Delfim

em 12/05/14


Delfim deriva do latim Delphinus e significa Golfinho. Popularizou-se como nome próprio por ser o título dos filhos primogénitos dos reis de França - o Dauphin de Viennois. Por extensão, a esposa do herdeiro ao trono era conhecida como a Delfina [que depois dá origem à versão masculina Delfino]. 
Delfim teria tudo para ser popular hoje: partilha a terminação do n.º 3 do ranking, Martim, começa por D, que é apenas a letra mais popular entre os 50 nomes mais usados em 2013 [Daniel, David, Diego, Dinis, Diogo e Duarte] e tem o som "el", tal como seis outros nomes do top 50. 
Todavia, sabemos que nada disto ajuda se o nome não for apelativo e, infelizmente, Delfim foi apenas registado cinco vezes durante o ano passado. O que não significa, ainda assim, que não é usável. Para mim, é um nome fofo - não está na minha lista de nomes favoritos, mas considero-o bonito!  

Realisticamente, devem existir pouco mais de 50 nomes masculinos portugueses que conseguem ser consensuais. E destes 50, 25 tiveram mais de 500 registos em 2013. Sinceramente, acho uma tarefa mesmo muito complicada escolher um nome para um menino, especialmente se nos importamos minimamente com as opiniões de terceiros. Por um lado, existe uma enorme rejeição a nomes "modernos"; por outro, também não queremos nomes que caíram em desuso  [até porque se deixaram de se usar, por algum motivo será]; risque-se da lista os nomes dos anos 50 a 80, alguns dos anos 90 e, vai-se a ver, já percorremos a lista de A a Z três ou quatro vezes e começamos a achar que não vale mesmo a pena tentar inventar a roda... Haja persistência! 

13 comentários:

  1. Delfim não é um nome feio. Tem uma sonoridade agradável. E acredito que seria facilmente pronunciado no estrangeiro.
    Talvez possa voltar. Basta que apareça alguma personagem nalguma telenovela com esse nome.

    Já agora, que nomes é que combinariam bem com Delfim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns nomes que acho que combinem bem com Delfim:

      Jorge Delfim/Delfim Jorge
      Alexandre Delfim
      Afonso Delfim
      Delfim Tomás
      Delfim Rafael
      Bernardo Delfim
      Delfim André
      Delfim Jaime

      Eliminar
  2. Gosto...é diferente e não se ouve muito, mas preferia Delano que tem o mesmo início.

    ResponderEliminar
  3. Delfim nem ao menos consegue ser bonitinho. Basta ler os comentários acima:
    . "... não é um nome feio".
    . "... mas preferia Delano".

    ResponderEliminar
  4. O que são nomes consensuais? É verdade que para menino há menos , mas só 50? Acho um bocadinho exagerado olhando para a lista de nomes masculinos registados parece me que há bem mais ...e parece me que o problema das opiniões e dos nomes em desuso é o mesmo para nomes femininos.

    ResponderEliminar
  5. Manuela, considero consensuais os nomes que até podem não estar na nossa lista de favoritos mas não recebem de imediato o rótulo de nome disto ou daquilo. Ou seja, que neste momento consideramos perfeitamente adequados para um bebé nascido a 13 de Maio de 2014.

    Quanto à semelhança de atitude face aos nomes femininos, não concordo inteiramente, porque pelo que me apercebo, somos muito mais tolerantes à diferença no que respeita a nomes femininos!



    ResponderEliminar
  6. http://www.lux.iol.pt/nacionais/mafalda-pinto-edgard-miranda-mel-mae-filha-nasceu/1555177-4996.html

    ResponderEliminar
  7. O nome Dafne tem alguma coisa a ver com Delfim? Seria seu feminino internacional?


    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo aviso, já publiquei! :)

    Patrícia, não encontrei nenhuma relação entre Dafne e Delfim... Dafne é um nome grego que significa "louro", o que a torna "irmã" de Laura!

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com a Filipa quando afirma que o grau de abertura à inovação nos nomes masculinos é bastante inferior à dos nomes femininos.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela resposta Filipa. Realmente Dafne e Laura tem o mesmo significado, eu nem sabia!









    ResponderEliminar
  11. Não gosto muito de Delfim porque eu leio deu fim e acho que possa ser motivo de gozação. Mas não é um nome ruim e acho que poderia sim aparecer mais vezes em criança

    ResponderEliminar
  12. Maria, concordas então com o Anónimo 12 maio 21h10.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)