Duelo de nomes - Gabriela vs Isabela

em 07/03/14


A pedido de uma leitora do Brasil, o duelo de hoje opõe os nomes Gabriela e Isabela. Os dois são populares no momento por lá - no Estado de S. Paulo, pelos meus cálculos, ficaram na 6.ª e 7.ª posição, respectivamente, em 2012 - e também se usam em Portugal ainda que, no ranking, ocupem posições mais modestas: Gabriela ocupa a 30.ª posição, enquanto que Isabela está na 85.ª. 
Já escrevi sobre os dois nomes anteriormente e continuo a considerá-los ótimas escolhas: são nomes sóbrios, bonitos, delicados e bastante internacionais. Curiosamente, os diminutivos mais habituais para estes nomes são todos aprovados em Portugal, no caso, Gabi, Isa e Bela.  
Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem




19 comentários:

  1. Gosto dos dois mas votei em Gabriela.

    Ja agora, nasceu a filha da atriz Ana Rocha e chama-se Amalia. Boa escolha ;)

    http://www.novagente.pt/7c1120a/mod_artigos_obj_moda.aspx?sid=7fa264c6-7ccd-47f3-ac37-cd3d33f4819c&cntx=7FUYSunyoBUJ7mHyYWQ7n%2FK2pYo8dk6Flf6mzHjPKPKWC2NHrWnun6USZvSpyw9g

    ResponderEliminar
  2. Escolha difícil, pois gosto dos dois... Mas escolho Isabela!

    ResponderEliminar
  3. Gosto bem mais de Gabriela porque Isabela já tem aos montes e aos montes com estropiação como: Isabella, Izabella, Izabela, Isabelle, Isabelly e assim por diante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do mesmo jeito que tem um monte de Gabriela...

      Eliminar
  4. Votei em Gabriela, bem mais bonito e bem menos enjoativo. Uma sugestão de duelo: Lara x Mara e Maria Flor x Maria Rosa. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  5. Impossível escolher... são os nomes das minhas priminhas gatinhas, que são irmãs, Maria Gabriela e Isabela. Amo os dois nomes!

    ResponderEliminar
  6. alguém me sabe dizer se o nome Jasmine é aceite em portugal?

    ResponderEliminar
  7. Isabella ou Isabelle nao são "estropiaçoes" como alguem mencionou em cima, mas sim em como é utilizado em outros países, alias, se formos bem a ver, pela logica, seria Isabela a "estropiação" já que Isabella e Isabelle existiam mt antes de Isabela....supostamente, Isabela é o "aportuguesamento" das de cima, pelo que logo assim sendo, é a "invenção" e não o contrario.

    O escrever-se um nome em estrangeiro nao significa que se está a deformar o nome mas sim a optar pela grafia de outro país, e desde que nao se caia em maluquices como querer inventar coisa que nao existe (como o nome Michael que estranhamente tornou-se num Maicou no Brasil), não vejo porque chamar de "estropiação" ;)

    Dito isto, voto em Isabela, embora tb goste de Gabriela. Sao ambos bonitos.

    Por acaso conheci duas irmas chamadas Gabriela e Isabela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existe a opção em português, pra que escrever o nome em outro idioma. Michel não é Maicou ou Maicon, Michel é Miguel em português, como Micael e Mäel. Essa mania que os brasileiros tem de por nome estrangeiros no filho me irrita profundamente. Igual Sophia a Sofia, pelo amor ne?! O Brasil fala que idioma? Tem tanto nomes bonitos em português aí vem o povo e coloca Kate, ou Karen ao invés de Carine ou Catarina. Nomes em português não é estropiação, olha bem como fala de seu idioma e olha bem que você está em um site português e não brasileiro.

      Eliminar
  8. Isabella ou Isabelle nao são "estropiaçoes" como alguem mencionou em cima, mas sim em como é utilizado em outros países, alias, se formos bem a ver, pela logica, seria Isabela a "estropiação" já que Isabella e Isabelle existiam mt antes de Isabela....supostamente, Isabela é o "aportuguesamento" das de cima (que veio mais recentemente, pq até então era Isabel), pelo que logo assim sendo, é a "invenção" e não o contrario.

    O escrever-se um nome em estrangeiro nao significa que se está a deformar o nome mas sim a optar pela grafia de outro país (e às vezes, muito mais que uma ou duas letras, já que ha nomes que mudam totalmente, como por exemplo Joana que se torna em Giovanna em italiano). No entanto, tenhamos a noção que os nomes tais como os conhecemos hoje são todos alterações de nomes de outrora, ou seja, na verdade é tudo "estropiaçao" hehe Mas é fato que algumas pessoas insistem em inventar demais (tambem nao vejo mt sentido em querer colocar mil e uma letras num nome, saindo o tal do Izabelly ou similar, ou transforar um Michael em Maicon)

    Dito isto, voto em Isabela, embora tb goste de Gabriela. Sao ambos bonitos.

    Por acaso conheci duas irmas chamadas Gabriela e Isabela.

    ResponderEliminar
  9. (desculpem ter postado duas vezes...fiz um post e apareceu erro e tive que voltar a ecsrever...quando coloquei o segundo, apareceu o anterior e agora nao consigo eliminar nenhum dos dois :p )

    ResponderEliminar
  10. Difícil escolher entre os dois nomes pois gosto dos dois, tenho duas primas (que são gêmeas), e o nome das duas são Gabriela e Isabela!

    ResponderEliminar
  11. Marise nao me lembro de ter dito que achava que era uma estropiaçao mas sim que , se fossemos pela logica, assim seria tendo em conta o que veio primeiro. E sinceramente se a pessoa nao gosta de Carine ou Catarina e gosta de Kate ou Karen qual é o problema com isso? Alias, Kate (ou Katie) por exemplo acho que até é permitido na lista portuguesa(nao sei se sabe mas aqui em Portugal ha uma lista de permissao de nomes, e se nao estou em erro esses nomes podem ser usados). Não vejo mt sentido em condenar nomes estrangeiros só pq se mora num outro país...mas é so a minha opiniao.

    ResponderEliminar
  12. ISABELA LINDO MAIS BONITO QUE GABRIELA

















    ResponderEliminar
  13. A minha menina nascera este mês e o nome escolhido foi Gabriela! Como moro em França tenho habituado os meus colegas a chamar-lhe Gabi visto que odeio a pronunciação deles como Gabrielá! Já me sugeriram pq não meter então o nome Gabi mas pra mim Gabi é apenas um nickname não me faz cabimento chamar assim!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)