Júlia

em 20/06/13


Já aqui escrevi sobre Juliana e Julieta, dois nomes que muito aprecio, e hoje, por sugestão da Vanessa, abordo o nomes que lhes dá origem - Júlia. Júlia deriva do nome de uma família romana, Juliu, da qual fazia parte Júlio César. O seu significado não é unânime mas é muitas vezes referido como "jovem" ou "cheia de juventude". A meu ver, trata-se de um nome clássico, elegante, distinto e bastante internacional. Júlia está ainda presente no sofisticado grupo de Nomes Victorianos, o que é praticamente um carimbo de sucesso. Em Portugal, foi o 50.º nome feminino mais registado em 2012, com 159 registos (150 em 2011), o que é um ótimo resultado para um nome que merece toda a atenção. É ainda fortemente popular no Brasil, onde a versão Giulia também dá cartas (em 2009, foi o nome mais registado em Itália), está no top 10 espanhol, no top 30 alemão, foi 78.º em Inglaterra e Gales, 65.º nos EUA e ainda  6.º na Áustria em 2011.
Historicamente, é obrigatória a referência a Pax Júlia, nome pela qual era conhecida a cidade de Beja durante o período romano e na cultura pop, o nome tem como grande embaixadora a atriz Julia Roberts.  Em Portugal, Júlia praticamente é sinónimo de Júlia Pinheiro, uma das mais carismáticas apresentadoras de televisão do momento mas, para mim, não há referência mais poderosa do que a música de Los Hermanos, "Anna Júlia", que, como já aqui vimos, marcou uma geração no Brasil e que ainda hoje continua a ter lugar em todas as minhas compilações musicais. Uou Uou Uou... 

19 comentários:

  1. Cada vez gosto mais de Júlia. Conheço uma que deve ter uns 20 anos e fica-lhe mesmo bem! Não é normal na geração dela mas mesmo assim não é daqueles nomes que sejam demasiado estranhos...
    Também gosto muito de Julieta, mas Juliana é que não. É nome de sopa e eu odeio sopa! :P

    ResponderEliminar
  2. gosto de Júlia, acho um nome bem sensível...

    Aqui no Brasil nasceu o filho de Eike Batista, achei o nome terrível da criança.. Chama-se Baldur, sabia nen q era nome próprio..
    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/06/nasce-filho-de-eike-batista-e-flavia-sampaio.html

    ResponderEliminar
  3. OH ANA JULIAAAAAAAAAAAAAAA :D

    Os meus nomes preferidos para meninas eram Teresa e Júlia mas umas certas senhoras da televisão envolveram-se em zaragatas e agora etsão riscados da minha lista.

    ResponderEliminar
  4. ADORO JÚLIA,

    Juliana é nome de Sopa, prefiro Júlia.

    Julieta era o nome da minha avó paterna, por isso tenho um carinho especial por ele. Axo romantico, mas para uma bébé prefiro Julia.

    A minha outra avó era Rosalina (também bonito né?)

    Conheço uma menina Júlia, de 5 anos.

    Gosto muito de júlia Maria. Mas se não se quisesse usar o maria que outros 2º nome ficaria bem com júlia?

    ResponderEliminar
  5. Ahahahah é coincidência ou escolheu para a foto uma Júlia Pinheiro pequenina?? Com a mão no sapato e tudo (como ela faz) tal e qual...lol...muito bom.

    Júlia gosto, Juliana assim assim, Julieta nem pensar

    ResponderEliminar
  6. Júlia, em 2011, foi o 1º no TOP dos nomes mais usados no Brasil e, em 2012, o 2º... para mim, ficou vulgarizado.

    ResponderEliminar
  7. Eu, também, cada vez mais gosto do nome Júlia, agora Juliana adoroo é um dos meus nomes preferidos =) não associo nada a sopa que também odeio lol Julieta já não gosto tanto..

    ResponderEliminar
  8. Eu juro que não pensei na Júlia Pinheiro quando escolhi a foto e até escolhi a foto antes de escrever essa parte do texto, mas agora só olho para a menina e vejo a JP... :D

    Em relação à sopa, prefiro pensar que tem um nome bem mais sofisticado do que Caldo Verde... :) A sério, acho Juliana bonito demais para se perder por associação!

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de Júlia e de Juliana, de Julieta não...
    Não é a apresentadora e a sopa que me vão fazer não gostar dos nomes.
    Também gosto de Teresa. Bem, se formos por aí temos uma série de apresentadores e outras celebridades com nomes bonitos, não entendo porque riscar nomes tão bonitos, só porque são nomes de famosos, mesmo que não gostemos muito dos famosos. Acho que é preciso algo mais forte do que isso para se deixar de gostar de um nome, quando se gosta realmente. Também não sou fã da Júlia P. e da Teresa G., mas não são más pessoas, são só apresentadoras, e não são assim tão influenciáveis e importantes para que eu só por causa delas, deixe de gostar dos nomes. Então a sopa...Muito menos :)

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto do nome. A sonoridade do "Jú" inicial é suave e doce. Para mim seria uma opção.

    ResponderEliminar
  11. Adoro!! Se os filhotes mais pequeninos tivessem sido meninas, um deles chamar-se-ia Júlia (e o outro Marta ou Catarina). :)

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de Júlia, acho um nome delicado, mas não colocaria na minha filha por ser muito comum. E também porque iam ficar se referindo a música dos Los Hermanos haushauhsuahusa

    Bonito, mas provavelmente não colocaria.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho uma amiga brasileira que se chama Júlia e eu trato-a por Jú acho fofo.
    De Júlia até gosto, Julieta acho lindo e romântico (este é um nome que ganha por associação) e confesso que não gosto de Juliana.
    E prefiro Júlia a Júlio que é um nome com o qual não simpatizo mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Eu ca venho por este meio a desejar o bom gost d qm dix pr o nome Julius mas é todo caso é julia

    ResponderEliminar
  15. O meu nome é Maria Júlia e gosto muito,e o que eu gosto mais é o facto de não ser um nome muito comum em portugal

    ResponderEliminar
  16. Sou Julia sem acento, adoro meu nome. Porém muitas pessoas dizem que não combina comigo, não entendo o porque.

    ResponderEliminar
  17. Para mim, Júlia é um nome que gosto cada vez mais.
    Pares perfeitos:
    Júlia e Joana
    Júlia e Teresa
    Júlia e Luísa
    Júlia e Maria

    Júlia e José
    Júlia e Miguel

    ResponderEliminar
  18. Filipa e o que vc acha da versão masculina Júlio?

    ResponderEliminar
  19. Júlia é um dos meus nomes preferidos e será o nome de baptismo da minha futura sobrinha. Os pais procuram agora um composto perfeito para a sua primogénita. Gostaria de saber qual a opinião da Filipa e dos leitores deste blog. Muito gratos! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)