Orquídea & Violeta

em 29/01/14


De acordo com a Pantone, a cor do ano de 2014 será a Orquídea Radiante, que mais não é do que um púrpura "expressivo e exótico" que emana alegria, amor e saúde. Isto significa, portanto, que seremos visualmente inundados pelos tons delicados tons de Violeta, nome que tem vindo a aumentar o número de registos [44 em 2011, 56 em 2012 e 69 em 2013, mais 9 registos como segundo nome] e a propósito do qual sou frequentemente consultada. 
Gostariam que o nome se tornasse ainda mais popular ou preferem que se mantenha longe do radar das grávidas? E no meio de tudo isto, é possível pensar em Orquídea como nome próprio? 

20 comentários:

  1. Que continue longe do radar das grávidas até chegar a minha vez :D
    Eu bem tento adorar outros nomes mas nenhum me enche tanto as medidas como Violeta! Se tiver uma filha será o nome.
    Parece que agora há uma personagem qualquer da Disney que faz furor entre as meninas de 8/9 anos que se chama Violetta... Espero que não escolham este nome para as irmãzinhas :)
    Orquídea não gosto...

    ResponderEliminar
  2. Jasmin também é um nome de flor muito usado em nomes e agora mais ainda

    ResponderEliminar
  3. Adoro, os dois! Gosto mais de Violeta, mas Orquídea também é bastante bonito.

    ResponderEliminar
  4. Conheço duas Orquídea, mas ainda não tive o prazer de conhecer uma Violeta. Em termos de sonoridade, Violeta é mais agradável. Evoca uma pessoa alegre, divertida, viva. Se calhar é por trazer à memória a cor. Para mim ambos são bonitos e usáveis, mas não acredito que se possam converter em moda.

    ResponderEliminar
  5. Violeta... O meu nome preferido para rapariga, será sem duvida o nome da minha filhota. O maridao ja esta convencido :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Violeta só me preocupa a rápida associação que faço ao adjectivo violenta. Ma se calhar sou só eu.
    Filipa: Gostava de propor-lhe o seguinte desafio: o post que escreveu sobre a real popularidade do nome feminino Maria e a associação deste nome aos nomes compostos registados em 2013 deu-me uma a seguinte ideia, proponho que faça uma lista não sobre a popularidade deste nome mas fazendo um apanhado dos nomes que foram registados como nomes únicos e que também foram com Maria, Ana ou qualquer outro nome.
    Por exemplo, pegar nos registos de Beatriz ou outro nome qualquer que também tenha sido registado como composto, no caso de Beatriz inclui os registos como nome único e soma aos registos de Maria Beatriz, Beatriz Maria, Beatriz Filipa, Beatriz Sofia (porque no fundo todas são Beatriz) e ver qual a soma de todos os registos a fim de fazer um novo Top. Outro exemplo, os registos de Carolina somar aos de Ana Carolina, Carolina Maria e Maria Carolina...de forma a conseguir formar um novo Top. Espero ter-me feito entender...Não digo para fazer um Top 100 pois seria muito trabalhoso mas um Top 10 já seria engraçado de ver :)

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de referir, nos exemplos que mencionei fazer um novo Top para os nomes Beatriz e Carolina somando os registos já existentes aos registos das Marias Beatrizes, Anas Carolinas...seguindo para os outros 9 nomes compostos que com o nome único somam mais registos.

    ResponderEliminar
  8. Violeta é lindo... Não associo a violenta, talvez por ser nome de uma flor e de uma cor e a minha mente faz logo associação a isso e corta qualquer outra associação.
    Já Violante sim associo logo a violenta e violar, acho péssimo.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de Violeta, já Orquídea nem tanto...acho um nome muito "elaborado". Eu acho otimo que Violeta suba na popularidade, desd q nao haja uma em cd esquina ;)

    ResponderEliminar
  10. Gosto de Violeta. É um dos poucos nomes começados por V de que gosto. Além disso conheço uma das Violetas nascidas em 2013.
    Orquídea não me espanta de todo, as Dálias, Rosas e Margaridas já são muito comuns, é mais uma flor para juntar ao bouquet.

    ResponderEliminar
  11. Maria, não sei se percebi bem a sua proposta :) Sugere que faça a soma dos registos como primeiro nome e dos registos como segundo nome? :)

    ResponderEliminar
  12. Eu peço desculpa por estar a contrariar mas como leitora interessa-me mais a abordagem de nomes que se ouvem menos hoje em dia e que as pessoas conhecem menos e têm menos a noção da sua popularidade...
    Eu já sei que existem muitas Leonores e Beatrizes, parece-me "mais do mesmo" estar a contar quantas há incluindo as Marias e as Anas, porque a resposta será igual: há muitas! Se mudam do 1º lugar do top para o 2º ou do 2º para o 3º e por aí fora é um pormenor sem relevância! Há muitas e pronto. Mas é só a minha opinião!
    Prefiro estas abordagens de nomes como Violeta, Orquídea e Anastácia, acho muito mais interessante dar lugar para debate a nomes menos conhecidos, e até tentar perceber porquê da sua subida ainda que ligeira.. Houve alguma Orquídea em 2013?

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de Violeta e conheço uma, de trinta e poucos anos. Nunca me passou pela cabeça a palavra "violenta". Quando penso no nome apenas penso na cor que é muito delicada.

    ResponderEliminar
  14. E Orquídea é ainda mais invulgar, não conheço nenhuma. Parece-me um segundo nome requintado, mas muito difícil de combinar.

    ResponderEliminar
  15. Não, por favor!!! Mantenham Violeta longe..A serio...já o disse, volto a dizer, desde 1994 que o decidi para a minha filha...e parece que esperaram que eu engravidasse para de repente se lembrarem do nome??? Acabei por dá-lo à minha filha (em 2011), mas começo a ficar incomodada. E longe com o Romão, por favor...é que vai na volta e acabam por escapar para o Romeu e de repente lembram-se de popularizar Romeu também e eu começo a ficar com muita comichão. A sério que me faz mesmo muita impressão as pessoas que gerem os seus gostos onomásticos por moda...não me vão dizer que de repente, num espaço de 4 anos, as pessoas começaram a achar Violeta bonito e antes (durante muitas décadas) nem se lembravam (e mais..durante anos quando respondia à eprgunta da praxe de que nomes queria para filhos e dizia Violeta, a reação era sempre muito má. Porque era e agora não?? Porque antes não conheciam nenhuma e agora há 3 em cada novela?)... Se voltasse a 2011...se mudava o nome que escolhi 17 anos antes por saber desta popularidade??? Sim, incomoda-me tanto a espécie de nomes em manada que creio que teria dado outro (na altura ja estava ciente do começo de aumento de registos, mas não poderia adivinhar que ia aumentar ainda mais, ajudado pelo To Ze Martinho a quem so me apetece abanar).
    P.S. a quem comentou isso..o meu marido quando disse Violeta também associou logo a violenta, por isso não é a única. Ainda assim, mandei-o calar-se porque foram dezassete...dezassete longos anos com este nome decidido).

    Filipa, eu gosto de si, por isso mantenha Violeta longe dos seus posts nos próximos 20 anos. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  16. Sofia... Calma :)
    Não acho que Violeta tenha assim tanta popularidade!
    Mesmo estando a subir, penso que 69 registos ainda está longe de ser um nome popular! Também tenho o nome decidido e algum receio que aumente em popularidade mas sinceramente, não acredito!
    Acho que é um nome que não tem muito potencial para subir...é estranho eu dizer isto se é o meu nome favorito, mas olhando para o gosto e estilo dos portugueses, Violeta não se enquadra em nenhum. Não é um antigo clássico como Leonor, Beatriz, nem é um moderno como Iara, Bianca . E neste momento é nesses estilos de nomes que os portugueses estão focados..Os clássicos antigos, ou os modernos. E isso não mudará , mudarão os nomes, mas os estilos manter-se-ão. E Violeta no meu ver, não encaixa em nenhum. Não é um clássico antigo, nem é bem, bem, um moderno. Embora na perspectiva de cada um se possa encaixar nesses estilos. Mas é mais um meio termo. É um nome de uma flor, mas não é como o clássico Margarida, nem como mais moderno Íris. É diferente. Para mim está no mesmo grupo de Safira, Concha, Serena, Áurea, Flor, Pilar. Nomes que nunca sairão de onde estão.
    Por isso não acredito que se torne popular. Não temos que temer, acho ...Mas nunca se sabe, é sempre uma incógnita.

    ResponderEliminar
  17. Gosto de violeta e orquidea, mas fixa a sugestão de nomes de flores para duelo(Ivi e Lis) e que são pouco usados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente sugestão para a Primavera!

      Outros nomes relacionados com flores que sugeria explorar nesta estação: Abélia, Acácia, Alyssa, Aster, Amarília (Amaryllis), Bellarose, Calanta, Cerella, Clívia, Cleónia, Clítia, Dália, Jasmine/Jasmina, Lis, Lília (Lily), Narcisa, Ornella, Petúnia, Peónia, Perpétua, Jacinta, Rosella, Rosalinda, Rosamel, Xoxana, Zínia (Zinnia)...

      Eliminar
  18. Não sei se Violeta conseguirá chegar aos registos de Íris, por exemplo, mas acho que se continuar com esta visibilidade, vai conquistar muita gente!

    ResponderEliminar
  19. Bem, acho que já conquistou! Somando as Violetas destes 3 anos já São algumas,,. Mas se não chegar aos registos de íris ótimo. Eu gosto de nomes pouco vulgares mas também não me incomoda que tenham registos nem quero que tenham zero registos. Não procuro rexclusividade. Gosto tanto de Violeta que só abdicaria se se tornasse realmente muito popular e vulgar. Para mim basta me que a probabilidade da minha futura filha não encontrar outra com o mesmo nome na escola, não seja muito alta...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)