Iago

em 20/11/13


Jacob não é um nome nada popular em Portugal mas, em 2012, o conjunto das suas variantes ultrapassou os 4500 registos, com destaque para Tiago [1527], Diogo [1364], Santiago [1237], Diego [445] e Jaime [42]. Dada a popularidade destes nomes, acham que deveríamos olhar um pouco mais para Iago? Se pensarmos no assunto, não se afasta muito de Hugo, que está no top 50, e parece-me tanto ou mais interessante do que Isaac e Ivan, que estão no top 100. 
No ano passado, Iago, que está na génese de Sant'Iago e que significa "que Deus protege", foi registado apenas duas vezes, enquanto que em 2011 tinha chegado aos oito registos. São muito poucos, mas acho que, com a devida divulgação, tem tudo para captar a atenção de alguns pais mais arrojados. Em Espanha, Yago foi o 92.º nome masculino mais registado de 2012 e também está na lista dos nomes mais populares no Estado de S. Paulo, no Brasil
Quando publicar a minha lista de nomes para 2014, Iago estará lá, com certeza [em 2014, o nome foi apenas registado em seis meninos portugueses].

11 comentários:

  1. Acho que o nome bíblico Jacob não soa bem. No tocante as variantes desse nome, gosto apenas de Iago e Diogo.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto mesmo nadinha! Por estar tão habituada a Tiago, Iago parece-me um nome "incompleto" faltando-lhe ali o T no inicio. Acho que quaquer miudo chamado Iago ia passar a vida a dizer "é Iago e não Tiago" :P

    ResponderEliminar
  3. Para dizer a verdade, faz me lembrar o papagaio no Aladdin que nunca estava calado!

    ResponderEliminar
  4. Conheço um Hiago com uns 20 anos e ao ínico também me fazia sempre lembrar de Tiago incompleto

    ResponderEliminar
  5. Iago é como Luca, Davi... falta qualquer coisa. Mas não desgosto, apenas transmite a impressão de faltar algo, acredito que é apenas inicial e é uma questão de hábito e depois de lidar com o nome já não se pense nisso.

    ResponderEliminar
  6. Gosto se for com Y sempre é melhor Yago do que Iago

    ResponderEliminar
  7. Acho lindo Iago!

    Hoje também gostaria de compartilhar uma notícia feliz. Estou grávida e minha menina irá se chamar Alice. Escolhi o nome por causa de um post daqui do blog, que falava ser Alice um anagrama de Célia (nome da avô paterna já falecida).

    Obrigada, Filipa... suas pesquisas e informações tornaram essa difícil tarefa de escolher um nome algo mais fácil para mim!

    Bjs,
    Carol

    ResponderEliminar
  8. Carol, muitos parabéns, que boa notícia!! E fico muito feliz por ter encontrado aqui o nome perfeito para a sua menina! :)

    ResponderEliminar
  9. Não acho grande piada, nem a Tiago, muito sinceramente...

    Yago com y não existe, não tem qualquer fundamento etimológico...

    ResponderEliminar
  10. amooo, está no top 3 da minha lista

    ResponderEliminar
  11. Uma bela escolha Carolina L. Muito interessante esse critério de escolha por meio de anagrama, que resultou, ao mesmo tempo, em homenagem, assim como em um nome só para criança.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)