Sandro

em 11/09/13


O nome feminino Sandra, que em 2012 foi registado quinze vezes, foi muito popular na década de 70 e na primeira metade dos anos 80. Foi tão popular que hoje é aquilo que se pode apelidar de nome demodé, já que marcou uma geração mas não conseguiu transitar até aos dias de hoje. Tendo isto em mente, foi com grande espanto que descobri que a sua versão masculina, que eu pensava ser pouco frequente em Portugal, estava no top 100 de nomes masculinos mais registados de 2011, mais concretamente na 84.ª posição, com 48 registos. E mais: na lista de 2012, o resultado foi ainda melhor, já que aumentou, ainda que ligeiramente, o número de registos (passou para 52) e subiu para a 78.ª posição do ranking. Possivelmente, trata-se de desconhecimento meu, que demorei mais de 25 a cruzar-me com um adulto chamado Sandro, mas admito que apesar de estar familiarizada com o nome, nunca me apercebi desta popularidade. E se espreitarmos as estatísticas do SPIE, vemos que até seria possível ter encontrado um Sandro no meu percurso escolar, já que teve um pico de popularidade entre 1975 e 1979 mas a verdade é que tal não aconteceu...
Em 2014, tendo acesso a dados oficiais sobre os nomes registados em Portugal, é possível perceber que, entre 1990 e 2014, Sandro nunca ultrpassou os duzentos registos anuais, mas chegou à 52.ª posição do ranking em 2002, com 173 registos, Está em queda desde esse ano e em 2014 já só ocupava a 90.º posição, com 37 registos. 
Sandro é um diminutivo de Alessandro que é a versão italiana de Alexandre, cujo significado é "guerreiro defensor". Honestamente, não sou grande apreciadora de nomes terminados em -andro, como Alexandro, Leandro ou Lisandro, pelo que Sandro não está na minha lista de nomes preferidos, mas isso não seria motivo para o desaconselhar. O problema é que, por influência de Sandra, não me parece um nome muito fresco... 

Obrigada à Cecília, pela sugestão!

11 comentários:

  1. Até ao dia de hoje só conheci um Sandro, na faculdade. Aliás, foi na faculdade que conheci muita gente com nomes distintos... ; )
    Não é um nome que esteja na minha lista de preferidos. E o mesmo acontece com a versão feminina. Mas também me surpreendeu a popularidade.

    ResponderEliminar
  2. O nome reapareceu por causa da morte do (Sandro) Angélico ;) Aliás o nome Angélico também teve um nº considerável de registos desde 2011

    Pessoalmente, não gosto

    ResponderEliminar
  3. Pois, também não gosto de nomes terminados em -andro, e acho que nunca me cruzei com um Sandro... surpreende-me estar no top 100.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que já conheci dois ou três Sandros, sinceramente não gosto... acho um nome feio e faz-me confusão estar no top 100. Aliás faz-me confusão Sandro ter mais registos que Sandra, porque embora eu não adore o nome Sandra. Acho que Sandra é muito mais bonito que Sandro. Para mim é nome feminino e não masculino.

    ResponderEliminar
  5. Acho muito feio, honestamente, e também não fazia ideia da relativa popularidade, que acho injusta, visto haver nomes muito melhores com menos registos.

    Pior que Sandro só mesmo Alfredo Sandro (nome de um ex-professor). Não lhe assentava nadinha, parecia que não era nome para a cara jovem e corpo atlético dele.

    Coloco-o na mesma categoria de Rúben e Nélson, não sei bem porquê.

    ResponderEliminar
  6. Vou ser do contra...

    Gosto de Sandro... tenho um primo com esse nome. Também tenho uma prima Sandra, mas essa é já adulta.

    entre Sandra e Sandro, prefiro Sandro.

    não estranho a popularidade porque conheço meninos sandros e acho perfeitamente usável.

    SE CALHAR porque cresci na década de 90, não desgoste tanto de sandra e sandro. Não tive nenhum colega de escola com esse nome.

    ResponderEliminar
  7. Conheci 2 Sandros no percurso escolar. Mas não gosto, prefiro Sandra. E mesmo Sandra é datado.

    ResponderEliminar
  8. Conheci so um Sandro e uma Sandra e sou da década de 80. Nao gosto nem de um nem de outro... E dito com o sotaque do Vale do Sousa ainda soa mais feio :S

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto, mas não me admira a popularidade, pensando em Alexandre - Alessandro - Sandro, acho perfeitamente usável e normal.
    Espanta-me mais a popularidade de Lisandro.

    ResponderEliminar
  10. Sandra

    Fico surpresa pela popularidade, pois não conheço nenhum bebê que se chame Sandra.
    Mas Amo meu nome é me considero privilegiada, hoje entendo o quanto sou protetora, o que repele o inimigo.... minha familia que o diga!!!!
    Hoje tenho 3 filhos e me arrependo de não ter colocado o nome deles derivados de Sandra.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)