Sheila

em 17/05/13


Por sugestão da Bia, o nome do dia de hoje é Sheila, um nome de origem irlandesa que se formou a partir de Sile e que é uma variante de Cecília pelo que partilham o mesmo significado: "cega". Tem pouca tradição em Portugal (em 2012 teve sete registos e Cheila teve quatro) mas, nos EUA, foi popular entre 1942 e 1972, período em que se manteve no top 100. Hoje, no entanto, está fora do top 1000 e parece-me um nome que tende ao desuso. Creio que este nome tem alguma implantação no Brasil mas tenho ideia de que também já não será muito comum em bebés. Sheila não faz parte do meu lote de nomes preferidos e, no mesmo estilo, prefiro o já mencionado Cecília, Célia ou até Leila

37 comentários:

  1. Não gosto sinceramente, lembra-me nome de boneca, tipo Nancy... E sem duvida que associo mais a nome brasileiro. Prefiro mil vezes Cecília, ou Célia (apesar que tb não sou muito fã deste ultimo).

    ResponderEliminar
  2. Em certos sítios, Sheila é outro nome para hm... meretriz.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que a orma verdadeira de dizer o nome é "xila". Em Portugal toda a gente lê "ei" e fica foleiro. Normalmente uma "Sheila" é uma rapariga que se produz toda para a noite.

    ResponderEliminar
  4. Nao gosto de Sheila, nem Celia :s ... Cecília e bonito :)

    ResponderEliminar
  5. Sheila.... não gosto não faz o meu estilo de nomes, mas parece-me um nome normalíssimo e inofensivo... Acho que é do género de Kelly... normal, conhecido, mas totalmente em desuso ...
    Parece que todos os nomes são rotulados de alguma coisa: de pobre, de rico, de cigano, de velho, de isto de aquilo! Mas de prostituta nunca tinha lido....Realmente não faço ideia quais são os nomes das prostitutas ..Nem sabia que elas tinham nomes específicos... até fui ao Google escrever Sheila...mas só me apareceram mulheres normais nas imagens...nada de mulheres produzidas para a noite. Acredito que hajam Sheilas prostituas...Como há Anas e Marias... Mas nome de ....? Já agora gostava de saber quais são outros nomes de mulheres dessa profissão, fiquei curiosa hehehe

    ResponderEliminar
  6. Não gosto mesmo nada deste nome... E concordo com a Christina. Talvez por associações pessoais, mas imagino logo alguém com uma vida na noite e sem futuro nenhum... :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamo me Sheila e não sou nada disso! Trabalho e pago as minhas coisas

      Eliminar
    2. Eu vendo esse comentário e me chamo Sheila 😭😭

      Eliminar
    3. Sem futuro nenhum isso realmente é uma grande ofensa me chamo Sheila e isso é muito diferente sou esforçada trabalho e pago pelas MINHAS coisas não existem muitas pessoas com o nome Sheila no Brasilas devemos respeitar elas como respeitamos os outros pois devemos ser respeitados igualmenteme Sheila no Brasil

      Eliminar
  7. Vou-me explicar melhor. Uns amigos de um amigo meu de Gaia estavam sempre a dizer coisas do género "ei, aquela gaja é tão Sheila", como oferecida, veste-se provocantemente, enfim, essas coisas machistas de liceu.
    Por outro lado conheci uma Cheila no meu liceu (onde não se usava essa palavra) que estava sempre nos quadros de honra.

    ResponderEliminar
  8. Uma Sheila não é uma prostituta, é uma rapariga que se produz toda para a noite. Noite = discoteca, etc. Ou então no dia-a-dia. "Aquela é mesmo Sheila"...

    Acreditem em mim, sou do Porto.

    ResponderEliminar
  9. não gostei nada da informação publicada pela filipa!!Achei um desrespeito com todas as pessoas que assim como eu tem esse nome!!!
    E a comparação feita tbm é super desrespeitosa...
    Não gostei
    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito preconceitosa a opinião. Está em desuso assim como Sofia esteve por muitos anos. Prostitutas também são pessoas, e tem direito ao uso de nome. O que acharem mais interessantes . Não gostar é uma coisa , ofender é outra. Meu nome é Sheila, sempre amei o nome que meu pai escolheu. Deu me muita sorte na vida. Sou bem sucedida como Defensora Publica, no meu casamento e com meus filhos.

      Eliminar
  10. O que eu escrevi não é, de forma alguma, desrespeitoso. Em relação aos comentários, quando os li, já havia outra pessoa a corroborar a informação da Christina, que é uma comentadora muito credível e, como tal, achei que seria um dado pertinente para alguém que possa estar a ponderar escolher este nome saber que na segunda maior cidade no meu país o nome é sinónimo de outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome pouco tem a ver com a personalidade da pessoa me chamo sheila me produzo pra trabalhar a noite mas trabalho como policial. Tem gente que fala muita besteira perde a oportunidade de ficar calado!!

      Eliminar
    2. Verdade,as vezes as pessoas perdem a oportunidade de ficar calados...tambem me produzo a noite,principalmente aos domingos para ir a igreja Louvar e Adorar ao Senhor Jesus,pois sou Crista Evangelica e tambem tenho esse nome e sou mt ao contrario desses comentarios desnecessarios e ofensivos...pois o que importa para Deus nao sao os nomes,mas sim o coraçao e o carater de cada um!!!

      Eliminar
  11. sheila nao gosto nada, mas cecicilia gosto bastante, embora o seu significado seja o motivo q nunca colocaria esse nome em alguem...pra mim os significados dos nomes contam :)

    ResponderEliminar
  12. Meu nome tbm e scheila, mas nao sou prostituta rapariga enfim...acho que vcs devem ter um pouco mais de etica consigo mesmo e parar de flr bobagens.

    ResponderEliminar
  13. Me chamo sheila e adoro o meu nome e se alguem quiser colocar o nome sheila em sua nenem,saiba que as mulheres com esse nome sao mulheres maravilhosas e muito honestas, fiquei indignada com esses comentarios maldosos e sem noção, acho que todas nos mereciamos muitos pedidos de desculpas

    ResponderEliminar
  14. Me chamo sheila e m arrumo p ir nos cultos .vou d leg e camiseta nda prvocante.e esto estdando radiologia. nomes nao tem nda. haver e sim caráter de cda pessoa

    ResponderEliminar
  15. o meu nome é sheila e não concordo com nada do que dizem... eu sou uma boa estudante e não gosto de ser o centro das atenções.... simplesmente respeito a vossa opinião mas não à acho susta... nem todas as sheila´s são oferecidas

    ResponderEliminar
  16. deparei-me com este post agora, e é incrivel como em 2015, as pessoas do porto continuam a insistir no uso do nome 'sheila' como definição para 'meretriz', 'miuda que se arranja para a noite' ou 'sem futuro. felizmente gosto imenso do meu nome, sou licenciada em jornalismo e considero-me bastante inteligente. e sim, adoro arranjar-me para sair à noite, como QUALQUER mulher q preze a sua imagem e tenha gosto em sentir-se linda e feminina. não sei de quem veio essa moda estupida do nome sheila ter o significado que tem APENAS no porto e arredores... muito criativos não haja duvida. um bem haja a todas as sheilas ou cheilas, que o nosso nome nunca desilude :)

    ResponderEliminar
  17. Meu nome è Sheila e tenho muito orgulho do nome que meus pais me deram,esse nome além de boa fonética, è muito bonito. Sou carioca,católica, casada, mãe,mulher de bem e muito bem sucedida. Tenho certeza que a maioria das mulheres que não simpatizam com o nome Sheila,perderam algo ou alguém e morrem de inveja ou ressentimento de alguma "Sheila" forte, decidida e vencedora. Sheila è nome marcante pra muita gente ..porque ser uma Sheila.. não è pra qualquer uma..
    . Me senti obrigada a postar aqui.. porque foi muito preconceituoso e leviano o comentário de vocês.

    ResponderEliminar
  18. Meu nome è Sheila e tenho muito orgulho do nome que meus pais me deram,esse nome além de boa fonética, è muito bonito. Sou carioca,católica, casada, mãe,mulher de bem e muito bem sucedida. Tenho certeza que a maioria das mulheres que não simpatizam com o nome Sheila,perderam algo ou alguém e morrem de inveja ou ressentimento de alguma "Sheila" forte, decidida e vencedora. Sheila è nome marcante pra muita gente ..porque ser uma Sheila.. não è pra qualquer uma..
    . Me senti obrigada a postar aqui.. porque foi muito preconceituoso e leviano o comentário de vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sheila: ninguém é obrigado a gostar do seu nome, tal como ninguém tem obrigação de gostar do meu. E não é por causa de inveja, ressentimento e outras razões parvas que apontou. Muitas pessoas não gostam de determinado nome simplesmente porque não gostam, ou porque lhes soa mal ao ouvido, não faz o género dos nomes favoritos, etc. Parece-me que você é que tem algum complexo de inferioridade para se ver "obrigada" a fazer um comentário deste género.

      Eliminar
  19. Tambem sou Sheila de Mocambique sou tudo isso que o nome diz mas nao sou prostituta ,sou envagelica ,consultora de marketing ,batalhadora consigo tudo que querro ,gosto de me arrumar bem ,tenho auto-estima ,amo muito ,facil de fazer amizades ,determinada ,noiva e feiz .amo meu DEUS

    ResponderEliminar
  20. Eu fica pasma como pode ter gente tão ignorante, preconceituosa e deselegante.

    Sou uma mulher realizada, advogada,amada, noiva, feliz e forte como o meu nome, SCHEILA!

    Agora já que uma relação direta entre a personalidade de uma pessoa com o nome, vcs que julgaram as pessoas pelo nome em questão poderiam publicar o nome de vcs para nós podermos enquadrá-los em estúpidos!

    ResponderEliminar
  21. Pessoas: acalmem-se e tomem um xanax! Antes de começarem a disparatar e a fazerem-se de virgens ofendidas, percebam o contexto cultural das coisas. E o contexto cultural de Portugal é diferente do do Brasil.

    Percebi que a Filipa acrescentou a informação da Christina e mais tarde apagou por respeito aos seus leitores, é compreensível.

    E não é só no Porto, mas também na zona centro de Portugal que “Sheila” é utilizado como SINÓNIMO de meretriz, mulher oferecida, mulher da vida, etc. Eu sou de Coimbra e posso confirmar a informação. É utilizado como um sinónimo ou adjectivo, não é a conotação que dão às pessoas chamadas Sheila. Conheço uma rapariga (palavra que no Brasil é sinónimo de prostituta, já agora) que se chama Sheila e nunca a catalogaram com esses adjectivos só causa do nome.

    Ainda bem que gostam do nome que têm, pessoalmente não faz o mesmo género (e não é só por causa do sinónimo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei parva com estes comentários. Acho bem as pessoas gostarem do próprio nome, mas virem dizer que quem não gosta é porque tem inveja de alguma pessoa que partilha o mesmo nome é que sinceramente...

      Eliminar
    2. Este é o meu post original, não o editei desde o dia da publicação. As pessoas reagiram foi à informação deixada por outros leitores, o que compreendo, já que se está a associar um nome a algo pejorativo :(

      Eliminar
  22. Estão muito mal informados kkk.Para transmitir uma informação, é necessário se ter maior conhecimento, para não passar informação errada (sou formada em história).
    O nome "Sheila" ou "Cecília" não tem significado pejorativo. Ao contrário, era utilizado em pessoas cegas, que detinham grande sabedoria.
    Agora, se o nome foi frequentemente utilizado por pessoas como, por exemplo, prostitutas.. devido ter sido um nome mais famoso em outras épocas, aí é outra história..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a mal informada é a senhora. Dass lá pras ofendidas!!!

      Eliminar
    2. Oh minha nossa senhora... Faltamos a muitas aulas de interpretação de texto, não faltamos? Assim como as suas conterrâneas...

      Eliminar
    3. Não, vocês que parecem se importar demais! Só estou tentando passar um pouco mais de conhecimento para as pessoas. Mas, parece que não deveria perder meu tempo 😉😉

      Eliminar
    4. E mais, quando me refiro ao erro de informação, me dirijo aos comentários e por haver outros significados.
      Agora, ouvir só o que é de seu interesse, é ruim pra você mesmo!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)