Quando a minha irmã nasceu, eu tinha cinco anos. Acho que a minha mãe não se preocupou em me perguntar a minha opinião sobre o nome da criatura, mas lembro-me bem de sentir uma inveja tremenda, de tal forma que, sempre que brincávamos, eu arranjava uma desculpa para mudarmos os nossos nomes e, claro está, eu passava a ser Ana Lúcia e ela Vera Filipa. Pobre criança, ainda hoje me pergunto se a traumatizei... Passaram-se vinte e cinco anos e eu continuo a adorar o nome da minha irmã e tenho muita pena que não lhe chamemos Lúcia mais vezes.
Lúcia tem origem na palavra latina Lux, sendo o feminino de Lucius, que significa "relativo à Luz". É um antropónimo comum há vários séculos em quase toda a Europa, nas suas diversas variantes e, segundo consta, era atribuído com frequência a bebés nascidas ao nascer do Sol. Antigamente, Lúcia era preterido em favor de da Luz e Luzia, mas a tendência inverteu-se no século XX. Em Portugal, houve um pico de popularidade na segunda metade da década de 60 e hoje, apesar de estar no top 100, fica-se pelos 39 registos, os mesmos de 2012 e mais três do que em 2011 mas, ainda assim, é menos popular do que Luciana, que foi registado 65 vezes. Aqui ao lado, na vizinha Espanha, foi o nome feminino mais registado de 2012.
Na minha opinião, Lúcia é uma opção fabulosa para os dias de hoje. Perfeitamente comum, normal, com um significado bonito e muito delicado, não dá muito nas vistas mas é encantador!
Como dá para ver, a minha mãe também não se preocupou em criar um Par Perfeito para as filhas mas a harmonia que nos falta no nome sobra em cumplicidade - e estamos as duas muito contentes com os nossos nomes! Pena é que a nossa própria mãe nos trate por Luísa & Bela mais de metade das vezes...
Obrigada Filipa! Realmente o nome tem tudo para ser uma escolha segura, e o seu significado só ajuda porque, pessoalmente, Luz é outro nome que gosto muito :) Adorei também a história das bebés nascidas ao nascer do sol :)
ResponderEliminarAo mudar a sílaba tónica, como acontece em Espanhol - Lucía, acho que o nome ganha outro encanto. Daí ser tão popular.
ResponderEliminarEu gosto de Lúcia. É, como diz, uma escolha que não choca ninguém mas pelo que vou ouvindo também não entusiasma muita gente.
Flor-de-lis, concordo consigo, e acho que há muita gente que prefere Luzia pelas mesmas razões, no entanto o facto de acentuarmos o "í" torna a que a letra "c" seja mais difícil de dizer, ou seja, para mim será mais fácil dizer Luzía do que Lucía, por isso acho que prefiro mesmo Lúcia :)
ResponderEliminarEntre Lúcia e Luzia prefiro Lúcia. Mas isso sou eu... e eu não sou a maioria! : )
ResponderEliminarVi que pediu sugestões de nomes compostos com Lúcia. Das que apresentou gostei de Lúcia Liz. Acho um nome algo difícil de "combinar" sobretudo quando ocupa a primeira posição num composto.
Sugiro, porém:
Lúcia Benedita
Lúcia Guiomar
Lúcia Isadora
Lúcia Margarida
Lúcia Valentina
Engraçado, também me tinham ocorrido algumas dessas combinações, tirando Isadora :)
ResponderEliminarNunca conheci nenhuma "só" Lúcia...e eram tratadas pelo outro nome. Mas realmente...é um nome muito bonito! Para mim está dentro do mesmo estilo de Alice e Clara.
ResponderEliminarNão gosto nenhum pouco do nome Lúcia, aqui no Brasil é um nome muito datado que é inimaginável a uma bebê
ResponderEliminarPercebi bem Filipa? A sua mãe trata as filhas por nomes diferentes? Ana Filipa - Luísa; Lúcia - Bela ?
ResponderEliminarQual a razão? Explique lá isso melhor :)
Só para informar que nasceu Maria.
ResponderEliminarFilha dos atores Gabriel Braga Nunes e da Isabel Mello.
Os príncipes Félix e Claire do Luxemburgo já são pais da primeira filha. Amalia Gabriela María Teresa
ResponderEliminarSim, a minha mãe engana-se sempre nos nossos nomes, e trata-nos pelos nomes de duas das irmãs! Nem ela sabe bem por que é que isso acontece, mas é sagrado, antes de Filipa vem sempre Luísa! :)
ResponderEliminarObrigada pelos alertas dos nascimentos! A pequena Maria do Gabriel Braga Nunes já tinha sido anunciada no passado dia 9 mas publiquei agora a Amália do Luxemburgo!
Gosto muito do nome Lúcia: adoro o significado, gosto do som... Mas não usaria porque já há muitas ao meu redor. Por outro lado, Lúcio encabeça a minha lista masculina e Luzia está no meu top 3 feminino.
ResponderEliminarO nome Lúcia é encantador porque é delicado, mais delicado do que Luísa e não é muito comum, o que o torna especial. Agora, nomes como Inês, Beatriz, Catarina e Mariana, acho que perderam um pouco a sua graça por serem demasiado comuns. Principalmente Inês. Onde quer que vá há sempre alguma Inês e mesmo em todas as turmas onde estive, o nome que sempre prevaleceu foi Inês.
ResponderEliminarEm relação a nomes compostos com Lúcia, penso que não há muitos que conjuguem bem mas dos que eu acho que poderiam ficar bem, são os seguintes:
Ana Lúcia
Lúcia Maria
Lúcia Sofia
Lúcia Maria
Lúcia Flor
O nome Lúcia é encantador porque é delicado, mais delicado do que Luísa e não é muito comum, o que o torna especial. Agora, nomes como Inês, Beatriz, Catarina e Mariana, acho que perderam um pouco a sua graça por serem demasiado comuns. Principalmente Inês. Onde quer que vá há sempre alguma Inês e mesmo em todas as turmas onde estive, o nome que sempre prevaleceu foi Inês.
ResponderEliminarEm relação a nomes compostos com Lúcia, penso que não há muitos que conjuguem bem mas dos que eu acho que poderiam ficar bem, são os seguintes:
Ana Lúcia
Lúcia Maria
Lúcia Sofia
Lúcia Filipa
Lúcia Flor