Aurora

em 03/04/13


Por sugestão da Diana, o Nome do Dia de hoje é Aurora que, a seu ver, é o nome mais bonito do mundo e o nome escolhido para a sua filha, ainda que haja quem a queira fazer mudar de ideias, devido ao facto de o acharem antiquado. Cá entre nós, entendo a perspectiva dessas pessoas mas, para mim, o encanto de Aurora é intemporal. 
Aurora é um nome latino que significa oriente, Alva, e amanhecer, significado que partilha com Oriana e Zora. No mesmo sentido, era o nome da deusa romana do Amanhecer - a que corresponde Eos, na mitologia grega, cujos irmãos eram Selena, deusa da Lua, e Hélio, deus do Sol. Por tudo isto, é um nome inspirador, poético e é ainda uma invocação de Nossa Senhora, já que Maria era a "divina aurora" que anunciava Deus. 
Hoje em dia, é um nome pouco escolhido para as bebés portuguesas: 14 registos em 2011 e 29 em 2012, o que, ainda assim, foi um ótimo resultado, talvez impulsionado pelas audiências da novela da TVI, Remédio Santo, em que uma das protagonistas se chamava precisamente Aurora. Quando abordamos o tema, já achava que ouvir este nome numa jovem podia ajudar o nome e é possível que tenha acontecido. Por curiosidade, espreitei os dados fornecidos pelo SPIE: nos seus melhores anos (1925 e 1928), Aurora chegou aos 300 registos, algo que hoje seria suficiente para o colocar no top 30. 
Aurora é um nome internacional mas a versão francesa termina em "e" - Aurore. Em Itália, é bastante popular - 10.º do ranking em 2010 - e o mesmo se passa na Suiça Italiana onde, entre 2008 e 2010, foi o 17.º nome mais popular. Na Noruega, foi o 23.º nome mais registado em 2012, tendo sido o 3.º que mais subiu, face aos resultados de 2011, logo atrás de Live e Lilly. Nos EUA, subiu mais de 300 posições no ranking  nos últimos 12 anos, ainda que esteja muito longe dos lugares cimeiros, na 183.ª posição; talvez por isso mesmo, é um dos nomes preferidos de muitas name-lovers americanas, ainda que me pareça de difícil pronunciação em inglês e mesmo em francês. 
Resumidamente, Aurora até pode ser um nome que reúne pouco consenso, mas acho que facilmente desperta paixões. Como não é popular há muitos em anos Portugal, é encarado como antigo ou em desuso mas, para alguns, isso é apenas um bónus. 
Para terminar, não posso deixar  de fazer referência ao facto de que Aurora é o nome de uma das princesas oficiais da Disney, mais precisamente da Princesa Adormecida. 

43 comentários:

  1. Pessoalmente não gosto do nome. Não é por ser antiquado, nada disso! Tenho o mau hábito de fazer corresponder os nomes a pessoas que conheço. E é este o caso.
    Mas no fundo reconheço que é leve e diferente!

    ResponderEliminar
  2. Conheci uma velhinha amorosa e conheço uma pequenita de uns 3 ou 4 anos.

    Gosto bastante. É internacional, tem um significado bonito, é original.

    ResponderEliminar
  3. Aurora é um nome lindo! Não sei se teria coragem de o escolher, mas aplaudo a Diana pela escolha! O único contra é para quem gosta de usar diminutivos, não estou a ver nenhum =S Possa ser que o nome entre noutra novela e suba mais no ranking ;)

    ResponderEliminar
  4. É um dos meus nomes favoritos e daria-o sem hesitar a uma filha!
    É antiquado sim, mas é lindo e "normal", simples , intemporal, internacional, com significados bonitos.
    Acho que é perfeito, mas entendo que para quem prefere nomes modernos não seja uma escolha.

    Anna, sei que lá fora utilizam muito Rory como apelido de Aurora. Mas acho que não precisa de diminutivo, porque é bonito assim!

    ResponderEliminar
  5. É lindo e único!
    Conheço uma Aurora de apenas 2 anos, portanto é uma dessas 14 Auroras de 2011. Não acho antiquado, cai muito bem numa menina, é nome de princesinha.

    ResponderEliminar
  6. E ainda existem as auroras boreais, um dos fenómenos mais bonitos da Natureza!

    ResponderEliminar
  7. Adoro!! Estou grávida e se for menina é esse o nome escolhido.
    Gostamos do significado e do som suave. Depois há outras "condicionantes": não haver diminutivos (se bem que a minha sogra já tentou: Aurorita, Aurorinha), não haver familiares com esse nome, não ser um nome de moda e ser um nome internacional.

    ResponderEliminar
  8. Para mim, Aurora é lindo :)
    Tem um significado bonito, é incomum mas não demasiado estranho e é internacional - (embora, como reparei num programa americano em que uma das participantes tinha esse nome, eles enrolem aqueles Rs de tal forma que parecem mal conseguir pronunciar o nome...)
    É (quase) perfeito!

    Por acaso reparei pela primeira vez no nome com uma personagem de uma série de verão dos Morangos com Açúcar :p

    ResponderEliminar
  9. Hummmmm, não. Desculpem. :)

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro. Acho lindo, delicado, internacional, não muito usado. Tem um significado lindo que associo a coisas positivas. Para mim é um nome romântico, de princesinha.
    Vejo-o facilmente numa menina pequenina. E faz parte das minhas ideias para um nome de menina.
    Pensando em nomes de irmãos gosto de:

    Aurora e Duarte
    Aurora e Eduardo
    Aurora e Jaime
    Aurora e Rafael

    Aurora e Amélia
    Aurora e Clara
    Aurora e Emília
    Aurora e Lúcia
    Aurora e Serena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu deus... Tive uma menina (Aurora), mas antes de saber se era menina ou menino, os nomes eram esses: Aurora ou Henrique ❤️

      Eliminar
  11. Gosto muito, mas realmente a pronúncia internacional é péssima. Em Português é muito mais bonito.
    Sugiro para duelos:

    Aurora vs Luz
    Aurora vs Valentina
    Aurora vs Esmeralda

    ResponderEliminar
  12. Olá, pela 1ª vez li o seu blogue...não sei porque, há coisas que não se explicam...
    Sou Aurora há meio século, até ao 1º terço da minha vida não gostava do nome, dela para cá, fui tomando o gosto e hoje, não só gosto, como tenho orgulho nele, que me foi dado, em homenagem a uma avó falecida, muito jovem.
    Obrigada pela pesquisa que gostei muito de ler.
    Até breve, fiquei "cliente"

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada! Adorei! Ainda me fez ficar mais convicta da minha escolha! Vou passar este post às pessoas que não gostam do nome, pode ser que o fiquem a ver com outros olhos. Não há muito mais a dizer. Para mim é um nome LINDO! A minha filha não poderia ter outro nome: AURORA!

    ResponderEliminar
  14. Diana, espalhe o post aos quatro ventos, só lhe agradeço! :D

    Aurora, espero então vê-la por cá mais vezes! E claro, parabéns pelo nome :D



    ResponderEliminar
  15. Em português acho um nome romântico, mas em inglês por exemplo, é mais difícil de dizer e não soa tão bem. Talvez Aurelia podia ser uma alternativa. Sugestões para diminutivo: Aura, Rora, Rori, Ara.

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito do nome Aurora, é nome de princesa, delicado e feminino.

    ResponderEliminar
  17. Aurora... Tão feminino! Perfeito nome de princesa :)

    ResponderEliminar
  18. É o nome de uma das minhas gémeas. Aurora Luz.
    A outra é Amélia Flor.
    Tenho um filhote mais velho, o Benjamim Luca.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito da composição dos nomes das gémeas! :D

    ResponderEliminar
  20. Olá,
    A minha Aurora já nasceu.
    Quase toda a gente tem adorado o nome, para meu espanto! Inicialmente pensei que iria ser mais mal aceite!
    No hospital as enfermeiras ficaram todas encantadas e nem precisavam ir à ficha ver o nome que já sabiam! Naquele hospital não nascia uma Aurora há 4 anos!!!
    Ficaram todos "a babar" .
    Só digo que quem estiver a pensar dar um nome incomum ou antigo não desista, antes de nascer vemos muitos narizes torcidos mas quando apresentamos o bebé e dizemos o nome, é totalmente diferente! Percebi que para as pessoas uma coisa é a ideia de que vai nascer uma Aurora (estranho...)
    E depois de já estar cá fora já É A AURORA, aquele bebé, e é totalmente diferente a reacção das pessoas, talvez porque olham para o bebé não sei... ou porque já não lhe podem mudar o nome, ihih!

    ResponderEliminar
  21. Diana, muitos parabéns e obrigada por ter voltado cá para nos contar sobre a reacção positiva das pessoas! Ainda bem, então, que não a convenceram a mudar de ideias ;)
    Um beijinho para si e para a pequena Aurora!

    ResponderEliminar
  22. eu adoro Aurora!! acho lindo, delicado e com significado tao bonito!! so tenho pena de nao soar bem em outras linguas, ao meu ver ...gosto de nomes q soam bem em qualquer lingua, principalmente em ingles, e o Aurrorrra com aquele r puxado acho q fica horrivel...mas na nossa lingua fica lindo :) mas pior q o som em ingles é o em frances...conheci uma francesa aurora e honestamente parecia q eu tava com a lingua presa quando falava o nome com os r´s tao vincados, credo.

    O fato de nao gostar como soa internacionalmente é um impencilio para coloca-lo pq viajamos mt e por isso prefiro nomes faceis de pronunciar em qualquer lado (como é o caso do meu Susana e da minha filha Isabela)

    ResponderEliminar
  23. ja agora a minha tia chama-se aurora e o dominuitivo é Lola...gosto :)

    ResponderEliminar
  24. Deparei-me com este blog porque estou a pensar em colocar o nome Aurora na minha bebé (se se revelar uma menina!).

    Antes de engravidar, quando pensava em nomes de crianças, este nome nunca me surgiu mas quando eu e o meu marido andamos à procura de nomes foi este que me "atacou" de imediato, exatamente pelas razões dadas neste post. :)

    No entanto, quando a minha família veio a saber a nossa escolha, torceu o nariz e estão sempre a tentar fazer-me mudar de ideias. As dúvidas implantaram-se em mim, mas ao ler estas palavras relembrei-me o porquê da escolha do nome e agora nada me poderá demover. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  25. Nícia, como pode ver, já houve outras pessoas a passar pela mesma situação e tudo acabou bem :)

    ResponderEliminar
  26. Belo nome.. e sim.. foi o nome escolhido para minha amada filha... nao me arrependo em nenhum momento da escolha, e assim como a Nicia, tb tive alguns contratempos com pessoas querendo mudar minha ideia e até rindo da minha escolha... geralmente pessoas sem cultura alguma, que associam ou fazem piadas a outros nomes ... porem nada me impediu ... e por incrivel que pareça, o nome veio ate mim nao por conta da princesa Aurora ou por conta dos fenomenos naturais..... veio atraves de um jogo infantil chamado Child of Light... onde a protagonista é uma linda menina chamada Aurora... belíssimo jogo com uma trilha sonora incrivel no qual ja baixei e ponho minha filha pra escutar... indico pra quem tem crianças ou quem gosta de jogos a adquirir... Aurora, um nome único para pessoas inesqueciveis ....

    ResponderEliminar
  27. Aurora é um nome lindo e com um apelido de "Aria" fica melhor ainda.

    ResponderEliminar
  28. Minha filha se chama Aurora, nome escolhido além da beleza e doce sonoridade por todos os seus significados. E apelidos se originam com a convivência e amor, só nome dela bastaria mas surgiu de mim sem querer rora, rorinha, aurorinha... preocupar-se com apelidos seria o de menos, importante a mãe gostar do nome e de seu significado. Sou suspeita para falar mas acho o nome mais bonito, e minha bebê é um doce de criança e bastante amorosa.

    ResponderEliminar
  29. Vai ser o nome da minha princesa que está quase a nascer!
    Adoro!

    ResponderEliminar
  30. Minha filha se chama Aurora. Ela tem 2 meses.
    Quando eu estava grávida 99% das pessoas não concordava com o nome. Eu recebi palpites de vários nomes. E chegavam a comparar minha filha com marca de produtos. Eu chorava muito e dava ouvidos sim. Fiquei um pouco indecisa mas meu esposo afirmou pra mim que se eu colocasse outro nome ele iria chamá-la de Aurora.. então me convenci que a nossa decisão era o que realmente importava. afinal de contas era um sonho ter uma filha com este nome desde que eu tinha 14 anos..
    Depois que ela nasceu ninguém teve a ousadia de opinar no nome. me olham torto mas não falam nada. até pq se falar eu tenho respostas maravilhosas pra dizer.
    beijos e Aurora é o nome mais lindo que conheço!
    ~Aurora Boreal

    ResponderEliminar
  31. Eu gosto muito de Aurora. É clássico e bonito! Agora estou em dúvida se prefiro Anna Aurora (honrando minha origem italiana) ou Ana Aurora, a versão portuguesa. O que eu mais gosto nessa combinação é o significado: manhã de graça!!!
    O que vocês acham meninas?

    ResponderEliminar
  32. A minha Aurora nasceu a 5 de Janeiro de 2011 e deve ter sido a primeira das poucas registadas nesse ano. Nos anos seguintes notou-se que o nome voltou a fazer sentido na cabeças de muitas mãe portuguesas, o que é bom sinal pois é um nome muito bonito e antigo. Tal como já foi referido aqui, quando estava grávida em 2010 a maior parte dos meus amigos ou odiava o nome e diziam que era nome de "velha" ou adoravam... pelos vistos não só pelo nome Aurora como por outros que estão a ser escolhidos agora, os nomes antigos estão de volta. Agora 6 anos depois vem aí uma Amélia ou um Augusto!

    ResponderEliminar
  33. Acabei de descobrir que estou grávida. Se for menina, será Aurora. O apelido será Aura ou Aurinha. Assim chamarei minha pequena por dois nomes que considero terem lindos sentidos literais: Aurora e Aura.

    ResponderEliminar
  34. Todos os dias eu falo meu esposo q sou doida para ter uma menina para colocar o nome de Aurora sou apaixonada por esse nome e sempre q falo alguma pessoa sobre o nome acham que é estranho e feio mais quem tem q gostar é a mãe e não me em porto para q os outros falam ,minha filha vai sim se chamar Aurora .

    ResponderEliminar
  35. amo esse nome, escolhi para a minha filha em 2017. o apelido vai ser a forma que ela falar o nome dela quando pequenininha (errado e fofo), porque as crianças demorar a pronunciar o "r" como em aurora. algo como "aulóla". então já estamos chamando na barriga mesmo de "lóla" ou "lólinha". :)

    ResponderEliminar
  36. Eu me apaixonei pelo nome assim que vi, minha mãe aplaudiu. Esse será o nome da minha pequena princesa Aurora e mês que vem minha pequenina vem!!

    ResponderEliminar
  37. A minha tambem sera Aurora e ira nascer em Abril 2019. É um nome lindo e amoroso

    ResponderEliminar
  38. Aurora é, sem dúvida, um dos meus nomes femininos favoritos. É elegante, clássico, mágico e tem um significado belíssimo.

    O que a Filipa acha da combinação Aurora & Antónia para gémeas? Pergunto porque o meu marido embirrou que quer "Maria Antónia", mas como posso vir a ter gémeos, podem sair duas meninas (ou meninos, ou menino-menina). Ele insiste em colocar "Maria" (eu não, mas enfim): acha que "Maria Antónia & Maria Aurora" ficaria bem? Ele também colocou a hipótese de "Maria Antónia & Aurora Maria" mas não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Constança está grávida de gémeas ou estamos a falar hipoteticamente? Fiquei sem perceber. Acho que Antónia e Aurora não ficam mal. Não juntos no mesmo nome, é claro. Um nome parece-me muito pesado (Antónia) e outro é mais leve (Aurora), mas pode funcionar porque são ambos nomes vintage e da mesma geração.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)