Filhos dos famosos portugueses - Morgana

em 29/08/13


Nasceu Morgana, filha da cantora portuguesa Ruth Marlene. De acordo com declarações da cantora, o nome foi escolhido apenas na véspera do nascimento e por mero acaso, já que, num sonho, esse era o nome da bebé. 

Morgana está longe de ser o mais tradicional dos nomes e possivelmente até será desconhecido para muitos, que talvez estejam mais familiarizados com a versão unissexo Morgan, que deriva do galês Morcant. Acredita-se que o significado está relacionado com as palavras "círculo" e "mar". O nome Morgana é conhecido sobretudo graças à Lenda do Rei Artur, sendo muitas vezes associado a personagens místicas. Já escrevi mais sobre ele aqui, quando o opus a Oriana, num duelo em que saiu vitorioso. Em 2012, houve apenas um registo em Portugal do nome Morgana, contra os 14 de 2011. Não é, portanto, um nome muito comum no país, mas tal também não era expectável.

Para ver mais nomes dos filhos dos famosos, basta aceder às listas de Filhos dos famosos portugueses, Filhos dos famosos brasileiros e Filhos dos famosos internacionais

15 comentários:

  1. Há que ter coragem! =) Eu gosto apesar de o associar muito a historias de encantar... era um nickname que eu utilizava há uns anos atras, por isso custa-me a encara-lo como um nome "verdadeiro", mas tentando manter a minha mente aberta, longe de preconceitos, é um nome bonito!

    ResponderEliminar
  2. Sim, libertando a cabeça dos preconceitos, Morgana é um nome de fada e acho bonito. Da Ruth Marlete não se esperava um nome do top 10 e ainda bem!
    É um nome que apesar de muito invulgar não é ridículo nem a vai envergonhar. Por isso gosto.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. "Da Ruth Marlete não se esperava um nome do top 10 e ainda bem!"

    Não é bem assim. Os nomes escolhidos pela Ruth eram Tomás (no caso de ter sido rapaz) e para a menina era Carolina... provavelmente até sonhar com Morgana! Surpreendeu-me a mudança! Acho bonito o nome aparecer num sonho, uma espécie de sinal, também tenho uma amiga que já tinha escolhido o nome Mariana até uma altura da gravidez que sonhou com uma Eva... e ficou Eva!

    ADORO Morgana!!!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Morgana, é um nome inusitado mas que não será um nome embaraçoso.
    É um nome de conto de fadas, gosto muito!

    ResponderEliminar
  6. Nome de bruxa! Lol acho horrível esse nome, remete a alguma mulher sinistra ou coisa assim. Eu associo à morcego.

    ResponderEliminar
  7. Adoro o nome escolhido! Mais uma famosa a "fugir" dos nomes comuns! Bendito sonho ;)

    ResponderEliminar
  8. Mary, não conhecia as escolhas prévias da cantora: Tomás e Carolina! :) Eu é que pensei que a Ruth Marlene por pertencer ao meio artístico tivesse uma escolha mais original, à semelhança de Ana Malhoa.

    ResponderEliminar
  9. Está muito bem escolhido! Morgana condiz muito bem com Ruth Marlene! E ambos os nomes condizem perfeitamente com a história escabrosa do barman-que-é-pai-mas-que-talvez-não-seja que andou aí pelas revistas! Só se estraga uma casa...

    ResponderEliminar
  10. É diferente! Boa escolha, como disseram até que assenta bem À filha da Ruth Marlene. Não estou a dizer que seja um nome bimbo, pimba, etc., mas acho que combina com o Marlene!

    Também me lembro da Morgan Le Fay da lenda do rei Arthur.

    ResponderEliminar
  11. Acho que foi uma escolha bem gira e original :)

    ResponderEliminar
  12. Não gosto... há tantas pérolas com poucos registos, mas não acho que Morgana seja uma delas.

    ResponderEliminar
  13. Adoro Morgana é lindo e quando tiver uma filha quero por esse nome:)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)