Ariel

em 10/05/13


As generalizações são sempre perigosas mas arrisco dizer que a maioria das crianças dos anos 90 ouviu pela primeira vez o nome Ariel através do filme "A Pequena Sereia". O filme foi um sucesso mas o nome não se popularizou em Portugal e acho que isso justifica a crença de que estamos perante um nome feminino quando, na verdade, originalmente, Ariel é um nome masculino - é assim que é aprovado em Portugal e só pode ser usado em meninas como segundo nome. Trata-se então de um nome hebraico, derivado de Ari-El, que significa "leão de Deus". No Antigo Testamento, era um dos nomes de Jerusalém e, longo dos tempos, foi utilizado na literatura para denominar seres sobrenaturais, como anjos e espíritos, quer por Shakespeare, quer por Goethe. 
Ainda há dias escrevi sobre Yasmin e acho que os nomes são do mesmo estilo, já que estão colados ao meu imaginário infantil e rodeados de cores vibrantes. E tal como disse a respeito de Yasmin e, anteriormente, a propósito de Íris, acho que é o tipo de nome que uma menina adoraria ter, porque é muito fofo e bonitinho! Esta imagem não me impede, ainda assim, de o considerar apto para meninos. Assumo que se ouvisse chamar por Ariel Silva esperaria ver uma menina, mas não ficaria de modo algum incrédula, de olhos esbugalhados, se me aparecesse na frente um menino. Desta forma, sabendo que está estipulado que é um nome masculino, encaro-o mais como unissexo.




Entretanto, o nome Ariela passou a ser aprovado em Portugal e acho que é muito interessante!

25 comentários:

  1. Vejo Ariel como um nome feminino e faz-me confusão que seja aprovado (exclusivamente) para rapaz.

    Não ligo muito Ariel a Yasmin - Yasmin parece mais "exótico" e toda a gente sabe escrever Ariel... Mas numa coisa há parecenças: se Yasmin "é nome de pílula", Ariel é nome de detergente! ahahahah

    Acho que o facto do sequestrador americano se chamar Ariel não vai influenciar muito a "performance" do nome - é capaz de afetar este ano, mas nos próximos anos volta logo. Afinal, é um drama mas só até se descobrir o próximo... :(
    Só se pode chamar Íris quem tiver uns olhos muito bonitos :P

    ResponderEliminar
  2. tenho dois alunos Ariel, um menino e outra menina. Por isso não gosto do nome, gosto qndo percebo de cara o gênero.

    ResponderEliminar
  3. "Mas numa coisa há parecenças: se Yasmin "é nome de pílula", Ariel é nome de detergente! ahahahah" ahahaahahah..muito bom :) Ja me arrancou um sorriso.

    Filipa, já estou no vale do lençol e nao sei se li tudo bem, mas atenção que esses 4 e 6 registos podem até ser em meninas. Pelo numero arriscaria dizer que há grande probabilidade de serem registos de pessoas estrangeiras em Portugal, o que não permite saber-mos se algum português já arriscou dar o nome Ariel a um filho menino.

    O meu problema nem era com Ariel..era com Juno. Nem que a vaca tussa, se voltar a engravidar de uma menina vou "parir" argumentos até conseguir que autorizem Juno para menina (como, aliás, devia ser..porque ao contrario de Ariel, Juno sempre foi um nome feminino).

    Por outro lado Ariel seria um dos meus argumentos...um dos artigos que o IRN apresenta para os nomes admitidos é que nao podem de modo algum suscitar qualquer dúvida do género a que pertencem. Cá entre nós, quem não ficaria na duvida a ouvir este nome a ser chamado para uma consulta de pediatria??

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma criança dos anos 90 por isso para mim Ariel é nome de menina precisamente porque é o nome da Pequena Sereia. Consigo perceber que seja um nome unissexo (não sei se existe algum em português embora seja comum noutras línguas) porque originalmente é masculino e até com algum esforço consigo imaginá-lo num menino. Mas acho que o número de registos era capaz de aumentar se tmb fosse aprovado como nome feminino. Ariel, o primeiro (?) nome unissexo português parece-me muito bem :)
    E Sol apoio completamente que Juno seja aprovado como nome feminino porque ainda não percebi como é que o nome de uma deusa romana é aprovado como masculino mas não no feminino... Deusa = Divindade feminina. Os senhores do registo deviam ter isto em conta não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suas fontes estão erradas, " Ariel" é originalmente masculino vindo do hebraico, significa "Leão de Deus" ou "Leão do Senhor", nome lindo com um significado lindo, a Disney que deturpou o nome, vindo deles só se pode esperar por isso!

      Eliminar
  5. Pois, soa masculino, daí não me admirar que haja Ariels meninos e meninas. É o problema desses nomes onde não se consegue saber logo de à primeira o sexo. Por exemplo, Énio é nome feminino, mas conheço UM Énio. Na lista de nomes nem especifica para que sexo.

    ResponderEliminar
  6. Ate consigo imaginar Ariel num menino apesar de a primeira associar a pequena-sereia... Mas usaria numa menina mas num menino já nao... Prefiro Aramis que acho do mesmo género... Nomes de personagens :)

    ResponderEliminar
  7. Embora também me tenha acostumado com Ariel ser nome da pequena sereia, sinceramente concordo com a Sol, acho que é um nome que soa a masculino. Talvez porque Ariel me faz lembrar foneticamente Gabriel.

    Neste modo, sinceramente acho que se ouvisse Ariel pensava que era rapaz, mas tb n ficaria chocada em ser menina. Talvez que neste sentido seria um bom nome unissexo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda assim existe Raquel e Jesabel

      Eliminar
    2. seria o feminino de Ariel-Ariane então Ariel definitivamente é masculino.

      Eliminar
  8. Conheço um menino Ari-el que é tratado por Ari.
    E assim sim, faz sentido ser um nome masculino, agora Ariel para rapaz? Não faz sentido nenhum, nenhum!
    Mas gosto muitíssimo do nome!

    ResponderEliminar
  9. O facto de suscitar esta confusão não ajuda à popularidade do nome. Um nome unisexo não ma atrairia mesmo nada para pôr numa criança! E para a criança... sujeita a muito gozo - afinal és menino ou menina??

    ResponderEliminar
  10. É confuso, realmente!Faz-me logo lembrar o Ariel Sharon, por isso masculino. Mas soa a feminino...

    ResponderEliminar
  11. Soa? Ariel, Uriel, Daniel, Gabriel, Rafael, etc. Para mim 100% masculino

    ResponderEliminar
  12. Isto também é o problema dos EUA permitirem tudo e mais alguma coisa, portanto muitos nomes de rapazes lá são usados em rapariga. Quem é que ainda associa nomes com Kelly, Ashley, Tracy or Evelyn como masculinos nos dias de hoje? Parece que não, mas a cultura americana, desde musica, a filmes, influencia e muito a nossa percepção dos nomes. Mas felizmente em alguns casos como Ariel ou Alexis, esses nomes continuam a ser masculinos em paises que não falem inglês, desde a Europa à America do Sul.

    ResponderEliminar
  13. O problema todo está na mídia, pois colocaram o nome da pequena sereia como "Ariel" e os ignorantes compraram a ideia como sendo exclusiva. Mas recomendo ler a abertura do texto e tbm se informar antes de tirar qualquer conclusão preconceituosa à respeito desse nome. Preconceito: Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória.."
    Ariel: De origem hebraica, significa "leão de Deus" ou "leão do Senhor".
    Ari significa "leão" e El "Senhor", ou "Deus".
    Nome originalmente masculino, mas mais recentemente se tornou unissexo, também sendo usado como nome feminino.
    Para mim que conheço Ariel masculino, nunca fiz associações ao Gênero feminino para esse nome. A não ser aquela sereia chata do desenho. kkk

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto do meu nome “Ariel“ sou menina, :), mas mesmo assim acho um nome unissex

    ResponderEliminar
  15. Olá, bom eu me chamo Aryel, já ouvi muitas pessoas perguntando e afirmando: - mas isso não é nome de menino?! independente como soa, ele é um nome tanto para meninos como para meninas, na minha cidade Domingos Martins no ES, tenho mais ou menos 7 mil habitantes, aqui no centro do município. Há três Ari(y)el's , eu e mais duas, todas meninas, apesar de ser uma cidade pequena, nenhum menino se chama Ariel e na cidade vizinha também há uma Ariel! Todos aqui vêem Ariel como nome feminino, mas apesar disso a verdade é que não depende a forma que vamos imaginar, o que prevalece é que o nome é usado para ambos sexos! =)

    ResponderEliminar
  16. Bom... eu me chamo audrey e audrey é um nome feminino, porém, tenho um amigo que se chama audrey também e ele sabe que gênero é, e nem tão pouco ele se senti constrangido por ter um nome como o meu, embora ele sofreu muito preconceito, mesmo assim ele não mudou o seu nome.
    hoje ele é casado, é pai de um casal e é super feliz....

    ResponderEliminar
  17. Ariel deoliveira da silva13 de fevereiro de 2015 às 02:48

    meu nome Ariel eu sou um menino e sou Brasileiro, acho estranho vcs darem nome de meninos para meninas !!

    ResponderEliminar
  18. Ariel, são poucos os meninos e meninas portuguesas que têm este nome. Não chegam a nascer dez por ano! Não é um nome comum em Portugal nem nunca foi e o que acontece é que as pessoas pensam que Ariel é um nome feminino por causa da Pequena Sereia.

    ResponderEliminar
  19. Ariel, na minha opinião, parece um nome de menina. Acho que o motivo seria o filme A Pequena Sereia. Mas eu conheço um menino com esse nome. Eu acho estranho.

    ResponderEliminar
  20. Ariel já pode ser como nome próprio?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)