Catarina

em 13/05/13


Já toda a gente sabe que não sou a maior aficionada de nomes muito populares mas, se há uns poucos que me fariam abrir uma excepção, Catarina é seguramente um deles. Sei que há quem pense que o nome está datado mas eu não o consigo ver dessa forma. Para mim, Catarina bem poderia estar na lista de clássicos portugueses, que eu não o tiraria de lá. Elegante mas, ao mesmo tempo, divertido, histórico e reconhecível em qualquer parte. Honestamente, considero-o um nome quase perfeito!
Ainda que a sua origem seja um pouco dúbia, parece haver concordância em torno da ideia de que se latinizou por aproximação ao grego Kathará, que significa "pura" ou "casta" e que se popularizou graças à devoção a Santa Catarina de Alexandria, a quem se exalta a eloquência e a capacidade intelectual. 
No que respeita à popularidade, face às estatísticas oficiais que possuo, parece que atingiu o seu pico por volta de 1990, ano em que chegou à 6.ª posição do ranking mas, uma década depois, ainda estava no top 10, mais concretamente na 8.ª posição. Mais recentemente, baixou no número de registos e perdeu posições no ranking de 2011 para 2012: passou de 523 registos para 435, e de 20.º nome mais popular para 24.º. 
Em Portugal, também são permitidos Caterina [versão italiana e mais próxima do inglês Catherine], Catalina [versão espanhola] e, há muito pouco tempo, foi aprovado Katie, normalmente referido como o diminutivo de Katherine. Também gosto muito destas versões e até costumo sugerir bastantes vezes Caterina. E por falar em Caterina, termino dizendo que o seu anagrama também é aprovado: Natércia

25 comentários:

  1. Gosto muito de Caterina, por sinal até mais que Catarina.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de Catarina, e nunca conheci uma que não fosse boa pessoa e especial.. Neste momento há uma novela portuguesa em que uma das personagens principais é Catarina. Tb gosto de Caterina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso porque nunca me conheceu, mas fico feliz! :)

      Eliminar
  3. "Catarina a Grande". Por acaso não gosto do nome Catarina, mas aprecio a versão Inglesa e Francesa do nome.

    ResponderEliminar
  4. Catarina e o nome da minha irmã entao claro que me e muito especial :) ela nasceu precisamente no inicio da década de 90 entao tem imensas amigas com o mesmo nome, mais precisamente Ana Catarina! Contudo nao conheço Catarinas de outras gerações... Acho um nome imponente, seguro, feminino e elegante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sou catarina mas nasci em 1969; ja a minha avó se chamava catarina

      Eliminar
  5. Nasci no meio da década de 90 e só há pouco tempo é que me apercebi da enorme popularidade do nome...

    Catarina é um nome um bocadinho longo de mais para mim, mas gosto do nome (embora não o considere um dos meus favoritos)

    ResponderEliminar
  6. É o nome da minha prima e por isso muito especial para mim.
    Por coincidência a filha da minha prima Catarina (que se chama Matilde) fez anos hoje por isso estive com ela então achei muito engraçado chegar ao blog e ver que este era o nome do dia.

    Eu gosto de Catarina e concordo com a Filipa é um nome clássico, bonito, intemporal quase perfeito ainda mais agora que não está no top 20 sequer portanto não tem o problema de ser demasiado ouvido.

    Eu acho que é uma boa escolha e se ouvisse alguém dizer que ia ter uma bebé Catarina agora felicitava os pais por lhe darem um nome bonito e fugirem ao trio do topo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oieee.. a minha vai se chamar Catarina, meus pais e esppso não aprovaram, mas eu amei!!!

      Eliminar
  7. Gosto imenso de Catarina, é um elegante e penso que quase intemporal. Já das restantes versões do nome não sou grande fã!

    ResponderEliminar
  8. Peca por ser muito longo...

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Catarina, para mim é daqueles nomes intemporais, uma escolha segura.

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Só acho um bocadinho comprido, mas é uma escolha elegante, intemporal, internacional, segura.

    ResponderEliminar
  11. Adoro Catherine mas Caterine acho muito feio, demasiado aporteguesado. Também gosto muito de Catarina, aliás o meu nome deriva de Catarina.

    ResponderEliminar
  12. Esse nome Catarina marcou minha vida...

    ResponderEliminar
  13. É o meu adorado nome!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Só agora vi este post. E posso dizer que vez mais adoro o nome Catarina.
    Para mim, trata-se um nome intemporal, divertido e feminino.

    Coloco-o no mesmo patamar de Carolina e Filipa.

    Aliás se tivesse 3 meninas, estes seriam os nomes delas... Catarina, Carolina e Filipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sou catarina e a minha irma é filipa (so faltou uma carolina)

      Eliminar
  15. É simplimente lindo e encantador. Na minha região squase não tem esse nome. Em toda minha vida só conheço uma Catarina.

    ResponderEliminar
  16. A minha filha mais nova (2021) chama-se Catarina. Apaixonamo-nos pelo nome! �� Como posso saber qual o seu lugar no ranking de nomes em 2021?

    ResponderEliminar
  17. Há muitos anos que adoro a versão espanhola do nome - Catalina. É um dos meus nomes femininos favoritos e creio que tem espaço para crescer, em linha com Pilar e Caetana.
    É marcante, distinto, aristocrático e com a particularidade de terminar de uma forma doce [o que o torna muito elegante, na minha prespectiva].

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)