Atualização da lista de nomes aprovados em Portugal - Mila

em 09/04/13


A  lista oficial de nomes aprovados em Portugal foi atualizada e há dois novos nomes à disposição dos pais portugueses: Mila e Santa Rita. Fico contente com a aprovação de Mila, que é uma ótima opção para quem gosta de nomes-diminutivos e acho que Mila & Nina poderia ser um conjuntinho muito fofo para duas irmãs!




Editado: Para quem se interessa por estas coisas da aprovação de nomes, aconselho a leitura deste recurso acerca da aprovação de Mia, com data de Março de 2009. Quando foi solicitada a consulta, o nome foi considerado inadmissível, por "não se achar documentado como nome próprio na língua portuguesa". Há lá pelo meio muita coisa que não entendo, mas o que achei interessante foi a argumentação para que o nome fosse aprovado:


"Pese embora todo o respeito que nos merece o parecer do Senhor Consultor em Onomástica, entendemos que o mesmo não saiu da apreciação da questão do vocábulo “MIA” ser ou não um nome próprio português. Porém, não podemos esquecer-nos de que a alínea a) do n.º 2 do art.º 103.º do Código do Registo Civil refere-se à admissibilidade dos nomes portugueses e também aos adaptados gráfica e foneticamente à língua portuguesa.
Ora, aquele vocábulo, correspondendo à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo português “Miar”, é evidente que está gráfica e foneticamente adaptado à nossa língua. Tal como acontece com os nomes próprios “Lia” ou “Marco” referidos pelos interessados. Por isso, entendemos que o nome pretendido deveria ter sido admitido".

Não sei se foi este recurso que determinou a aprovação de Mia mas a verdade é que, na lista de 31 de Dezembro de 2008, era um nome proibido e na lista divulgada em Março de 2009, já era permitido. 

12 comentários:

  1. Mais de 3 meses e só 2? :(

    ResponderEliminar
  2. Mila soa-me a influências da Mila Kunis.

    Em Portugal acho que é um nome muito associado a diminutivos de nomes "feios" ou "de velha", as Ludmilas e por aí. Não é por essa conotação, mas não gosto muito. "Ó Mila, anda cá" não me soa bem. Mia é melhor.

    ResponderEliminar
  3. E Santa Rita não diz como segundo elemento so nome. Quer dizer que é possível uma Santa Rita da Silva Sousa?? ahah

    ResponderEliminar
  4. Pois, nomes documentados! Eles têm de deixar nomes portugueses como Sophia e assim, estão documentados! Gente, reclamem!!

    Mas que carga de trabalhos por causa de "Mia". Enfim, é o reflexo do país! Legislação até às unhas dos pés, autoritarismo remanescente do Estado Novo e buracracia daqui à China!

    ResponderEliminar
  5. numca vou entender as escolhas feitas e desculpas que dao...

    ResponderEliminar
  6. Conheço Milas como diminutivo de Emília... não me faz confusão nenhuma ver como nome próprio "oficial". Já com Santa Rita é outra história :P

    ResponderEliminar
  7. Santa Rita?????
    E MEL ainda não conseguiram? =) Como é possivel, que (o) Sol seja permitido como primeiro
    nome feminino e (o) Mel não? Não percebo... já devem ter pedido varias vezes ( e pago) a revisão do nome.(aposto que a Diana Pereira
    na altura tentou) e não há meio de o aceitarem como nome feminino..

    ResponderEliminar
  8. Acho que antes de famosos quererem pôr esse nome a "moda" teve como génese aquela participante do ídolos, Melina, Mel de alcunha.

    Podia muito bem ser aceite, com base no facto de ser um diminutivo, assim como Manel (aprovado), não tendo nada a ver com o mel das abelhas.

    ResponderEliminar
  9. A Mel da Diana Pereira nasceu no início de 2008...

    ResponderEliminar
  10. Santa Rita é um abuso. Como segundo nome ainda engulo, como primeiro é um atentado. Qualquer dia é Santandre, Sanmiguel, Sanvicente, Santaclara....Mila parece-me um nome muito normal, até pensava que seria já aceite.

    ResponderEliminar
  11. Pois, anónimo, tem razão. Confesso que não ando nem nunca andei a par de fofoquices de "famosos".

    Tenho uma veia libertária que me diz que Santa Rita pode ser um nome, apenas não imagino pois é novidade. Não acho mal que se façam certas aglutinações. Anamaria, por exemplo.

    ResponderEliminar
  12. Conheço uma bebé com o nome "Rita de Cássia", em honra de Santa Rita de Cássia.
    Só, Santa Rita, é muito estranho.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)