Carolina & Xavier - segundos nomes de eleição

em 22/10/13


Todos os dias recebo inúmeros pedidos de ajuda relacionados com nomes compostos. Perguntam-me, por exemplo, se gosto de determinada combinação, enviam-me os nomes de família para que eu indique os mais bonitos, revelam-me momentos preciosos que nunca pensei que se merecessem ser partilhados com uma estranha ou perguntam-me, simplesmente, quais são os meus segundos nomes preferidos. 
Ainda que para mim os segundos nomes sejam uma oportunidade para personalizar, para acarinhar, dar asas aos nossos sonhos e expectativas, sei que muitas pessoas os encaram apenas como uma formalidade, o que pode explicar a popularidade já aqui comprovada de alguns segundos nomes como Sofia, Filipa, Miguel e Filipe. Estes pedidos mais impessoais também me chegam, normalmente com indicação de preferência por nomes "normais, simples e bonitos". E, nestes casos, não hesito em sugerir Carolina e Xavier. Para além de encaixarem nos critérios, são muito fáceis de combinar e remetem-me para os compostos antiquíssimos e elegantes.

Em 2014, Carolina ficou na 10.º do ranking dos segundos nomes, com destaque para os compostos Maria Carolina e Ana Carolina, que foram registados mais de 150 vezes cada um. Xavier apresentou valores menos relevantes: o composto mais popular foi Francisco Xavier mas, mesmo assim, fico-se pelos 11 registos. 

E desse lado, há segundos nomes de eleição?

15 comentários:

  1. Continuo a não conseguir gostar de segundos nomes, embora admita que existam uns bem melhores que outros. Pessoalmente não gosto muito de Xavier.
    Ainda não consegui encontrar um nome que fique bem com um grande número de outros, excepto Maria (como primeiro ou segundo nome) Não dou grande ajuda na originalidade :)

    ResponderEliminar
  2. Os meus preferidos para menina são nomes curtos como : Lis, Mar, Luz, Estrela.Maria não me soa muito bem como segundo nome..
    Para menino, gosto dos clássicos João e José como segundo nome. Isto em geral, claro.

    Xavier é um nome que também acho fácil de combinar. Quanto a Carolina gosto se for acompanhado de um nome curto. Não gosto muito de juntar nomes compridos com compridos , curtos com curtos.

    ResponderEliminar
  3. A minha cunhada meteu na cabeça que o meu sobrinho tinha que ter um segundo nome mesmo não gostando de nenhum... Acho disparate!

    ResponderEliminar
  4. Tendo nascido nos anos 80, tenho uma daquelas combinações de nomes fantásticas, tal como todos os meus colegas de escola, de forma que nunca darei a um filho um nome do género. Gosto de alguns nomes compostos, como os que têm Ana ou Maria, mas sobretudo gosto de primeiros nomes mais longos seguidos de nomes muito curtos, ou vice-versa, como Ema Clementina ou Margarida Lis.

    A par com Sofia e Filipa, Alexandra também está no pódio de segundos nomes padrão.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de nomes compostos

    tenho um nome composto nada comum, o meu 2º nome é Micaela.

    Para segundos nomes axo que ficam bem:
    Maria,Sofia,Beatriz,Margarida, Alexandra, isabel, Cristina...

    Alexandre, Filipe, Miguel,Rui...

    Claro que também depende do 1º nome (tem de se combinar),

    mas axo que um 2ºnome só enriquece e torna mais especial o nome, especialmente se for o 1º nome for um nome mais comum.

    não gosto para 2º nome, nomes como lua, luz, esperança, estrela... A NÃO SER QUE TENHA UMA RAZÃO ESPECIAL UM SIGNIFICADO ESPECIAL.

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho segundo nome, nem ninguém na minha família o tem.
    O meu segundo nome de eleição é Isabel e José

    ResponderEliminar
  7. Deveria ser disponibilizado o ranking de segundos nomes! :-)

    Acho que há uns que costuma ficar bem. Luís, Henrique, Alexandre, Catarina... Carolina e Xavier também.

    Conheço quem use exclusivamente o segundo nome mas, regra geral, quase toda a gente se esquece do seu. É também uma boa oportunidade para eventualmente se fazer uma homenagem a uma pessoa especial.

    ResponderEliminar
  8. Para segundos nomes adoro Rosa, Luz, Lis, Flor, Violeta. Mas no geral gosto de nomes compostos, desde que bem compostos.
    Para menino gosto de Salvador como segundo nome e acho que fica bem com qualquer nome.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto muito de Teodora como segundo nome e gostei da ideia de Xavier. Nao tinha pensado nele antes como segundo nome e reparo agora que fica girissimo a fazer par com muitos nomes.

    ResponderEliminar
  10. No mesmo nome não sei se gosto.. mas por coincidência ou não eu sou Carolina e o meu irmão Xavier :)

    ResponderEliminar
  11. Alexandra e, precisamente, Carolina são os meus dois nomes de eleição para segundo nome! :)

    ResponderEliminar
  12. xavier e o meu namorado e a carolina minha filha

    ResponderEliminar
  13. Pessoalmente não gosto de segundos nomes até porque me chamo simplesmente Susana. Mas que tivesse que escolher segundo nome optaria por estes:
    Alexandra, Maria, Sofia, Filipa e Raquel

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)