O duelo de hoje opõe dois nomes que estão a deixar a Bárbara muito indecisa: Lia e Mia. Quando abordei estes dois nomes aqui no blog pela primeira vez, em Março de 2011, ainda olhava para eles como diminutivos. Passados dois anos, já nunca me questiono se serão ou não nomes próprios, porque passei a assumir que o são, quando usados em crianças, mesmo sabendo que a origem de Mia é exatamente essa: um diminutivo de Maria. Para mim, é uma informação praticamente irrelevante, porque já abordamos bastantes nomes que começaram por ser diminutivos de outros, como Rita, só para mencionar um dos nomes mais populares entre as meninas portuguesas.
Mia é um nome de introdução muito recente em Portugal - aliás, publiquei há uns dias o possível parecer que o aprovou - já que pelas minhas contas, só passou a ser oficialmente aprovado a partir de Março de 2009. Quanto a Lia, que chega até nós através do hebraico Leah (o significado varia entre "cansada" e "vaca") e que também dá origem ao aprovado Lea, já consta da lista de aprovados mais antiga que possuo e que tem data de 2006. Por ser um nome presente no Antigo Testamento (Leah era irmã de Raquel e a primeira esposa de Jacob), acredito que seja aprovado há muitos anos, mas não é por isso que me parece mais comum do que Mia.
Na minha perspectiva, ambos encabeçam a lista de nomes modernos, porque são curtinhos, praticamente sem tradição entre nós e internacionais. Colocando-os lado a lado, Mia parece-me mais delicado e feminino do que Lia, que me parece mais divertido e juvenil. Apesar de os encarar de forma diferente, acho que são duas boas escolhas curtinhas para uma menina nascida nos dias que correm. Curiosamente, os dois nomes ocupam posições bastante afastadas no ranking português: Lia está na 53.º posição, com 148 registos e Mia ficou em 76.º lugar, com 66, muito à semelhança do que já tinha acontecido em 2011. No entanto, se tivesse de apostar antes de conhecer estes dados, teria apostado ao contrário, e estaria redondamente enganada!
Para finalizar, recuso-me a aceitar como argumento contra a sua utilização a ideia de que as crianças vão ser gozadas. Quanto muito, haverá uma brincadeira de quem já sabe conjugar os verbos Ler e Miar, mas na minha opinião, essas brincadeiras não são ofensivas a ponto de arruinar estes nomes e acho que quem gosta deles não se deve deixar influenciar por isso (e a este respeito não posso deixar de mencionar que durante as últimas semanas vi muitas adultas fazerem comentários jocosos que associam Mateus a Rosé, como se o vinho tivesse mais direito ao nome do que uma criança...).
O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!
Atualização - Este é o resultado oficial da sondagem, contudo, notei que houve problemas na contabilização dos votos:
Atualização - Este é o resultado oficial da sondagem, contudo, notei que houve problemas na contabilização dos votos:
Não adoro Mia. Mas de Lia gosto muito (pese embora o significado não ser extradordinário...)
ResponderEliminarPara mim são diminutivos...(mas isso sou eu) Entre os dois, para nome próprio, prefiro Lia =)
ResponderEliminarVotei em Lia. Gosto sinceramente dos dois, mas Mia ainda me parece um diminutivo. :)
ResponderEliminarOBRIGADA. :D
ResponderEliminarEu dou alguma importância ao que pensam os outros sobre os nomes daí ter pedido o duelo!
Acho os dois nomes tão giros, que já vou com 33 semanas de gravidez e uns dias chamo-lhe Lia e noutros Mia...Tá complicado lol
Vou ver o que me dirão os resultados deste duelo e depois comunico a minha decisão :D
Isso de serem verbos não me chateia , nem o significado de Lia ser vaca e Mia ser um diminutivo! Eu simplesmente gosto dos nomes, da maneira como saem da boca, acho-os fofinhos e femininos!
Mia acho mais carinhoso. Talvez porque associo com "meu" em Italiano..."cara mia" por exemplo. Tambem é um nome internacional sem ter que mudar a ortografia. Se quer afastar-se de Maria, talvez não é a melhor escolha.
ResponderEliminarLia é giro também, mas é escrito Leah em outros países. Talvez Lea seria mais suave e calmo como o significado do nome: prado. Também porque Lia podia ser considerado diminutivo de muitos nomes, e Lea nem tantos.
Espero que isto ajuda!
Sinceramente prefiro Mia por ser mais fácil de pronunciar. Toda a gente sabe que há muitas crianças que travam uma luta para pronunciarem os l's corretamente; Paralelamente os bebés começam por dizer mamamamamamama muito antes de passarem para as silabas com L, daí que diga que Mia é mais fácil de pronunciar.
ResponderEliminarOutro aspeto prende-se com o facto de ainda não existirem assim tantas meninas com o nome, ao passo que Lia já começa a ser mais ouvido.
Francisca, não são só crianças :P Eu não consigo e conheço vários adultos que também pronunciam mal os Ls...
ResponderEliminarEstou indecisa, mas acho que vou para Mia, que que parece mais doce que Lia. Mas se fosse o inglês Leah a escolha caía para o outro lado, porque AMO esta ortografia. :D
Eu prefiro Mia, acho carinhoso... Lia e giro mas tb gosto mais de Lea..concordo com a Estefânia, Lea nao parece tanto um diminutivo de nomes mas sim um nome.
ResponderEliminarPrefiro Mia, auditivamente parece-me mais suave e ternurento. :) Boa sorte com a escolha, Barbara.
ResponderEliminarHum... prefiro Lia, mas Mia também gosto...
ResponderEliminarPercebo perfeitamente a indecisão, são dois nomes muito giros! :)
Não consigo me entusiasmar com esses nomes, parece apelidos (alcunhas! não esqueço mais esse nome, rs). Mas vou votar em Lia!
ResponderEliminarNão tinha noção que o significado de Lia/Lea/Leah era tão feio! Faz lembrar Cláudia, a coxa.
ResponderEliminarPois, o significado de Lia não é grande coisa... :s
ResponderEliminarBrites, notei a sua falta :D
ResponderEliminarEstefânia, gostei da referência ao italiano, dá outro sentido mais carinhoso ao nome!
Patrícia, alcunha tem mais que ver com um nome atribuído em referência a alguma característica da pessoa... No dicionário, a definição é esta:
"Epíteto, geralmente fundado nalguma particularidade física ou moral do indivíduo ao qual ele se atribui".
Mia
ResponderEliminarQue estranho, tenho reparado que os duelos tinham centenas de votos e agora têm tão pouquinhos.
Também notei a enorme diminuição do número de votos mas quando votei, vi que o contador somou o voto! No duelo anterior, o número foi mesmo muito reduzido, mas pensei que fosse devido ao facto de Davi e Levi não serem nomes muito comuns... E como os dois últimos duelos foram publicados na sexta-feira, também dei um desconto - por norma, o número de vistas à sexta-feira, sábado e domingo é muito inferior... Vou esperar até ao fim do prazo para avaliar se vale a pena continuar a usar este sistema de votação, que não reflecte o aumento do número médio de visitas! :(
ResponderEliminarEu votei Lia, mas gosto mais da grafia de Lea. Vocês lêem-nos da mesma forma?
ResponderEliminarSim, da mesma forma!
ResponderEliminarA minha filha chama-se Emília e usamos como diminutivo Lia e Mia...depende dos dias!
ResponderEliminarGosto muito mas eu vejo mesmo como diminutivos... Apesar de chamar esses nomes à minha filha não imagino nela como nomes próprios...É Emília a.k.a. Mia/Lia :)
acho Mia um nome rão engraçado e fofo :)
ResponderEliminarMas se Leo se diz Léo e não Lio porque é que Lea não se diz Léa?
ResponderEliminarMas eu não sei se Leo é Léo... :D
ResponderEliminarClaro que se diz Léo!! Disso tenho a certeza.
ResponderEliminarEu digo Léa.
Como quando digo outras palavras terminadas em ea:
Área, Alinea, Orquidea. Leio sempre ea sem abrir muito o é. Por isso penso que Lea nunca será mesmo Lia com i carregado, há uma ligeira diferença.
Não tenho como argumentar contra, nem a favor! :)
ResponderEliminarOi,
ResponderEliminarJá decidimos... será Mia! =)
Bárbara, parabéns pela escolha e obrigada por nos pôr a par da decisão! :) Muitas felicidades!
ResponderEliminarGosto deste nome mas tenho um receio, não será que parece muito infantil no futuro? Acho super querido numa menina mas pensando numa mulher, adulta, formada, doutorada... Fico a imaginar uma médica, ou uma advogada "Doutora Mia"...Causa-me alguma estranheza!! O que acha?
ResponderEliminarSusana, apesar de não ter dúvida nenhuma de que o nome determina a nossa percepção da pessoa, tenho deixado cair a ideia da credibilidade, à medida que o lote de nomes usados em Portugal se torna mais volumoso e à medida que me vou familiarizando com mais e mais nomes. Pegando no exemplo de Mia: se pegasse numa tese de uma Mia Carvalho, tenderia a pensar que os pais dela - as pessoas que por norma escolhem o nome - eram pessoas abertas a outras culturas. Se isso se tiver reflectido na educação da Drª Mia Carvalho, o trabalho dela poderá ser muito interessante! Não sei se me fiz entender :)
ResponderEliminarAdoro lia simplismente por k é curtinho e lindo.e sabem mais a minha primeira paixao foi uma garota chamada lia e eu nunca irei esquece-la.Hi!
ResponderEliminarLia é o mais bonito. Gosto muitoSou brasileira e Mia no brasil, não existe por isso para mim é um nome muito estranho.
ResponderEliminarA minha irmã chama-se Lia, ouviu muitas vezes a piada "ler no pretérito imperfeito" quando estava na escola, e orgulha-se muito da piada. Eu cá adoro o nome dela: é original (contam-se pelos dedos as Lias que ela encontrou na vida dela, enquanto que eu, Ana, sempre me deparo com homónimas - cheguei a viver num apartamento em que éramos 3 Anas!), e parece-me que se enquadra bem na personalidade dela: soa único, jovial e descomplicado. Além disso, é um nome pouco usual mas com uma tradição antiquíssima, o que também me encanta.
ResponderEliminarSubscrevo tudo o que a AnaG disse acima :) e ainda acrescento que me chamo Lia e fui registada em 1985. E apenas e somente Lia *.*
ResponderEliminarTambém ouvi muitas piadas na escola e de todas as pessoas que ainda vou conhecendo. Até hoje só conheci duas Lias "verdadeiras", como costumamos dizer (que não são diminutivo) e na minha faculdade fui a única durante os três anos que lá andei :)
Por isso, o registo deste nome já é bem antigo, não :)
Eu prefiro o nome Lia mas procure colocar um nome composto fica mais bonito.
ResponderEliminarAss: Lia Mariah
A minha filha nasceu a 31/12/15 e chama se Mia Lucas da Silva. Adoro o nome :)
ResponderEliminarAssim. Bruno Silva
A minha filha nasceu a 31/12/15 e chama se Mia Lucas da Silva. Adoro o nome :)
ResponderEliminarAssim. Bruno Silva
Bem sou suspeita de falar , mas adoro Lia não é a toa que tenho uma , acho o nome pequeno simples e gostoso de chamar.
ResponderEliminarBom,sou suspeita de falar pq como dá pra ver meu nome é Mia hahaha mas eu amo meu nome! apesar de sempre quando vou me apresentar as pessoas ficarem perguntando se é "Bia", (por ser incomum ainda) ou ficarem falando "mia Mia" ou ficar me chamando de "Miau" kkkk mas todo nome vai ter algo pros outros falarem,e sinceramente acho carinhoso! :)
ResponderEliminarO meu voto vai para Mia!!
ResponderEliminarLia é mais lindo. Suave a pronunciar. Nao é tao infantil, posso imaginar um dia mais tarde uma Dra. Lia ou D.Lia o que nao acontece com Mia que so relaciono a uma criança.
ResponderEliminarA minha filha do meio chamasse Lia de Albernaz Vilhena acho lindo !
ResponderEliminarSuave , doce e diferente ! :)
.
ResponderEliminarA minha filha chama-se Mia e tem 9 anos. Conheço pelo menos mais três. Adoro o nome💕
ResponderEliminar