Desafio Superstar

em 16/10/13



Quais são os nomes mais rock and roll, excêntricos, alternativos, que dois pais portugueses podem dar aos seus filhos? Se o Frank Zappa, Jamie Oliver ou Gwen Stefani fossem portugueses, que nomes é que eles escolheriam?

Há uns dias escrevia a propósito da lista de nomes aprovados em Portugal que, apesar das suas limitações, há lá nomes para todos os gostos e por isso mesmo quando li a pergunta da Ameixa achei que seria muito engraçado incorporarmos a super-estrela que há em nós para encontrarmos nomes muito ousados, à semelhança do que acontece com alguma frequência entre os filhos dos famosos internacionais... 
Depois de reflectir um pouquinho, estou convencida de que o meu alter-ego superstar levaria ao extremo a minha adoração por nomes compostos e gostaria que os filhos tivessem dois nomes que, juntos, remetessem de imediato para alguma coisa, como Flor de Lótus, Aura Bela, Papoila Silvestre ou Delfim do Mar. Individualmente, tenderia a procurar nomes com significados literais, ou nomes históricos. A minha lista teria de incluir... 


  • Alegria, Feliz, Felicidade
  • Aura, Alma
  • Aurora
  • Ária, Canto
  • Amada, Amor
  • Bela
  • Branca, Violeta
  • Concha, Estrela, Flor, Lua, Luamar, Sol, Mar, Oceano, Lótus
  • Gioconda, Cleópatra, Romeu, Julieta, Sansão, Dalila, Cícero
  • Jade, Ruby, Oureana
  • Leão, Valente
  • Liberdade, Paz
  • Lusa, Viriato, Adamastor, Fernão
  • Máxima, Máximo, Magno


Na vossa opinião, quais são os nomes mais excêntricos que constam da lista de nomes aprovados? 


26 comentários:

  1. Que desafio interessante! Não sei se são aprovados mas gosto de Amarílis (nome de flôr) para menina e Átila (nome de guerreiro) para menino.

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescentaria Flora e Amora para menina e Fausto e Zarco para menino.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a lista da Filipa, mas acrescentaria:

    Cloe
    Cleo
    Mercedes
    Doroteia
    Electra
    Alexis
    Tulipa
    Vida
    Astrid

    Levi
    Mel
    Apolo
    Axel
    Felix
    Ivo
    Milo
    Ringo

    ResponderEliminar
  4. ehehehehe... mesmo giro este desafio. Ora partindo do principio que sou uma world famous superstar, o meu rapaz seria o Magno Adamastor, e a menina seria a Bela Cleópatra. Se é para ser que seja em grande :P
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Nem tudo o que é rockeiro, graças a Deus, tem que ter mau gosto. Assim que me lembre, o Tim dos Xutos & Pontapés tem um filho chamado Vicente e outro Sebastião. E o Kalu, também dos Xutos, tem um filho Frederico, um Vasco e um neto Sebastião. Quem tem filhos com nomes esquisitos são os cantores pimba. E a fadista cigana, Cidália Moreira, tem uma Cleópatra.

    ResponderEliminar
  6. Depois de percorrer as listas de nomes de A a Z aqui do site, estes são os nomes que me soam a 'filhos de estrelas do rock portuguesas', se estas fossem tão excêntricas como algumas estrangeiras (sim, porque, por cá, os filhos das rock stars chamam-se Fátima, Eva e Fausto). :)

    Agna, Alexa, Alma, Amora, Ária*, Aura*, Cora, Diva, Dóris, Electra, Fedra*, Fiama, Fiona, Ísis, Magna, Maura, Muriel, Olímpia, Penélope, Séfora, Úrsula, Valquíria, Zara.

    Aires, Apolo, Assis, Axel, Bóris, Cosme, Delfim, Enzo, Félix, Ferrer, Homero, Ícaro, Jetro*, Juno, Lázaro, Magno, Max, Milo, Nero, Ódin, Páris, Ringo*, Roque*, Zarco.

    *Mais rock n' roll que estes, em Português, acho difícil. ;)

    ResponderEliminar
  7. Meninas: Ava, Cleo, Agnes, Teodora, Leonarda

    Meninos: Zaki, Levi, Aquiles e Milo

    ResponderEliminar
  8. A Teresa fala por si certamente, no que toca ao "mau gosto".
    Acho que aqui neste blog não entra a teoria do "clássico = bom gosto" "Diferente = mau gosto" aqui há pessoas com mente aberta para todo tipo de nomes e acho que quem só gosta de nomes muito "óbvios" e "normais" não deve encontrar muito entusiasmo por aqui.
    E depois não existe aqui a pergunta se os nomes são de bom gosto ou de mau gosto, existe um desafio, pode não ser este o meu estilo preferido, posso não gostar de alguns nomes destas listas, mas não vou entrar aqui e atirar logo para o ar "nomes de mau gosto" "pimba", acho muito mais interessante tentar entrar no desafio independentemente dos meus gostos, mas isso sou eu...

    Indo ao que realmente importa, acrescento alguns:
    Atena, Axel, Cecília, Dilan, Laila, Zoé, Zara

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o comentário da Mary, e acrescento: mais depressa escolhia qualquer um dos nomes mencionados pela Filipa para um filho do que Sebastião! :) O bom gosto é relativo.

    ResponderEliminar
  10. Acho k estão alguns em falta! Lol
    Mas as minhas combinações seriam:
    Apolo Tristão
    Sansão Valente
    Delfim Ariel
    Fernão Adamastor
    Judas Tadeu
    Sancho Leão
    E para raparigas:
    Cinderela Ariel
    Papoila Rosa
    Orquídea Violeta
    Cleopatra Flor
    Estrela Atena
    Concha Lotús
    Esperança Felicidade

    ResponderEliminar
  11. Acrescentaria também os nomes:

    Amora
    Arabela
    Florencia
    Lubélia
    Séfora
    Tabita

    Aires
    Arcanjo
    Juno
    Silvestre
    Zarco


    ResponderEliminar
  12. Mas, Mary e Márcia, claro que eu falo por mim. Não é isso que todos fazemos quando comentamos aqui e expressamos o nosso gosto?
    A Márcia não gosta de Sebastião e eu não gosto dos nomes referidos. E então?
    Apenas comentei, como curiosidade, que 2 dos músicos mais roqueiros do país, tenham filhos com nomes tão "normais", por oposição aos nomes excêntricos que, habitualmente, são associados aos músicos rock.

    ResponderEliminar
  13. Desafio super interessante!
    Penso que se eu fosse uma super-star iria "desenterrar" alguns nomes medievais que adoro ou alguns que simplesmente acho "demais" para o meu actual contexto. Quem é uma verdadeira super-star não se incomoda com as opiniões dos outros.

    Para mim seria:
    Alma, Guiomar, Brites, Iria, Dulce


    Caio, Lançarote, Crispim, Roberto

    ResponderEliminar
  14. Mas os músicos rock portugueses não dão nomes desses aos filhos e foi por saber disso que a Filipa desafiou imaginarmos se aquelas estrelas internacionais fossem portuguesas. Precisamente porque os portugueses não têm esse hábito, é mais lá fora e não é só com estrelas do rock, as celebridades internacionais quer sejam cantores ou actores adoram ser excêntricos em tudo e nos nomes dos filhos não é excepção.

    ResponderEliminar
  15. Estes nomes combinados são de morrer a rir mas sozinhos acho que são bonitos!

    ResponderEliminar
  16. É um desafio muito giro :)

    Nunca tinha pensado que o meu filho tinha um nome de Superstar ... Magno :)

    ResponderEliminar
  17. :D Ainda bem que gostaram da ideia :D

    Partindo do princípio que sou muito rica, bem sucedida e irreverente - não, não e não, respectivamente - inscrevo-me na lógica mencionada e optava (e desculpem lá as repetições/roubos)por:

    Menina
    Eloá, Evadne, Ariadne, Io*, Pandora, Paloma, Iera*, Dânae*, Isolda, Anais, Aixa, Dafne, Musa*, Feba, Índia, Fabíola, Frederica, Teodora, Juno, Magenta*, Esmeralda (Esmé), Doce, Luneta, Neve,
    Penélope Serra*
    Maria Caravela*
    Maria Quica
    Bela Lisboa*
    Dora Clementina
    Leila Céu
    Mia Ziza

    Menino
    Axel, Jetro e Ringo oh yeah!! Neptuno, Jupiter, Milo, Leo, Levi, Ícaro, Lázaro, Jano, Garcia, Ary, Faraó*, Xelo*, Arlo, Astro*, Azul*, Lobo*, Lince*, Magno, Jasper, Romeo, Nico, Sol, Nuvem,

    *Como sou rica, estou disposta a pagar para autorizar estes nomes, quero lá saber!

    Adoro as outras sugestões todas e é engraçado ver no que isto dava se não existissem restrições sociais e políticas rígidas. Honestamente, acho que há aqui nomes muito criativos e bonitos.

    ResponderEliminar
  18. Teresa,

    Não, a Teresa não comentou "apenas" que dois dos músicos dos Xutos têm filhos com nomes comuns, nem deu "apenas" a sua opinião em relação ao tipo de nomes visados no post; o que a Teresa disse foi que quem dá este tipo de nomes aos filhos tem mau gosto, por oposição àqueles que têm filhos com nomes "normais". Passou-lhe pela cabeça que a leitora que propôs este tópico possa estar a considerar dar um nome deste género a um/a filho/a, e por isso sugeriu o tema à Filipa? Se não quer ser mal entendida devia tentar expressar-se melhor.

    Duvido que alguma das pessoas que aqui comentou tenha este tipo de nomes como predilecto, ou até goste deles de todo, mas o desafio pedia apenas que escolhêssemos, da lista de nomes aprovados, aqueles que considerássemos mais excêntricos e próprios de 'superstars', e foi isso que toda a gente fez, menos a Teresa. Há sempre alguém que pode ficar magoado com um comentário menos simpático em relação ao nossos nomes ou aos nomes dos nossos filhos, e por isso é que neste blog se evita destacar os nomes pela negativa - uma coisa é dar a nossa opinião e dizer "não gosto", outra é dizer que as pessoas que escolhem determinado nome têm mau gosto.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. Se eu uma fosse rock star irreverente chamava aos meus filhos... Aura Branca e Lael Silvestre.

    ResponderEliminar
  20. Se for Emocore pode chamar ao filho Emo! Está na lista!

    ResponderEliminar
  21. Cloe Pandora e Zara Tabita

    ResponderEliminar
  22. Puxa, Mary, como você é mal-humorada! E o pior é que contagia...

    ResponderEliminar
  23. Filipa será que poderia fazer um post sobre o nome Leao? O nome composto Sancho Leao esta na minha cabeça ultimamente :) ou um posto com nomes compostos com Sancho...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  24. que giro, acabo de descobrir que os meus pais tiveram perfil de super-stars ao darem-me este nome! adoro!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)