Já é quase tradição: em Setembro, vale a pena olhar para as listas de admitidos no ensino pré-escolar e perceber quais são os nomes compostos que os portugueses andam a escolher para os seus pequenos. Inicialmente, consegui recolher cerca de 1500 nomes compostos e depois de eliminar os nomes que se repetiam, cheguei a esta lista, que contém mais de 800 nomes diferentes.
Baseando-me apenas nos nomes que recolhi, é possível perceber que, no caso das meninas, os segundos nomes mais populares são Filipa, Maria, Sofia, Alexandra, Beatriz, Isabel e as combinações mais repetidas são as seguintes:
- Maria Leonor
- Maria Inês
- Ana Beatriz
- Maria João
- Joana Filipa
- Ana Sofia
- Joana Maria
- Lara Filipa
- Lara Sofia
- Maria Beatriz
- Ana Rita
- Sofia Maria
- Ana Filipa
- Ana Margarida
- Ana Raquel
- Maria Catarina
- Maria Clara
- Marta Filipa
No caso dos meninos, os segundos nomes mais frequentes são Miguel, Filipe, Alexandre, Pedro, Manuel, Rafael e Maria, e os nomes compostos mais vistos são:
- Afonso Tiago
- João Pedro
- André Filipe
- Rodrigo Alexandre
- Rodrigo Miguel
- Gonçalo Filipe
- Pedro Miguel
- Tiago Alexandre
- Rodrigo Filipe
- Diogo Miguel
- Francisco Manuel
- João Maria
- Miguel Ângelo
- João Afonso
- João Manuel
- João Miguel
- Martim Alexandre
- Rafael Alexandre
- Rafael Filipe
- Tiago Filipe
- Tiago Miguel
Já agora, alguma noção se têm vindo a aumentar o número de crianças SEM nome composto? Parece-me há cada vez menos crianças com nome composto.
ResponderEliminarEra muito interessante que o IRN passasse a disponibilizar também o ranking anual de nomes compostos; à partida, parece-me tão fácil de elaborar como o de primeiros nomes, não?
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarVenho aqui anunciar que fiz um blogue onde tentarei ir ao cerne da etimologia quer de prenomes quer de apelidos de família, sob um ponto de vista linguístico e histórico! Apesar de se poder incluir na categoria deste blogue, a abordagem será completamente diferente (não será focado no bebé, na combinação de nomes e na ajuda a futuras mães), mas poderão ser complementares, pelo que se houver espaço a colaboração, estarei de braços abertos.
Beijos
Sol
Sol, já deixei um comentário no blog, mas volto a repetir: parabéns pela iniciativa e conte com a minha visita diária! :)
ResponderEliminarTY, Filipa! Infelizmente, publicações diárias serão impossíveis por agora, mas de tempos a tempos vou tentar colocar algo. :)
ResponderEliminarJoana, a sensação com que fico sempre que vejo estas listas é que existe um equilíbrio entre a quantidade de crianças com um e com dois nomes mas realmente é algo que só poderia ser comprovado com dados estatísticos do IRN... Quem sabe se um dia não teremos acesso a essa informação? :D
ResponderEliminarE agora algo de completamente diferente: Magno Gabriel... o meu filho :)
ResponderEliminarEu prefiro nomes únicos a nomes compostos. Da lista apresentada realço apenas Maria Inês que acho que é um nome muito bonito.
ResponderEliminarSinceramente não sou grande apreciadora de nomes compostos. Prefiro nomes simples, acompanhados de dois únicos nomes de família (um da mãe e outro do pai).
ResponderEliminar