Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Dilan -

em 14/11/13


A minha opinião a respeito dos nomes estrangeiros aprovados em Portugal nem sempre é a melhor, porque considero que uma grande percentagem já está datada, mas Dilan consegue escapar à crítica. Não é que não seja um nome familiar há bastante tempo - bastaria a referência a Bob Dylan, mas não resisto a mencionar uma vez mais a série Beverly Hills 90210 [como fiz quando escrevi sobre Kelly], na qual Dylan era o nome de um dos protagonistas - mas como a sua popularidade nos Estados Unidos só disparou a partir dos anos 90, tendo entrado no top 20 apenas em 2003, não me parece tão saturado, e como se ouve muito em crianças, continua a parecer perfeitamente usável. Neste momento, Dylan é o 21.º nome masculino mais usado em Inglaterra e Gales e o 31.º nos EUA [e 512.ª da lista de nomes femininos], sendo ainda bastante popular nos restantes países anglo-saxónicos. 
Em turco, Dilan significa "amor". Já Dylan, de origem galesa, significa "filho do mar", enquanto que o irlandês Dillon significa "leal". Acho que é um nome interessante para quem procura um nome diferente, mas que é fácil de pronunciar e de escrever. Além do mais, já não é tão raro quanto possamos pensar: sim, só teve 15 registos em 2012 e 19 em 2014, mas Dylan [que, no entanto, não era aprovado até 2017] ronda o mesmo número de registos anuais, o que já perfaz um total considerável. 

16 comentários:

  1. Já que Kyara é aprovado também deviam aprovar Dylan!

    ResponderEliminar
  2. Concordo que Dilan (mesmo 'aportuguesado') é dos melhores nomes estrangeiros masculinos aprovados em Portugal, a par de James e Noah. Mesmo eu, que gosto sobretudo de nomes clássicos, acho uma boa escolha para quem quer ser diferente mas não quer correr o risco de embaraçar a criança com a escolha do nome (ou seja, fugir aos Kévim/Quévin e etc.).

    ResponderEliminar
  3. Não gosto, assim como não gosto de Jayden, Tyson e afins. São nomes com pouca história e que rapidamente se tornam démodé.

    ResponderEliminar
  4. Gosto. Nome simples mas unico sem ser intrusivo a língua portuguesa. Boa opção para quem quer um nome mais moderno e internacionalizado.

    ResponderEliminar
  5. Acho tão lindo Dilan, um nome romântico.. mto bem usável ao meu ver.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto. Não sei se daria a um filho porque prefiro nomes clássicos e tradicionais mas é um bom nome para quem quer um nome internacional, fugir dos nomes tradicionais portugueses e ser original sem o ser em demasia. É curtinho e consegue soar doce e masculino o que nem sempre é uma combinação fácil.
    Como alternativa a Kévim/Quévim e companhias aprovo completamente.

    ResponderEliminar
  7. É um nome muito bonito, e esses significados ainda o tornam mais...

    ResponderEliminar
  8. é lindo sempre gostei de nomes diferentes e pouco usados. Dilan é o nome da actriz portuguesa Débora Ghira

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso!

    Tem uma sonoridade doce, suave... Porém misterioso e forte como seu significado!

    Além do mais, lembro-me da história sobre a inspiração para o nome artístico do cantor Bob Dylan, que foi o demasiado intenso poeta Dylan Thomas...

    ResponderEliminar
  10. Não gosto, aportuguesado parece-me feminino.

    ResponderEliminar
  11. Parecido a Jayden e Tyson? Não diga disparates Sol... é um nome com imensa história.

    ResponderEliminar
  12. Hehe eu conheço um desses 15 registos de 2012 :) Uma mae q tb tem um Samuel.

    ResponderEliminar
  13. Gostaria de idéias, um segundo nome para Dilan, alguém me ajuda?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)