Carlota

em 05/06/13


Carlota tem origem no alemão antigo Charal que, mais tarde, evoluiu para Karl, mas chega-nos através do latim Carolus e, mais concretamente, pelo italiano Carlotta, significando "forte" ou "livre". Na minha opinião, estamos perante o nome português feminino com mais estatuto. Para mim, mais do que um nome, Carlota é quase um logótipo de uma marca de luxo, por tudo aquilo a que o associo. 
Em 2011, quando acedi pela primeira vez à lista completa de registos, tive uma enorme surpresa ao perceber que o nome estava na 40.ª posição do ranking, com 248 registos e, ainda hoje, olhando novamente para aquela lista, este resultado parece-me quase inacreditável. Em 2012, Carlota baixou para os 199 registos e para a 44.ª posição, sendo ultrapassado, por exemplo, por Benedita e Ema, mas, ainda assim, é fenomenal. Carlota não integra o meu lote de nomes preferidos mas não é isso que provoca o meu espanto, e sim as reacções adversas que o nome costuma provocar. Estes números fazem com que Carlota pareça bem mais consensual do que sempre supus. Carlota usa-se há centenas de anos em Portugal e não tenho forma de comprovar o que vou dizer a seguir, até porque apostaria na sua estabilidade mas, olhando para os nomes que estão mais na moda hoje em dia, diria que é possível que Carlota seja mais popular agora do que há duas ou três décadas, já que parece fazer muito mais sentido junto de Leonor e Matilde do que junto de Inês, Sara, Carla, Sara, Paula ou Anabela.


Atualização

Hoje já possuo dados que confirmam a ideia de que este é o momento de maior popularidade de Carlota desde 1990. O nome entrou no top 100 em 1998 e entrou no top 50 em 2005. Em 2011 teve um pico de registos, ultrapassado a barreira dos 200, o que só se viria repetir em 2014, passando de 168 registos em 2013 para 230 em 2014.




42 comentários:

  1. Detesto precisamente por isso...
    É nome de menina de bem.
    Acho feio.
    Mas vai subir porque agora há uma pequena Carlota nos blogs muito famosa, cheia de lacinhos, rendas e folhinhos a dar dicas de moda (embora me pareçam dicas para o próximo Carnaval ). Vão nascer muitas bonecas Carlotas para encher de lacinhos. Blhac.

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço esse blog e a menina é muito fofinha =)
    Mas realmente Carlota é dos poucos nomes que eu realmente não gosto. Sei que é um nome de "bem", mas não considero nada um nome elegante... Lembra-me Pipilota, dos desenhos animados, considero um nome "cómico".

    ResponderEliminar
  3. Chique mas horrível e não há lacinhos suficientes neste mundo para o embelezar...

    ResponderEliminar
  4. Tive de me rir com o 1º comentário! :D
    Lembrei-me logo dessa Carlota. A menina é muito querida, e as roupinhas dela fazem jus ao nome. É mesmo uma Carlota.
    Muito chique e pindérico para o meu gosto! :)

    ResponderEliminar
  5. Carlota lembra-me sempre bolota.
    É "nome de bem" mas para mim chique é outra coisa... além disso não consigo imaginar uma adulta com esse nome, é nome de criança (quer dizer, até conheço uma Carlota de 18 anos, mas em abstrato continua a ser nome de criança pequena).
    Quanto ao blog, fui espreitar e são muitas rendinhas e laçinhos para o meu gosto. Bah.

    Já agora: tenho ideia que Carlota é "prima" de Charlotte, tão popular nos EUA. Mas, ao contrário de Carlota, acho Charlotte um nome muito fofinho!

    ResponderEliminar
  6. Carlota... Sarota, Anota, Isabelota! É esta a minha perspectiva do nome!

    Tal como não gosto de Julieta e Marieta prefiro Júlia e Maria...Acho meio ridículos estes nomes.
    Terminado em -ta só mesmo Violeta,esse sim lindo.

    ResponderEliminar
  7. Independentemente de ser nome de bem ou chique ou lá que mais eu gosto e sempre gostei de Carlota. Prefiro a Leonor ou Matilde... Acho sóbrio e imponente. Quanto a usar numa filha, tem muitos outros nomes que prefiro..
    Contudo tive uma gata Carlota no passado, era persa cor cinzenta :) o nome assentava-lhe na perfeição!

    ResponderEliminar
  8. Gostava que fizesse uma abordagem do género sobre o nome Salvador.

    ResponderEliminar
  9. Carlota para mim soa-me a diminutivo depreciativo. Ainda por cima muito utilizado por gente " de bem"! Para mim, não, mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Eu pessoalmente não gosto do nome mas conheço várias Carlotas e são todas meninas queridas de personalidade forte e é a isso que associo o nome.
    Tmb prefiro a versão inglesa/francesa Charlotte acho mais delicada,
    E conheço umas irmãs Carolina e Carlota sempre achei graça ao conjunto.

    ResponderEliminar
  11. Eu, pessoalmente, fico contente por haver tanta gente a não gostar de Carlota. Quando os nomes elegantes e bonitos são consensuais, é uma desgraça. Há uns 20 anos atrás, nomes como Madalena, Leonor, Matilde, Tomás ou Diogo eram nomes característicos duma certa classe social. Agora são aos milhares e, de tão usados, já não se suportam, embora sejam objectivamente nomes bonitos. Acho óptimo que existam nomes que as pessoas achem chiques e não gostem nada. Quem os usa e gosta deles, até agradece que não os vulgarizem...

    ResponderEliminar
  12. Teresa concordo consigo! Agradeço que não gostem, não usem e não vulgarizem ;)

    ResponderEliminar
  13. Pois para mim não é chique...De chique nada tem...Como é que um nome terminado em ota pode ser chique???
    Carlota é o diminutivo de Carla! Carla é chique???? Pessoas com estatuto usam o nome Carla nas filhas? Não! Pelo contrário se calhar acham parolo, nome de pobre! Então como pode Carlota ser chique??
    Não é por ser usado nas classes altas que é automaticamente chique.
    Matilde Leonor Beatriz sim são chiques mesmo estando vulgarizados, são nomes elegantes e que caem bem numa menina pequena e numa mulher feita.
    Carlota é uma Carla pequenina, não é chique numa mulher. Nunca. Duvido que alguma mulher de 30 anos goste de se chamar Carlota.
    Não sou fã de nomes tendenciosos mas se alguém quer um nome com estatuto e chique há tantos outros bem mais bonitos!
    Pois lamento mas Carlota para mim é dos nomes mais feios que existem, e felizmente nunca se tornará num nome muito usado em Portugal.

    ResponderEliminar
  14. Pessoalmente não gosto, acho mesmo que é daqueles nomes que ou se ama ou se odeia, como aliás se pode concluir pelos comentários.
    Carolina é bem mais giro e soft e se eu gostasse de Carlota pensaria duas vezes, e talvez optasse antes por Carolina:)

    ResponderEliminar
  15. Gosto do nome Carlota! Acho-o divertido. Associo-o a um nome moderno.
    A miúda da foto não tem NADA cara de Carlota.

    ResponderEliminar
  16. Sigo o seu blog com regularidade mas até hoje nunca fiz nenhum comentário...sendo o tema o meu nome não quis deixar de enviar o meu etstemunho: Tenho 37 anos e adoro o meu nome. Gosto dele por ter sido sempre único. Fui a única no colégio, no liceu e até emsmo na faculdade. Só começou a aparecer mais em meninas que hoje terão os seus 20 anos. Nunca tive qualquer tipo de complexo e nunca fui alvo de qualquer brincadeira.
    Gosto e sempre gostei de nomes invulgares e, na minha altura, Carlota era definitivamente invulgar e polémico até. Os meus pais contam que quando o deram ninguém da familia gostou.Acharam muito pesado. Queriam que fosse Mónica (1976).
    Fiz o mesmo com as minhas duas filhas. Procurei nomes bonitos, distintos e acima de tudo muito pouco usados. Quando andei no colégio na minha bata a minha Mãe apenas teve de colocar o meu primeiro nome. Era a única. O mesmo acontece com as minhas filhas.

    ResponderEliminar
  17. Carlota, obrigada pelo seu testemunho! Mas deixou-me curiosa em relação ao nome das suas meninas :)

    ResponderEliminar
  18. Filipa, temos uma Violeta e uma Concha ( por coincidência uma das combinações que sugeriu no seu último post sobre o nome Violeta).

    ResponderEliminar
  19. Não gosto nada de Carlota.
    Tenho 19 anos e sou Eliana Inês, não gosto muito da conjugação, nem do nome "Eliana" mas agora com o blog e pela quantidade de bloggers que são "Inês" começo a ficar cansada e a achar que talvez Eliana seja mais bonito.
    Continuando...
    Carlota associo à Carlota Cambalhota que era uma boneca na minha altura de criança. Não gosto sequer desse nome para uma jovem, imagine-se "Dr Carlota", acho simplesmente parolo esse nome pela sonoridade.
    Quanto ao ser chique ou não, minhas caras, a maior parte das mulheres poderosas no mundo tem nomes bem vulgares. Não tem nada a ver o facto dos nomes "chiques" serem definitivamente pessoas chiques.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As carlotas são especiais e Únicas pois a poucas no mundo enquanto Inês Leonor e esses n são nada especiais não e nada parolo e dr CARLOTA da um aspecto de grandeza e sabedoria. Amo o nome . VIVA AS CARLOTAS!!!!

      Eliminar
    2. VIVA AS CARLOTAS!!!! Sem duvidas, especias e muito poderosas!

      Eliminar
  20. Cada um escolhe o nome que acha bonito para o seu bebe! alêm do mais será que algum nome é aceite por todas as pessoas?! é obvio que não.
    Acredito que Drª Carlota seja estranho, mas se for Prf.ª Carlota já tem a sua piada!!!

    ResponderEliminar
  21. caso não me identififico com a maior parte da defenição mas lá esta, quem define o nome é a pessoa e não é o nome que define a pessoa!

    ResponderEliminar
  22. Tanta coisa por um nome? E desde qdo Charlotte e melhor que Carlota? Nem sequer é português e faz lembrar "Charlot". Carlota é um nome perfeitamente normal como Isabel, Sofia ou Urraca. Pq razão Dra Carlota é mau? Tanta critica desnecessária e inútil.

    ResponderEliminar
  23. as Carlotas que conheço são todas cheias de mania e arrogantes, fazem-me detestar o nome!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o peso que um nome tem na definição do carácter de alguém? Com certeza que criar esse tipo de rótulos e ser preconceituoso tem um impacto muito maior na educação de uma criança.

      Eliminar
  24. É um nome perfeitamente normal mas de facto ou se ama ou se odeia. Eu odiava mas agora gosto, não morro de amores mas gosto! :D

    ResponderEliminar
  25. Tô ficando possessa!
    Você odeiam um nome! Cara. Que coisa.
    " eu definitivamente não gosto do nome Carlota, acho muito feio e bláblábla!"

    Carlota é um nome lindo que me cativa! É um nome único e mal apreciado. O significado é lindo e ainda mais encantador. Pessoas que normalmente tem esse nome são marcantes.Sem duvida ele está em primeiro lugar da minha lista de nomes favoritos.
    Tive um ursinho chamado Carlota e vou colocar esse nome em outras coisas também, pois desde que o ouvi não consigo esquece-lo.
    O nome da minha filha vai ser Carlota :3 Sério.

    ResponderEliminar
  26. Muito mais bonito, que certos nomes que soam a marca de automóvel.

    ResponderEliminar
  27. sou Carlota confesso que no meu tempo de adolescência sofria ate entender o porque da homenagem.Que minha mãe Quiz fazer para minha vó que faleceu quando minha mãe tinha apenas 10 anos.Hoje uso codinome Carla na internet porque para trabalho é Carlota.Mais vou dizendo este nome é forte hoje sei mais no tempo de criança só não sofri porque era esperta e quando me colocavam um apelido eu olhava um defeito da pessoa e colocava um apelido onde a pessoa ficava incomodada e vinha reclamar onde eu falava meu nome é Carlota se vc falar direito te chamo pelo nome .Pronto caso resolvido

    ResponderEliminar
  28. tudo bem! carlota e um nome invulgar mas bastante bonito e e a pessoa que carateriza o seu nome

    ResponderEliminar
  29. Carlota...
    Adoro o meu nome, e depois dos comentários que vi só vou dizer,vão ganhar gosto... Dou me com amigas com grande estatuto e maior parte delas tem irmãs ou primas com o nome "Carlota". O nome Inês, Sofia , Mariana , Leonor já fartam , velhos e Leonor é de pouco estatuto. Prefiro mil vezes Carlota , Maria do Carmo (Carminho) , Madalena, Luisinha,Maria do Rosário (Rosarinho),Constança, Teresa, Benedita, Francisca, Matilde , Pilar ... Gente de baixo nivel

    ResponderEliminar
  30. Gostava de deixar um pequeno comentario sobre o nome Carlota como mae de uma Carlota. E de facto um nome diferente, mas e tambem um nome forte, quando registei a minha filha a funcionaria disse-me que era um nome pouco vulgar mas imponente ainda para mais quando eu reafirmei que a bebe se iria chamar Maria Carlota. Na altura a minha familia associava o nome a rainha portuguesa Carlota Joaquina de mau feitio mas hoje adoram. Concordo que se ama ou se odeia, mas... nao e assim com muita coisa na vida? hoje a minha filha adora quando era pequena odiava enfim... mas eu adoro e continuo a pensar que foi o melhor nome que podia ter escolhido para ela, e quase como Eugenia os sentimentos sao os mesmos hoje adoro o meu nome porque tambem nao e vulgar
    Eugenia

    ResponderEliminar
  31. Gosto muito de Carlota mas sei que se algum dia der esse nome a uma filha a família vai rir-se. O mesmo acontecerá com salvador, santiago, valentina, julieta, frederico/a, etc.... Mentalidades. Opiniões. Eu gosto.

    ResponderEliminar
  32. Carlota é um nome que de facto assentará bem em raras pessoas. Serão poucas as personalidades a conseguir fazer jus a um nome que mistura uma natureza doce com um vinco de uma personalidade tão forte. Carlota fica perfeito atribuído a uma criança, e fica distinto, terno e elegante atríbuido a uma pessoa num contexto profissional, como Dra. Carlota. Acho brilhante! Não fui Carlota por uma unha negra. Adoro o meu nome, Carolina, nada a lamentar portanto. Mas se um dia tiver uma FILHOTA, será certamente, CARLOTA! Que assim continue, e o bom gosto não se perca na vulgaridade! :)

    ResponderEliminar
  33. Eu gosto, apesar de preferir a escrita: KARLOTA...rs
    Não sei porquê me identifico tanto com esse nome.

    ResponderEliminar
  34. Realmente o nome Carlota gere alguma controvérsia, como quase tudo o que é diferente. Tenho uma filha que se chama Carlota e o nome assenta-lhe na perfeição: é uma rapariga com uma personalidade destinta, delicada e amável. Possui uma beleza exótica que não deixa ninguém indiferente. Não sei se é o nome que exalta estas qualidades ou ao contrário mas encaixa-lhe como uma luva. Agrada-me que este nome não seja muito vulgar....

    ResponderEliminar
  35. Me chamo Carlota, tenho 24 anos, herdei esse nome de minha bisa. Quando criança eu não gostava muito de Carlota, e sempre usava meu segundo nome, Caroline, mas hoje amo meu nome, e tenho orgulho de ter um nome diferente, são poucas Carlotas, é um nome único, e bem forte. Viva as Carlotas 😍

    ResponderEliminar
  36. Também me chamo Carlota hj estou acostumada com o nome mas quando criança existia bullying com meu nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)