Eulália & Olália

em 31/05/13


Depois de ler atentamente as vossas magníficas sugestões de nomes para as meninas da foto, estava preparada para escrever sobre Eulália mas a quantidade de nomes que incluíam a letra O ficou-me na cabeça (Flora, Aurora, Ofélia, Fiona, Leonor, Cloe, Débora...) e decidi também destacar Olália, que é uma variante de Eulália mas que, ainda assim, me parece mais fofinha e mais atual, por aproximação a Olívia e Laila. 
Olália & Eulália derivam do grego Êulalos - literalmente "de fala doce" - sendo correntemente apontado como significado oficial "eloquente", "que fala bem" ou "faladora". Eu prefiro "de fala doce", até porque acho que tem tudo a ver com ambos os nome, que são muito melodiosos. De Eulália deriva ainda Olaia, nome com alguma tradição em Espanha mas que não sei se será aprovado em Portugal. Por cá, nenhum destes nomes é popular neste momento (Eulália teve apenas um registo em 2011 e em 2012 e Olália não consta em nenhuma das listas), mas se Olália pode causar alguma estranheza, o mesmo não se poderá dizer de Eulália.  Aproveitando o momento, partilho alguns nomes compostos que encontrei no site do AATT

  • Carolina Eulália
  • Joana Eulália
  • Mariana Eulália
  • Matilde Eulália
  • Eulália Beatriz 


Quem se identifica mais com os nomes populares atualmente, talvez tenda a achar que estes nomes são muito antiquados. Eu prefiro vê-los como nomes antigos que já estão mais do que preparados para regressar, tal como Amélia e Olívia. 

18 comentários:

  1. Independentemente da actualidade, não gosto da sonoridade dos dois "l"s...

    ResponderEliminar
  2. Antes Eulália (nome de praia! ahahah) que Olália, mas não gosto de nenhum (aqueles Ls todos são demasiado para mim...).

    Estive a pensar e acho que, com muita pena minha, Amélia poderá estar no grupo de "Alice, Clara e Eva"- os superpopulares do futuro. Tem a mesma delicadeza de Leonor e cumpre aquela 'regra dos 100 anos'...


    ResponderEliminar
  3. Dentro de todos os nomes que apontou o único que gosto é Olívia. Concordo com os outros comentários que aqueles 2 Ls do Eulália e Olália não soam bem , Amélia também não sou muito fã mas talvez seja por não estar habituada ao nome =)

    ResponderEliminar
  4. Hummm, e se fosse só Leila? Gosto mais do que os dois nomes do dia.

    ResponderEliminar
  5. Entre Eulália e Olália, fico com o primeiro ;-)

    ResponderEliminar
  6. Realmente esses dois L são demais pra um nome só, rs.. Apesar q gosto de Lília. Não sei explicar pq Olália/Eulália me soa tão ruim...

    ResponderEliminar
  7. Hoje no Jornal da Tvi deu uma família de 6 filhos pequenos, apanhei o nome de 4: Samuel, Gabriel, Leonel, e Rafaela. Fiquei extremamente curiosa em saber se os outros 2 também têm nomes terminados em el/ela e quais são, mas não consegui perceber... :(

    ResponderEliminar
  8. Não sei se alguém comentou o nome dos quíntuplo q nasceram na República Tcheca, gostei dos nomes Terezka, Michael, Daniel, Martin e Alex. Principalmente da menina :)

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/nascem-os-primeiros-quintuplos-da-republica-tcheca.html

    ResponderEliminar
  9. Pois Eulália será o nome da minha filha, é o nome da minha vó...povo besta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eulália é lindo é o segundo nome da minha falecida mãe e quando eu tiver uma filha colocarei nela tbm

      Eliminar
  10. Eulália também será o nome da minha filha e era o nome de minha avó ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu sou Joana Eulália com muito gosto. Adoro!

    ResponderEliminar
  12. Eulália nome lindo minha mãe se chamava Thereza Eulália

    ResponderEliminar
  13. Eulália nome lindo minha mãe se chamava Thereza Eulália

    ResponderEliminar
  14. Pois eu amo o meu nome Eulália Cristina .

    ResponderEliminar
  15. Minha filha se chama Ana Eulália,nome das duas avós.Percebo que pessoas mais simples tem dificuldade para falar e pessoas mais culta acham bonito.

    ResponderEliminar
  16. Eulália tem uma doçura ímpar que é difícil de explicar: delicado, marcante e feminino, poucos nomes compartilham disso.

    ResponderEliminar
  17. Minha mãe conheceu uma Eulália e passou a amar o nome. Ela diz ser nome de princesa.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)