noutras línguas...Em PT infelizmente rima com uma palavra bem chata ainda para mais não há praticamente mais palavras em PT com essa terminação - iena... Para mim é impossivel não me lembrar do animal. Sorry!

    ResponderEliminar
  10. o ruim é que há um carro, muito popular aqui no brasil, com esse nome. se não houvesse esse porém, entraria na minha lista

    ResponderEliminar
  11. Nomes estrangeiros não me agradam de um modo geral. Por isso, não entraria na minha lista. Mas, Siena não deixa de ter seus encantos, tem uma boa sonoridade, transmite suavidade e delicadeza. E considero positiva a sua ligação com uma santa italiana, traz boas vibrações. Acho uma boa opção para quem gosta de nomes estrangeiros.

    ResponderEliminar
  12. Não sei porque, mas acho um bom par para Alicia.

    ResponderEliminar
  13. Acho Siena um nome com uma sonoridade muito agradável. É uma boa opção para os pais que gostam de nomes internacionais e modernos.

    ResponderEliminar
  14. Eu concordo com a Joana. Nunca tinha pensado neste nome, acho muito delicado e bonito. Prefeitamente usável.

    ResponderEliminar
  15. Eu bem que gostei!
    "Qual o nome da sua bebê?" "Siena."
    Nossa! Taí, quem sabe não seja esse o nome pra minha segundinha caso venha menina? A primeira é Chloé ��

    ResponderEliminar
  16. Estou a pensar dar este nome à minha filha mas gostava de lhe dar um nome composto. Estou indecisa entre Siena Ester e Siena Isabela
    Gostava de uma opinião...

    ResponderEliminar
  17. oi o nome da minha filha e' Sienna Julie, Sienna pq gusto da cor e' umas das primeiras pimentacoes usada na pintura e eu sou artista plastic e Julie e homenagem a minha avo Julieta. sou Brasilera mas meu esposo e' Holandes vivi 11 anos na Holanda mas agora estamosmudando para o Brasil, demorou um pouso para meus amigos e familia entnderem bem o nome principalmente sienna por causa do modelo do carro da fiat qu eu nem sabia que existia... fazer o que ne? minha nene e'linda mil vezes mais interessante que essecarro entao nao importa.

    ResponderEliminar
  18. Eu mim encantei pelo o nome "Sienna"...É um nome muito agradável e lindo,vem de uma inocência pura!
    Enfim, amoo esse nome.😍♥️

    ResponderEliminar
  19. Meu nome! Amo ❤️

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)