Heitor é um nome de origem grega [Héktor] que significa "o que aguenta", no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente na Guerra de Tróia (no cinema, a personagem foi interpretada por Eric Bana, no filme Troy, de 2004), sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero. Trata-se, portanto, de um nome portentoso, que já era usado em Portugal na Idade Média, na versão Eytor. Hoje em dia, é um nome muito pouco usado por cá: em 2011, foi registado por sete vezes e em 2012, apenas cinco. Contudo, em Espanha, o caso muda de figura, já que Hector foi o 35.º nome masculino mais registado durante o ano de 2011. Internacionalmente, Heitor grafa-se Ettore, em italiano, Otto (em português, Oto), em germânico e Hector, em francês e inglês.
Heitor é um nome muito habitual no Brasil (ficou bem colocado no ranking do Baby Center Brasil, em 22.º lugar) e é também um nome bem conceituado, já que ainda há uns meses publiquei o link de um estudo que o incluía nos nomes de "altíssimo status", juntamente com Pedro e Bernardo.
Ontem, a Alda comentava que era espantoso que alguns nomes romanos e mitológicos fossem tão comuns no Brasil e tão raros em Portugal. E eu acrescento que, mais do que espantoso, é lamentável! Neste caso concreto, Heitor até poderia apanhar boleia de Leonor e Salvador e, olhando para os top 50 de nomes registados em Portugal, acho que Heitor daria um ótimo irmãozinho!
Não me espantaria que esses registos fossem maioritariamente de brasileiros. :)
ResponderEliminarQuanto a essas teorias de nomes "de classe alta", enfim, é relativo e sem dúvida que a realidade de cá é diferente da do Brasil.
Não é um mau nome, especialmente por ser raro! Mas a grafia peca por não ser internacional. Para mim uma grafia internacional é uma mais-valia no mundo de hoje. Filho meu não terá ç, nh, lh, ^ ou ~. Acentos agudos ainda escapam (mais ou menos).
Gosto!
ResponderEliminarGosto, também :)
ResponderEliminarComo primeiro nome acho que não conheço ninguém... Mas conheço um João Heitor :) Heitor honra um familiar, creio. Numa geração cheia de Joões, muita gente chama-o por Heitor.
É um nome muito bonito, não percebo como é tão pouco usado...
Heitor é o nome do mais lindo menino que eu conheço, meu sobrinho :) rss... sou uma tia babona demais, por isso, suspeita pra falar do nome. Mas, é um nome q eu gostaria q não se popularizasse tanto, só q a cada dia escuto mais.
ResponderEliminarFilipa, obrigada pela menção a mim.
ResponderEliminarAcho o nome Heitor lindo, aliás, foi uma das opções para o nosso bebê. Tal como a Patrícia, senti também uma popularização nos últimos anos, talvez por conta do filme a que você se referiu. Interessante perceber como nomes de certos personagens de filmes ou novelas influenciam tanto.
Heitors gonna heit :P
ResponderEliminarHummm, não sei o que penso do nome ao certo..Identifico como nome brasileiro e com pessoas mais velhas, mas apesar disso, até acho que considero um nome bonito.. O problema é que não se vê por aqui ninguém chamado Heitor logo entra na categoria de nomes estranhos ao ouvido.
ResponderEliminarQue nomes é que poderiam ser conjugados com Heitor? Além de João, claro.
ResponderEliminarMeu caçula se chama Heitor, justamente por ser o herói meu personagem preferido da Iliada ...
ResponderEliminarGostaria de sabe nomes curtos,suaves, bonitos e que tenha um significado de Protetor decidido ,apesar que seja do Guilherme ,mas quero combinar com o nome Serena .
ResponderEliminarGostaria de por um segundo nome em Heitor. Por favor me ajudem.
ResponderEliminarHeitor, por si, se basta. Tanto pelo significado "tenaz", "O conquistador", " o possuidor", quanto pela simbologia inerente ao Príncipe de Troia, o guerreiro humano, audaz porém ético e "politicamente correto". Principal personagem do poema épico de Homero, um clássico que é um dos primeiros registros da literatura Ocidental. Não vejo necessidade de nome composto. Herdei este nome de meu pai, porém ao ser registrado o oficial do cartório excluiu "de Freitas" original e grafou apenas Heitor Brasileiro Filho. Creio ter sido uns dos poucos brasileiro privilegiados por um erro de cartório.
ResponderEliminar