Anabela

em 24/09/13


Em 1960, Helena, Paula, Cristina e Anabela eram os nomes femininos mais "frescos" do top. Deolinda e Filomena já tinham ficado para trás, Ana e Maria eram praticamente impossíveis de destronar e Isabel, Fernanda e Teresa estavam tão enraizados entre as meninas como hoje estão Mariana, Inês e Carolina. 
O quarteto manteve-se popular em 1970 - e todos estão presentes no Ranking dos Rankings dos Nomes Portugueses - mas nenhum integrava o top 10 de 1980. Hoje, apenas Helena consta do top 100 de 2012, com 179 registos, sendo, a meu ver, perfeitamente contemporâneo. Bem mais abaixo, segue-se Cristina com 29, Paula com 16 e, por fim, Anabela, com 15. 
Na minha opinião, é ainda cedo para o retorno deste trio [as autoras do reputadíssimo Nameberry, regendo-se pela "Regra dos Cem Anos", apontam os nomes populares em 1920 como novas tendências para os bebés norte-americanos e por isso acho que vale a pena espreitar as listas de nomes masculinos e femininos  populares em 1920 que publiquei em 2011, que já vão ao encontro de muito do que se tem publicado por aqui nos últimos tempos], mas acho que Anabela poderia beneficiar da popularidade de Gabriela e Isabela para começar a despontar. Contudo, acho que o problema seria precisamente a concorrência, que tem um som mais contemporâneo. De qualquer forma, considero Anabela um nome bastante delicado e feminino e, ainda que seja datado, continuo a achá-lo bonito.
A origem de Anabela é discutível: uns apontam-no como a simples aglutinação de Ana e Bela, enquanto outros pensam tratar-se de uma versão de Amabel que também originou Amável e Mabília [que são admitidos em Portugal, tal como Anabel]. Pode ser que a Sol, do blog Onomástica Portuguesa, nos possa esclarecer!

19 comentários:

  1. Não gosto muito, talvez por achar demódé! Mas não é feio.
    Prefiro Arabela e Isabela!

    ResponderEliminar
  2. Adoro o nome Anabela, acho fofinho, delicado e suave para uma bebé e com presença e carácter para uma adulta.

    ResponderEliminar
  3. Anabela não é um nome que me atraia muito, mas acho que isso acontece, apenas, por considerar um nome datado... Não ia torcer o nariz se conhecesse uma bebe com esse nome, até porque acho um nome bonito, e o diminutivo Bela é apelativo.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto bastante de Anabela. Acho feminino, delicado, suave com uma sonoridade que me agrada e gosto de Bela como diminutivo.
    Se alguém me dissesse que ia ter uma Anabela eu aplaudia a escolha.

    ResponderEliminar
  5. Quando eu tiver uma filha, se tiver, irá chamar-se Anabela. O nome da minha mãe.

    Sempre achei o nome Anabela bonito, embora também o ache datado... mas para mim o mais importante é ser o nome da minha mãe. Como se tiver uma filha, ela nunca poderá conhecer a avó materna, penso que será bonito ter o nome da pessoa mais importante da minha vida.

    A minha mãe nasceu em 1958 e dizia que na escola eram imensas Anabelas. De tal modo que a minha mãe era chamada pela menina "Apelido". Se eu tiver uma filha Anabela, a criança não vai ter esse problema :P

    Fico contente de ver que os comentários ao nome são agradáveis :)

    ResponderEliminar
  6. Não estranharia ver uma bebé Anabela, de todo, mas não é um nome que eu goste
    Prefiro só Bela, aliás adoro Bela, só simples assim,é pena que não seja muito bem aceite, talvez por ser um adjectivo forte

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Anabela. Tem uma bonita sonoridade.

    ResponderEliminar
  8. Acho que tem potencial para voltar a ser mais popular. Anamar também é interessante. Quando abordar Ana tentarei falar um pouco de Anabela! :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Anabela. Soa-me a nome de princesa ;)

    ResponderEliminar
  10. gosto do nome mas os diminuitivos estragam tudo.... acho Bela e Belinha horrível.

    ResponderEliminar
  11. eu gosto :) acho delicado e adoro Ana e Bela, portanto Anabela soa-me mt bem. Isso de ser um nome datado acho sem sentido, pq raios datamos os nomes? Pra mim desde q soe bem ta td otimo! Sobre o apelido Bela, tb gosto mt, tenho uma Isabela e é Bela que lhe chamo :)

    ResponderEliminar
  12. Anabela é um nome belo. Apesar de conhece-lo não tinha conseguido roubar minha atenção. Só depois de ter lido um comentário neste blog é que procurei ler o post. A meu ver forma um par perfeito com o nome Alana, por causa do significado.

    ResponderEliminar
  13. Eu soi Anabela e muitas vezes agradeço o meu pai por me ter dado o nome da avò dele! Ok é um nome 'velho' ( eu tenho 26 anos)... Mas pra mim nao hà melhor nome que este <3

    ResponderEliminar
  14. Acho um nome muito injustiçado. Aqui no BR tem um tipo de calçado femenino que se chama Sandálias tipo Anabela. Odeio esse tipo de referência...
    Anabela é perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Mas não me importo, afinal o sapato é que tem nome de gente e não ao contrário. Esse nome está no meu top 1 ultimamente.

      Eliminar
  15. Angélica, tambem sou do Brasil e não tinha pensando nisso. Estava cogitando colocar esse nome... hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desista. É um nome perfeito: doce, raro, feminino, delicadíssimo... um nome maravilhoso.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)