Joaquim
- Em nome do pai -

em 27/05/13


Pensem um bocadinho e digam-me: seria assim tão espantoso se todas as famílias portuguesas tivessem um Joaquim na sua árvore genealógica? Creio que não, já que foi um nome muito popular em Portugal durante décadas. Depois de anos e anos no top 10 (foi 4.º em 1920, 5.º em 1930, 5.º em 1940, 6.º em 1950 e 9.º em 1960), Joaquim foi perdendo espaço para nomes mais contemporâneos mas, pelos vistos, continua a ser considerado como um nome adequado para bebés por bastantes pessoas, como comprovam os 71 registos alcançados em 2011 e os 70 registos em 2012, que o colocam na 69.ª posição do ranking o que, confesso, me surpreende um pouquinho! E digo isto porque Joaquim não me soa da mesma forma que António, Manuel e Luís, sendo, a meu ver, um pouco mais rude. Eu não vejo nisso um problema (aliás, faço leitura semelhante de Rodrigo e Martim) e acho que Joaquim pode muito bem ser o nome ideal para um miúdo cheio de estilo, capaz de encher de vida um nome que carrega um pouquinho de pó nos ombros. Isto, claro, se Quim não entrar na equação porque até eu, que amo diminutivos, detesto Quim, preferindo mil vezes Joca. 
Por curiosidade, consultei os Editais da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, que inclui os cidadãos nascidos entre 1993 e 1994, e encontrei 167 jovens com Joaquim como primeiro nome e 157 que o têm como segundo nome; e foi nesta condição de segundo nome que encontrei Joaquim associado a nomes que hoje consideramos frequentemente como "betinhos" e que me agradaram: 

  • Afonso Joaquim
  • Bernando Joaquim
  • Frederico Joaquim
  • Gonçalo Joaquim
  • Lourenço Joaquim
  • Martinho Joaquim
  • Tomás Joaquim

Joaquim provém do hebraico Yehoiachim e o seu significado anda algures entre "criado por Deus", "Elevado por Deus" ou "Deus irá julgar". 

13 comentários:

  1. Curiosamente, não tenho nenhum na família.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho /tinha um Joaquim na família...

    Por acaso, apesar de pessoalmente não ser dos meus nomes favoritos, acharia Joaquim muito refrescante num bebé! :) e, ao contrário da Ana Filipa, gosto de Quim e nadinha de Joca :p

    Afonso Joaquim é muito bonito.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também acho que não tenho nenhum na família... Mas sim, acredito que seja habitual em muitas. Não gosto muito do nome, nem dos diminutivos , apesar que prefiro Quim a Joca. Acho mais simpático=)

    ResponderEliminar
  4. Na minha família directa não tenho nenhum Joaquim mas gosto muito do nome.
    Se em vez de 3 meninas estivesse à espera de 3 rapazes seriam o António, o Joaquim e o Henrique, pois adoro os diminutivos.

    ResponderEliminar
  5. Adoro o nome Joaquim, acho um nome super giro e nao muito vulgar em crianças pequenas, utilizaria sem duvida num filho meu :)

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho mais do que um Joaquim na família e sao tratados por Quim, Quim-Mané ( Joaquim Manuel) e Quinzinho.
    Gosto do nome sem os diminutivos, Joca levo mais para diminutivo de João....

    ResponderEliminar
  7. Tenho/tinha vários Joaquins na minha família. Acho mesmo que é um nome vintage que é muito fresco e interessante para os dias de hoje. Ponderei-o muito seriamente para o meu primeiro filho. Quim como diminutivo não me parece nada mal, mas não sou muito adepta de diminutivos em geral, prefiro tratar as pessoas pelos nomes "inteiros". Que me desculpe a Filipa, mas de Joca é que não gosto mesmo nada... nem sabia que se usava como diminutivo de Joaquim.

    ResponderEliminar
  8. Eu tmb não tenho nenhum Joaquim na minha família (directa e de que eu tenha conhecimento, nos ramos mais afastados da árvore genealógica se calhar até tenho e não sei). Mas sinceramente é um nome que não me atrai mesmo nada. Não gosto nem um bocadinho. Mas não sei porquê.

    ResponderEliminar
  9. O meu filho que nasceu no ano passado chama-se Joaquim. Talvez seja um nome "antigo" mas acho mais refrescante e sempre achei bonito. Vivemos no estrangeiro e o nome é mais fácil de pronunciar do que por ex. João ou José : )
    Também gostava de receber sugestões de nomes portugueses que vão bem com Joaquim, para uma mana ou mano futuro!

    ResponderEliminar
  10. Também tenho na familia um Joaquim, não gosto mesmo nada, especialmente do diminutivo Quim.

    ResponderEliminar
  11. Joca é mil vezes melhor que Quim, mas tomo mais como apelido de João Carlos.

    ResponderEliminar
  12. Por acaso tinha um Joaquim o meu avozinho querido do meu coração umas das pessoas mais fantásticas que cunheci até hoje um homem corajoso, cheio de garra para viver o meu Joaquim Manuel Estarás sempre no meu coração na minha mente... Nunca te esquecerei

    ResponderEliminar
  13. Meu avô se chamava Joaquim,e eu por um acaso gosto muito desse nome(eu nem sabia que o nome do meu avô era esse) e penso em chamar meu filho de Joaquim

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)