Duelo de nomes - Francisco vs Guilherme

em 18/09/13


Já escrevi mais do que uma vez sobre Francisco e Guilherme e nenhum dos dois é estreante nesta coisa dos duelos, mas há uma mamã muito indecisa que quer a vossa ajuda e acho que a dúvida dela pode ser extensível a várias pessoas e essa é uma das características que procuro quando penso em dois nomes para um duelo. 
Francisco e Guilherme são hoje dois nomes bastante populares -  8.º e 11.º do ranking de 2012, 3.º e 20.º em 2014, respectivamente - e ambos estão presentes no Ranking dos Rankings dos nomes portugueses que elaborei há uns meses, ainda que em posições mais afastadas: Francisco, um clássico português, ocupa a 10.ª posição e Guilherme, um nome que ganhou maior destaque nas últimas décadas, está na 22.ª posição. No Brasil, a popularidade de Guilherme parece sobrepor-se largamente à de Francisco, pelo menos no Estado de S. Paulo, onde Guilherme ocupa a 9.ª posição de uma lista composta por 59 nomes, que não inclui Francisco. Qual deles preferem? 

Resultado da sondagem




31 comentários:

  1. Francisco!!!
    Apesar de ter muita popularidade não consigo deixar de gostar deste nome...é sem dúvida dos meus preferidos para menino.

    ResponderEliminar
  2. Sao os dois bonitos mas o meu voto vai para Francisco :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ambos, embora nem um nem outro estejam na minha lista dos "favoritos". Mas, entre os dois, vou votar no Guilherme.

    ResponderEliminar
  4. Não utilizaria nenhum, mas apenas por uma questão de pronuncia, por parte de um familiar com "problemas" com R's.

    Gosto mais de Francisco que Guilherme, muito por causa do diminutivo "Gui".

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro Francisco mas gosto dos dois.

    ResponderEliminar
  6. O meu voto vai para Guilherme, eu gosto do diminutivo "Gui" :) Não sou muito fã de Francisco e muito menos do diminutivo "Chico".

    ResponderEliminar
  7. Considero-os equivalentes em muitos aspectos: são ambos elegantes, comuns, e não são internacionais (pelo menos não existem na língua inglesa, sendo 'Francis' o mais próximo de Francisco). Em termos de diminutivos, Gui é bem melhor que Quico ou Chico/Chiquinho e, na minha opinião, o facto de ser (ligeiramente) menos popular também é um bónus, por isso voto em Guilherme.

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos dois, mas prefiro Francisco... se bem que adoro o diminutivo Gui (até para menina :D)

    ResponderEliminar
  9. Francisco.
    É um nome mais conhecido internacionalmente (San Francisco, Califórnia), é mais fácil de dizer, e pode ter diminutivos diferentes (Franco, Cisco, Fran, etc).
    Se gosta mesmo dos dois nomes, por acaso soam bem juntos: Francisco Guilherme

    ResponderEliminar
  10. Embora sejam dois nomes bastante usados, não os vejo como nomes mesmo da moda, uma vez que acho que sempre foram existindo. Sobretudo Francisco, conheço Franciscos de todas as idades.

    Acho Francisco mais bonito e um nome mais fácil de pronunciar noutras línguas. Para quem tem isso em conta, Guilherme não é de todo uma boa opção, uma vez que noutras línguas vão tentar ler o U depois do G. E o só lhe, escrito desta forma só mesmo em Português.

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida Guilherme, embora peque por não ser nem minimamente internacional.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a Filipa devia escolher duelos de nomes com popularidade igual tanto em Portugal como no Brasil, por exemplo neste caso Guilherme vs Gustavo, pois estes duelos com um nome tradicional português e um nome muito popular no Brasil os resultados adivinham-se logo, ganha sempre o nome que é mais popular no Brasil porque recebe os votos dos brasileiros que são muitos mais que nós... E sinceramente eu preferia saber as preferências dos portugueses pois é aqui que irão nascer os meus filhos. Eu duvido mesmo MUITO que os portugueses prefiram Guilherme a Francisco, ainda mais com tanta distancia. Se os nomes fossem populares em ambos os países os duelos mostravam mais a realidade dos dois países...

    ResponderEliminar
  13. Ou então nomes pouco populares nos dois países. Algum equilíbrio para que pudéssemos ter resultados mais fiáveis. É apenas uma mera opinião. Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  14. Eu sou portuguesa e o meu voto vai para Guilherme. Primeiro porque conheço muito menos Guilhermes do que Franciscos. Depois gosto mais do dimunitivo Gui do que dos diminutivos de Francisco.
    Mas concordo quando falam da internacionalidade do nome. Se bem que se formos a ver por aí, evitaríamos todos os nomes que têm "ão" na sua composição.

    ResponderEliminar
  15. IHIHIH....um verdadeiro duelo. No meu caso pessoal, foi mesmo renhido. Estes dois nomes estiveram frente-a-frente aquando da escolha para o meu rapaz. Continuo a gostar muito, muito de Guilherme, mas para o meu rapaz ficou Francisco que adoro!!E que lhe assenta como uma luva (se bem que isto vale o que vale :P). A sonoridade de Francisco foi o que me tirou da indecisão. Sempre soube que haveria muitos franciscos, mas estranhamente, este ano lectivo pela primeira vez tem outro francisco na turma (está no terceiro ano). Nunca tínhamos tido o "problema" de ele ter de ser o francisco (qualquer coisa). Nem nas actividades extra tem a companhia de outros franciscos. Eu que utilizava como argumento ele dividir o nome com outros meninos da turma, só este ano aconteceu. em termos de diminutivos temos Francis, Quico, Chico... ele até á data nunca se importou com qualquer um deles e responde a todos.
    Boas escolhas....neste duelo difícil :):)...
    Franciscooooooo :):)

    ResponderEliminar
  16. Maria, tem razão quando diz que o nome mais popular no Brasil é à partida o vencedor mas não tenho como contornar esse facto. Sejam quais forem os nomes, os resultados dos duelos são sempre determinados pelo gosto dos visitantes brasileiros. Resta-me ler os comentários com atenção - e esses sim, são maioritariamente portugueses - e perceber se também seguem a tendência dos votos.

    Ainda assim, vou passar a ter mais cuidado no momento da escolha, apesar de saber que a margem de manobra é pequena! :(

    ResponderEliminar
  17. Gosto dos dois nomes embora não estejam na minha lista de favoritos. Votei em Guilherme. Gosto do diminutivo Gui, acho fofinho :) Não conheço nenhum bébé com esse nome. Francisco conheço três pequeninos.

    ResponderEliminar
  18. Gosto de Francisco! É o nome do meu mais-que-tudo! E na altura a família torcia por outros e uma das outras opções era precisamente Guilherme. Mas como sempre gostei de Francisco foi o que ficou. Racionalmente não sei justificar a minha eleição... Nunca receei que houvessem mais Franciscos... mas na altura desconhecia a popularidade do nome. Só depois de começar a acompanhar este blog tomei consciência dela. Por isso, até estranhei ele ainda não ter tido nenhum colega Francisco. Mais, na creche disseram que era o primeiro Francisco que tinham!

    Em relação aos diminutivos, por norma não gosto de empregá-los para nenhum nome. Por isso, admito que sempre que alguém se aventura com o Quico ou Xico eu não tenho o menos pudor em corrigir e dizer que é Francisco. Logo quando ele for maior se quiser que o tratem por algum diminutivo já nos fará saber.

    Em relação ao duelo acho que são nomes que não se podem igualar precisamente pelos argumentos apontados pela Filipa no post. Francisco, na minha opinião, é um clássico e bastante internacional em parte porque em espanhol escreve-se e lê-se da mesmíssima forma. Guilherme é um nome da moda que para mim em alguns anos começará a perder lugares. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente não consigo compreender a fixação de muitos com a internacionalidade dos nomes. Dá-me a umpressão que todos pensam em emigrar. Num mundo tão uniformizado, considero necessário manter a identidade cultural de um país ou língua! Adoro a terminação ão e jamais deixaria de colocar o nome de um filho por não ser internacional. Discordo que a sílaba Gui seja de difícil pronúncia em países não lusófonos,salvo engano, a pronúncia é a mesma do francês.

    ResponderEliminar
  20. Prosseguindo o comentário acima: prefiro Guilherme. O apelido Gui é adorável! De Francisco, apenas não desgosto. Alda.

    ResponderEliminar
  21. Eu concordo em absoluto com o comentário da Sónia: embora sejam nomes muito usados, não são nomes da moda. E são, ambos, nomes muito bonitos. São clássicos, elegantes, intemporais e transversais a todas as classes sociais. Eu, pessoalmente, prefiro Francisco que é um nome de que sempre gostei bastante mas acho Guilherme igualmente bonito.

    ResponderEliminar
  22. Eu concordo em absoluto com o comentário da Sónia: embora sejam nomes muito usados, não são nomes da moda. E são, ambos, nomes muito bonitos. São clássicos, elegantes, intemporais e transversais a todas as classes sociais. Eu, pessoalmente, prefiro Francisco que é um nome de que sempre gostei bastante mas acho Guilherme igualmente bonito.

    ResponderEliminar
  23. Filipa,

    Em relação ao comentário da Maria, talvez a solução passasse por utilizar dois contadores diferentes para quando o duelo põe frente a frente dois nomes com popularidades muito diferentes no Brasil e em Portugal. Seria uma pena deixar de escolher nomes que, para nós aqui em Portugal, sejam perfeitamente competitivos um com o outro, apenas porque um deles não se usa no Brasil, e vice versa.

    Acho que os leitores de cada país que lhe escrevem a propôr um duelo entre dois nomes beneficiam em obter um resultado o mais fiel possível à realidade em que as crianças vão viver, e é mais que natural que um nome seja bem visto num país e não no outro.

    ResponderEliminar
  24. Sol, optei por apagar os dois comentários - acho que perceberá o motivo!

    ResponderEliminar
  25. Guilherme (sou portuguesa) :)

    ResponderEliminar
  26. Francisco

    Guilherme é muitoooooo mau internacionalmente... Ninguém sabe pronunciar, já ouviram um Inglês a dizer Guilherme?? Eu já e tive pena do Guilherme e do Inglês :\

    ResponderEliminar
  27. Por causa do "lh", essencialmente. Para quem quer um nome internacional é fugir ao lh, nh, ç, am, im, em, ão, â... Na minha opinião.

    ResponderEliminar
  28. Que giro, o meu filho chama-se Guilherme, e estou grávida do Francisco! O Gui e o Chico, gosto muito de ambos os diminutivos. :)

    ResponderEliminar
  29. Escolha difícil, são dois nomes que gosto muito. O meu voto, contudo, fica em Guilherme.

    Pessoalmente, detesto diminutivos e parte-me o coração abreviarem nomes tão bonitos. Como já disse alguém disse aqui, também não percebo a preocupação com o facto de um nome ser "internacional" ou não. Quer dizer, eu tenho de me preocupar com o facto de um inglês pronunciar mal o meu nome mas sou obrigada a pronunciar correctamente nomes ingleses? Poupem-me, ainda tenho muito orgulho na minha cultura.

    Já agora: estou um bocado parva com o facto de dizerem aqui nos comentários que Francisco não é um dos "nome da moda" quando está no Top 3 com mais de 1000 registos anuais já há não sei quantos anos! É, sem sombra para dúvidas, um dos nomes-tendência da década de 2010.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)