Filhos dos famosos - Leonor Eduardo

em 17/09/13


O humorista português Eduardo Madeira foi pai de uma menina e o nome escolhido foi Leonor Eduardo. O nome já tinha sido revelado e os pais estão conscientes de que é uma escolha invulgar. Recorde-se que Eduardo Madeira já era pai de Rodrigo


O que acham da ideia de utilizar o nome do pai como segundo nome da filha? E o que achariam da ideia de um menino ter como segundo nome o primeiro nome da mãe?

Para ver mais nomes dos filhos dos famosos, basta aceder às listas de Filhos dos famosos portugueses, Filhos dos famosos brasileiros e Filhos dos famosos internacionais

23 comentários:

  1. li a reportagem sobre isso numa revista cor de rosa. so um pormenor sobre o casamento, ele até pediu ajuda monetaria para a lua de mel, ele é mesmo engraçado :)

    http://adoninhafedorenta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acho piada ao nome, não me parece mal conjugar um nome de menina com o nome próprio do pai...gosto de Maria Manuel, Maria João que é o meu belíssimo nome haha mas já o nome da mãe num nome masculino não me soa bem tirando obviamente a excepção do Maria pois Eduardo Leonor é capaz de soar um pouco estranho.
    Aproveito para dizer que uma amiga foi mãe de um casal de gémeos no passado sábado. Não resisto a partilhar os nomes...João Luz e Maria Amora. Para alguns fez confusão mas eu adorei! :)

    ResponderEliminar
  3. Não gosto. E detesto a escolha de nomes tão "repetidos": leonor e rodrigo são mesmo muito escolhidos já.

    ResponderEliminar
  4. Objectivamente, Leonor Eduardo não soa mal (ouvido assim, Eduardo parece apelido), mas acho que abriram um precedente que não poderão igualar em possíveis futuros filhos. Dariam a um rapaz o nome Martim Joana? Acho que não.

    Também me lembro de ler que originalmente escolheram o nome Matilde, mas como já havia muitas optaram então por Leonor. Deixaram de escolher o 2º nome mas usado em meninas, e escolheram o 3º. :)

    ResponderEliminar
  5. Nao gosto, para mim existem nomes femininos e nomes masculinos, sou conservadora nesse aspeto, acho horrivel o segundo nome de um menino ser Maria ou outro qualquer feminino, e sao gozados a valer...=/ A unica excepcao é Maria João..( Mas é a minha opiniao,sei q mta gente tem opiniao contraria) Qto a escolha d nome, s ja tinham um Rodrigo ..claro que tinham de ter uma Leonor

    ResponderEliminar
  6. Lol Márcia
    Devem desconhecer a lista de registos,a volta deles é que deviam conhecer muitas Matildes e uma ou duas Leonores

    ResponderEliminar
  7. Anna:

    Na verdade, de 2008 a 2011, Leonor esteve sempre à frente de Matilde, e, considerando ainda todas as 'Maria Leonor', na prática, devem existir muitas mais Leonores que Matildes. Acho que é razoavelmente seguro deduzir que Leonor é o nome feminino mais usado dos últimos 5 anos.

    ResponderEliminar
  8. Se queriam o nome do pai, podiam por Leonor Eduarda para ser todo feminino.
    Gosto de Leonor, mas uma alternativa podia ser Eleonor ou Eleanor para não ser tão comum. Eu gosto mais e também é internacional.

    ResponderEliminar
  9. Fica mesmo mal um nome desses (pobre da criança...)

    ResponderEliminar
  10. Já conheci Inês José, Maria Manuel, António Maria... Mas Leonor Eduardo é uma escolha totalmente ao lado.

    ResponderEliminar
  11. Eu tmb acho que talvez tivesse ficado melhor Leonor Eduarda porque Eduardo soa bem mas parece sempre apelido (por falar nisso conheci hoje um rapaz que é João Paulo (Paulo é apelido, o coitado tem de andar sempre a explicar isso aos profs quando lhe perguntam o primeiro e último nome).

    Maria João, acho que João Luz e Maria Amora são certamente invulgares mas eu gostei dessa escolha.

    ResponderEliminar
  12. @Márcia

    Acredito..o que quis dizer é que, no Grupo de Amigos deles, deviam existir várias Matildes e poucas Leonores, por isso acharam que Leonor não era tão popular.... Eu, por exemplo, estranhamente só conheço uma criança Matilde lol quando descobri este blog fiquei surpresa por Matilde ser um nome popular, já Leonores conheço muitas..um dia eles vão descobrir que não escolheram um nome assim tao original lol

    ResponderEliminar
  13. Anna,

    Eu percebi o que quis dizer, quis apenas refutar o que eu tinha dito antes quando referi que Leonor era menos popular que Matilde... Depois fui pesquisar as listas dos anos anteriores e percebi que as Leonores existem em maior número.

    Eu acho que todos os futuros pais deviam conhecer este blogue... Deviam espalhar panfletos com links para aqui nos consultórios dos obstetras! :) Talvez se poupassem as futuras criancinhas de partilharem o mesmo nome com mais 5 ou 6 colegas de turma! ;)

    ResponderEliminar
  14. O que a maioria dos pais dizem é isso: que não sabiam que era um nome popular porque não conhecem nenhuma. Mas isso é impossível.
    Seria muito estranho centenas ou até milhares de pais escolherem os nomes Leonor e Matilde sem os ouvirem em lado nenhum... Será que esses nomes surgem na ideia desses pais assim de repente, sem nenhuma influencia sem os ouvirem em lado nenhum? É claro que não seria algo misterioso. Os nomes estão à volta deles, ouvem-nos e conhecem-nos, são os nomes da moda... Depois eles dão essa desculpa que não sabiam da popularidade... até acredito que pensassem isso mas ingenuamente, o nome chegou-lhes aos ouvidos sem darem conta, depois já não se lembram onde o ouviram e pensam que não conhecem crianças com o nome, é como irmos comprar uma peça de roupa que está na moda e que nós sabemos que está na moda porque já vimos em 2 ou 3 pessoas, mas achamos que vamos ser super originais na hora da compra e depois vamos na rua e percebemos que há muitos mais com a mesma peça de roupa.

    ResponderEliminar
  15. Realmente é interessante escolherem Leonor, porque Matilde é um nome muito comum...:) Talvez essa regra apenas se aplique no seu círculo de amigos, pois de resto conheço imensas pequenitas Leonores, até mais que Matildes. E os números são evidentes, ambos são nomes da moda!
    Já Leonor Eduardo não me soa mal, exactamente pelo que disseram, por nos parecer sobrenome. Por haver tantas Leonores, acredito que esta menina poderá ser conhecida pelos 2 nomes próprios. Quanto à regra das filhas terem o nome dos pais, ou filhos o nome das pais, acho, na maioria das vezes, uma má ideia. No meu caso, qual o nome masculino que fica bem com Dora? eheh Filipe Dora, João Dora, António Dora? Terrível! Pessoalmente não gosto de segundos nomes, pois dá azo a acessos de "criatividade" infeliz.

    ResponderEliminar
  16. Eu acho mesmo que há muitos pais que simplesmente não têm noção da popularidade dos nomes. Ouvem aqui e acolá, fica na cabeça, acham que são bonitos e "diferentes" porque não é um nome que exista na sua faixa etária, e acreditam que estão a fazer uma escolha "diferente", só se apercebendo mais tarde que afinal há muitos!

    Márcia, modéstia à parte, também acho mesmo que os futuros pais deviam perder uns minutinhos a ler o blog antes de tomar a decisão final a respeito do nome! :D

    ResponderEliminar
  17. Márcia,

    Concordo! Aliás, quando ficar a saber de alguém à espera de bebe vou aconselhar a visita ao blog, pois muda completamente a nossa perspetiva em relação aos nomes..:)

    ResponderEliminar
  18. Tenho uma amiga que diz já ter nome para uma futura filha: Joana André! Curiosamente, adorei. Leonor Eduardo, não me diz nada... Vá se lá entender... :)

    ResponderEliminar
  19. Maria João, ontem esqueci-me de dizer que também gostei muito dos nomes dos gémeos. Pegaram nos nomes mais populares portugueses e personalizaram-nos com segundos nomes pouco habituais. Adorei! Não sei se pretendem chamá-los pelos segundos nomes, mas acho que ninguém se vai esquecer deles! :)

    ResponderEliminar
  20. Adoro a combinação de nomes femininos com nomes masculinos, acho que dá ao nome um toque muito moderno e original.

    ResponderEliminar
  21. Acho que depende de como o nome da menina e a do pai combinam. Eu conheço muitas meninas com segundo nome masculino e fica bem. Se o nome for curto e jovem, como Luís ou Miguel, há mais probabilidades de soar bem. Não conheço muitos rapazes com segundo nome feminino para além de Maria, mas talvez haja outras combinaçoes melhores.

    ResponderEliminar
  22. Tenho andado apaixonada por "Xavier" como segundo nome para uma menina. Amélia Xavier, Joana Xavier, Matilde Xavier, Violeta Xavier... adoro!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)