Nomes modernos para meninos

em 07/05/13


A Ana Patrícia, que já é mãe de duas meninas chamadas Ema e Alícia, está grávida de um menino para o qual ainda não encontrou o nome perfeito. Se o bebé fosse uma menina, a sua lista incluiria nomes como Bianca, Núria, Camila ou Luna mas a escolha está complicada porque acha os nomes masculinos muito "sem graça". 
Partindo do princípio que a Ana Patrícia é portuguesa, olhando para estes seis nomes femininos e olhando para a lista de nomes populares masculinos em Portugal, é fácil perceber por que é que não se identifica com os nomes masculinos. Se tentássemos fazer uma espécie de paralelismo, não seria fácil encontrar no top 100 nomes que correspondessem às caraterísticas mais evidentes destes femininos: nomes que só se tornaram comuns no país muito recentemente mas, ainda assim, fáceis de identificar como nomes próprios. Ou seja, "nomes modernos". No top 100 masculino de 2012 [os femininos citados estão todos no top 100 feminino], estes são os nomes que, a meu ver, se encontram mais ou menos na mesma situação: Santiago, Diego, Enzo, Ivan, Lisandro, Davi, Noah, Benjamim, Alex e Luca. São pouquinhos e a tendência mantém-se mesmo quando saímos do top 100, onde apenas encontro estes: Romeu, Eric, Leo, Ian, Rubim e Rúdi. Para piorar a situação, lembro que neste momento já estamos na fronteira dos dez registos, o que é manifestamente pouco, face à popularidade dos nomes das irmãs, que se encontram no top 50. 
Como é evidente, os nomes modernos não têm de ser criações recentes mas têm de possuir uma sonoridade contemporânea (e é isso que faz com que nomes como Martim, Tomás ou Rodrigo sejam considerados modernos quando, na verdade, podem ser remetidos para muitos séculos atrás). Nesse sentido, e apesar de me parecerem muito mais tradicionais do que os seis nomes femininos que originaram o post, acho que também podemos considerar como nomes modernos Gabriel, Lucas, Vicente, Mateus, Samuel e Xavier. 
Lá longe, em 2010, criei uma lista de nomes modernos masculinos que ainda me parece atualizada, e à qual gostaria de acrescentar as seguintes sugestões, que são um pouco mais invulgares:


  • Aléxio e Alexis
  • Amós, Áser, Ariel, Caleb, Eli, Jacob, Levi e Uriel - nomes bíblicos, forte tendência internacional 
  • Gui, Max, Iago, Lael, Mel e Pepe
  • Carmim e Jasmim
  • Alano, Oceano, Romano e Solano

Resumidamente, a busca por um nome moderno masculino é tarefa muito complicada. Os nomes masculinos registados em Portugal são, na sua grande maioria, nomes tradicionais e aqueles que se afastam desse rótulo podem ser considerados "estranhos". 
Quais são, na vossa opinião, os nomes modernos masculinos portugueses e quais recomendariam à Ana Patrícia? 

24 comentários:

  1. Realmente os nomes de rapaz modernos são uma pobreza.
    Para menina há todo um folclore de nomes!
    E se repararmos a maioria dos nomes que se podem considerar modernos, de rapaz, são estrangeiros. Uma pobreza mesmo!
    Alícia e Ema são dois nomes que vejo como modernos e delicados...
    Dentro desse género acho que estão: Noah, Rubim, Benjamim, Mateus, Romeu, e ainda acrescento Isaac.


    PS: João Cabeleira foi pai de uma menina no dia 26 de Abril: Fátima.

    ResponderEliminar
  2. Voto em Gabriel, Samuel e Matias. Acho os 3 lindos !

    ResponderEliminar
  3. E são os 3 portugueses e internacionais :)

    ResponderEliminar
  4. Bem , para acompanhar Ema e Alicia, tendo em conta as opcoes caso fosse menina, o meu conselho é: Lucas, Matias, Mateu, Hugo, Enzo. Falando em Bianca acho que deveria explorar mais o nome no blog, esta muito proximo de Beatriz, dá para utilizar o mm diminutivo Bia, acho um nome muito delicado mas que sofre d grande preconceito infelizmente.

    ResponderEliminar
  5. Compreendeu-me muito bem... Não é facil mesmo. Esses primeiros que refere já os vi mas são espanhóis, ingleses, italianos... É por isso que nao acho gracinha nenhuma.
    Obrigada pelas sugestões, de todas essas só achei graça a Benjamim, Rubim, e Mateus... :) Poucos mas bons,gosto mesmo :)
    Nas meninas tive dificuldade em escolher porque gostava de tantos e agora com o menino tenho dificuldade porque não gosto de nenhum lol
    Anna eu adoro Bianca! A Alícia já era para ser Bianca mas o pai quis Alícia por rimar com o meu nome, depois era para ser para a 2ª mas ficou a Ema porque apaixonei-me por esse nome quando tomei conta de uma menina com esse nome, e não me saia da cabeça.

    Bem, logo vou mostrar os 3 nomes que gostei ao marido e ver o que ele diz .

    ResponderEliminar
  6. @ Ana Patrícia

    Mas Alícia tb é lindo, então Ema está sem duvida nos meus preferidos para menina =) e acho que não corre o risco de se tornar muito popular (por agora) E já agora diz Éma ou Êma?

    ResponderEliminar
  7. Digo "êma".

    Acho Gabriel, Lucas e Samuel um pouco enjoativos. É mais para o Brasil...

    Dai acho que só aproveitaria Diego e Xavier. Mas Diego está muito usado, tbm...

    Penso que Jacob se lê "Jacó", b mudo.

    ResponderEliminar
  8. Poderia recomendar Heitor, Artur e Bento, mas como a Ana Patrícia é portuguesa, tvz não goste mto das minhas recomendações... rs...

    ResponderEliminar
  9. Realmente escolher nomes femininos é bem mais fácil do que nomes masculinos.
    Dessa lista só gostei de Benjamim, Lucas e Mateus (mas prefiro Matias).
    Gostei muito de Lael (não sabia que esse nome existia achei muito incomum mas com uma sonoridade bonita).
    Tmb gosto de Caleb mas dito à inglesa não sei como é que se diz à portuguesa...

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto mto de Benjamim, acho que é um caso a pensar se voltar a ser mãe de um menino.

    ResponderEliminar
  11. Sugiro:
    - Matias
    - Diego
    - Samuel
    - Xavier
    - David
    - Jaime

    ResponderEliminar
  12. Mas de onde surgiu o nome Lisandro? É que já tenho visto alguns.
    E como é que tal nome pode ser moderno? Não gosto de dizer isto e digo-o sobre poucos nomes mas soa a parolo... O que é que vêem no nome? A sério. causa-me curiosidade porque é diferente de todos os nomes modernos...LISANDRO! assemelho-o a Casimiro ou Cassandra!
    Era o nome de alguma personagem de novela?

    ResponderEliminar
  13. Maggie, entre 2005 e 2009, houve um jogador argentino chamado Lisandro López no FC Porto, sendo um dos grandes destaques da equipa (e, ao que parece, também namorou com a Marta Leite Castro). Creio que a popularidade do nome se deve a ele já que, até há bem pouco tempo, era um nome praticamente inexistente entre nós e agora está no top no top 100. Inclu-o na lista de modernos por isso mesmo, por ser de introdução recente entre nós, já que, como nome, remete para a antiguidade grega. O nome deverá ser muito familiar a quem conhece a Foz do Lizandro mas, cá para cima, é nome de jogador da bola :D

    ResponderEliminar
  14. para rapaz e sem ser os que estão a ficar muito banais mas também sem entrar em nomes muito estranhos, gosto de Samuel, Hugo (que tal como Ana pode ler-se de tras para a frente e fica igual, devia ser nisso que os meus pais pensavam quando me chamaram Ana e ao meu irmão Hugo LOL) e Raul (que ao contrario fica "luar" heeheh)
    mas isso de os nomes combinarem uns com os outros... nunca percebi muito bem... é suposto rimarem? ou começarem pela mesma letra? eu vejo cada nome como individual, se tivesse mais filhos escolheria nomes que gostasse, nao necessariamente nomes que combinassem com os anteriores...

    ResponderEliminar
  15. Uma dona mãe babada,
    na minha opinião, para que os nomes combinem, não têm que rimar ou começar pela mesma letra. Aliás, para mim, rimar está quase sempre fora de questão. Contudo, gosto que haja alguma harmonia entre os nomes dos irmãos e isso pode manifestar-se das mais variadas maneiras. Pelo tamanho, pelo estilo, pelo significado, pelo número de letras, pela sílaba tónica... Acima de tudo, quando as crianças têm pouca diferença de idades, gosto que sejam mais ou menos do mesmo estilo! :)

    ResponderEliminar
  16. Como mãe de uma Ema , tenho um Martim :-)
    Mas se tivesse outro menino: Vicente ou Lourenço

    ResponderEliminar
  17. Como mãe de uma Ema , tenho um Martim :-)
    Mas se tivesse outro menino: Vicente ou Lourenço

    ResponderEliminar
  18. Vou nomear o meu filho Brian Lucas...acho moderno i bíblico...embora o moderno seje estrangeiro...mas ainda estou aberto a sugestões...

    ResponderEliminar
  19. É realmente muito difícil achar um nome de menino que não seja modinha.
    Quando engravidei, em 2013, e antes de descobrirmos que era um menino, pedi sugestão ao meu marido que disse: "se for menino vai se chamar Fabrício" (segundo nome do meu esposo), eu não gostei, então, assistindo a uma série de TV o personagem se chamava Oliver, a pronuncia, em qualquer país, é Oliver e ponto final, então decidi "vai ser Oliver e ninguém muda".
    No início todos perguntavam "Oliver o quê? Esse nome é muito difícil!"
    Era isso que eu queria, um nome de fácil escrita e pronuncia única, um nome só dele, sem ser composto, sem ser "filho" ou "neto", hoje ele tem 4 meses e, apesar de algumas pessoas pronunciarem errado, já se acostumaram com o nome :) .

    ResponderEliminar
  20. É realmente dificil escolher um mome procuro nomes modermos e só encontro nomes comus gabriel,miguel,rafael mas gosto de enzo um nome comum mas nao encontro conbinaçao pra ele gosto de kaoque mais achu que nao combinam e de menina gosto de ysabella e sophia mas meu namorado diz q ela vai sofrer bulliyng e agora m ajudem.

    ResponderEliminar
  21. Ana Patrícia, vc tem duas filhas com os mesmos nomes que as minhas: Alícya e Emma (pelo menos a forma de escrever é diferente). Não terei um 3o filho, então não corre o risco de ter o mesmo nome tb....rsrsrs. Bjs, Celina

    ResponderEliminar
  22. ANA PATRICIA QUAL FOI O NOME ESCOLHIDO? POR CUROSIDADE TAMBEM TENHO UMA ALÍCIA E VOU TER UM MENINO.

    ResponderEliminar
  23. O que vcs acham de karlos Daniel? Eu acho liiindo!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)