Betânia

em 02/07/13


Betânia, que em Portugal só podia ser usado como segundo nome [entretanto foi aprovado como primeiro nome, de acordo com a atualização divulgada a 7 de Outubro de 2013], é um topónimo, já que originalmente era o nome de uma aldeia da antiga Judeia que, na Bíblia, é citada como a terra natal dos irmãos Lázaro, Marta e Maria. Betânia deriva do hebriaco "beth hannah", motivo pelo qual alguns apontam o seu significado como "casa da Graça". Outros, no entanto, indicam que significa "casa dos figos". 
Como já foi mencionado, só pode ser registado como segundo nome e, assim se poderá justificar a sua ausência das listas de registos de 2011 e 2012. No entanto, saliente-se que poderia ter sido registado por cidadãos com outra nacionalidade, o que também não aconteceu. Betânia não é, portanto, um nome popular entre os bebés portugueses, mas está bem posicionado na lista de 2011 de Inglaterra e Gales, em que ocupa a 64.ª posição. Nos EUA, a sua melhor performance ocorreu entre 1983 e 1988, altura em que conseguiu manter-se no top 100. De há uns anos para cá, tem vindo a perder muita popularidade, ocupando neste momento a 352.ª posição do ranking feminino. Não sei se o nível de popularidade no Brasil é alto, por influência da cantora Maria Bethânia, mas sei que nos últimos tempos voltou à ribalta por ser o nome de uma personagem da novela Avenida Brasil. 
Na minha opinião, os nomes terminados em -ânia estão um pouco demodé [Dânia foi o mais popular de 2012, com 34 registos] e estaria mais inclinada para o uso de Betina, que me parece mais contemporâneo, ainda que também esteja fora das listas de registos dos últimos dois anos. 

11 comentários:

  1. Eu só conheço a cantora aqui do Brasil com esse nome... De resto, nunca vi/conheci/ouvi falar de nenhuma Betânia.

    ResponderEliminar
  2. Bem pessoalmente prefiro Betânia a Betina (que não gosto).
    Não é um nome que me agrade muito, mas também, não o considero horrível ou pouco usável. Aliás não o acho muito longe de Benedita.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Filipa!
    É realmente uma pena não poder ser usado como primeiro nome, não sou adepta de mais nenhum nome acabado em -ânia, mas este fascina-me!
    No entanto não consigo imaginálo como segundo nome de um outro nome, sem ser Maria (por sugestão). No entanto, segunda a lista, parece que esta conjugação n é permitida, se bem entendi!
    Tenho esperanças de que entre para a lista de primeiros nomes quando for a minha vez de ser mamã!

    ResponderEliminar
  4. Só conheci uma Betânia até hoje, mas era o seu único nome próprio e era 100% portuguesa. Terá agora uns 27-28 anos; será que a lei se modificou em anos mais recentes?

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma Paula Betânia que terá aproximadamente 30 anos...

    Não considero que seja um nome que adquira popularidade.

    ResponderEliminar
  6. A propósito de segundos nomes... Não consideram que há nomes que são comummente usados como segundo nome? Ocorre-me o meu segundo nome Filipa assim como o masculino Filipe, Miguel, Xavier... A alguém lhe São os que eu designo "segundos nomes por excelência". Concordam? Lembram-se de mais algum?

    A que se deverá?

    ResponderEliminar
  7. Teté, pelo que li uma vez, há uns anos, quando não havia internet e os pais não tinham acesso à lista do IRN para saberem de antemão se um nome era ou não aprovado, podia dar-se o caso de o funcionário do registo desconhecer que este era proibido e efectuar o registo sem levantar problemas... :)

    Sara, temos falado aqui dos segundos nomes mais comuns e referimos sempre Sofia, Cristina, Alexandra, Patrícia e Filipa nas meninas, Filipe, Miguel, Alexandre, Manuel e José nos meninos!

    ResponderEliminar
  8. Prefiro o nome Betina a Betânia. Não gosto de Betânia (acho que é por causa da cantora mesmo rsrs).

    ResponderEliminar
  9. Eu conheço uma Betâmia! Tem 30 e poucos anos... Segundo a mãe dela queria registar Betânia por causa da cantora mas no registo nao aceitaram, entao ficou registada Betâmia! Vá-se lá entender...

    ResponderEliminar
  10. Até gosto de Betânia, Betina nem por isso.

    ResponderEliminar
  11. Eu me chamo Maria Betânia, sou Baiana.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)