Acácio
- Em nome do pai -

em 04/04/13


Acácio chegou até nós através do latim Acaciu que, por sua vez, se baseia no grego Akákios, significando "aquele que não faz mal" ou "ingénuo".  
É um nome em desuso nos dias que correm e em 2012 não foi registado como primeiro nome em nenhum bebé, mas em 2011 aconteceu por duas vezes. Sem outra referência mais fiável, socorro-me novamente dos dados do SPIE, que indicam que, entre 1930 e 1965, Acácio conseguiu estabilizar perto dos cem registos, marca que nesse período ultrapassou por 19 vezes. Por sua vez, acedendo aos Editais de Convocação para o Dia da Defesa, compostos por cidadãos nascidos em 1994, é possível encontrar onze jovens que possuem este nome próprio, dos quais destaco Miguel Acácio e João Acácio, que me parecem boas utilizações do mesmo. Apesar de não me apelar como primeiro nome, acho que funciona bem como segundo, precedido de um nome mais contemporâneo. Apesar de não conhecer pessoalmente nenhum Acácio, e-me bastante familiar graças à rádio TSF, porque o nome do jornalista que dá voz diariamente ao Fórum é Manuel Acácio. 
Acácio é também o nome do pai de, pelo menos, duas leitoras do Nomes e mais Nomes e é a elas que dedico o post! E aproveito para lançar o repto à restante audiência: apesar de por aqui o enfoque ser dado a nomes de bebés, há sempre oportunidade para abordar nomes de outras gerações, por isso estejam à vontade para deixar sugestões! 

Outros nomes masculinos terminados em -ácio: 

  • Anastácio
  • Bonifácio
  • Dácio
  • Engrácio
  • Eustácio
  • Evelácio
  • Grácio
  • Horácio
  • Inácio
  • Tácio


14 comentários:

  1. Já ontem aqui andei a cuscar os nomes e há cada um que mais curioso do que o outro.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que quando vi o nome de hoje fiz "cara feia", continuei a ler o artigo e não é que passei a gostar? Como segundo nome! Miguel Acácio e João Acácio, dá brilho e uma elegância ao nome sem ser pretensiosa.. Adorei!

    ResponderEliminar
  3. Ah! Dentro do tema dos nomes dos nossos pais, o meu pai chama-se Alberto (segundo nome de um primeiro mais comum) e a minha mãe Anabela,que não gosta do Bela.. já eu adoro :)

    ResponderEliminar
  4. Não consigo gostar, porque me lembra o Conselheiro Acácio (do Primo Basílio, Eça de Queirós) e imagino sempre uma espécie de cangalheiro de bigode farto...

    Da lista, gosto muito de Inácio.

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,
    O meu apelido é Grácio. Confesso que não sabia que também podia funcionar como primeiro nome..
    Um beijinho
    Rafaela

    ResponderEliminar
  6. Comecei assim: "Acácio? O marido daquela praga que são as acácias?", mas como segundo nome fica girito :) se bem que a soar um bocado a apelido.

    ResponderEliminar
  7. O "pai" da fotografia tem todo estilo de por o nome Acácio a um filho. Infelizmente não gosto de Acácio nem como segundo nome, da lista só gosto de Inácio.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Filipa :)

    Meu pai chamava-se Acacio Fernando, e eu gosto! Acho diferente e pomposo...e o meu pai era parecido com o senhor da foto por acaso :) acertou!
    Dos outros nomes gosto de Inacio tambem.

    ResponderEliminar
  9. Com sonoridade parecida, gosto de Cássio, que, apesar de ser de origem romana (se não me engano), tem um ar mais fresco que Acácio.

    ResponderEliminar
  10. Alda, também acho que Cássio é mais fresco mas em Portugal, nenhum dos dois é apelativo!

    Rafaela, Grácio é um apelido muito giro! :)

    Cláudia, não há dúvida de que a familiaridade com os nomes faz com que se tornem muito mais "normais"!

    ResponderEliminar
  11. De facto, os Acácios que conheço têm mais de 50 anos. Pessoalmente, prefiro a versão feminina, Acácia.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, fui eu que há dias recordei o nome Acácio. O meu pai é Acácio e eu gosto do nome. Dadas as histórias que sempre ouvi da infância dele, faz-me pensar num menino muito reguila.

    ResponderEliminar
  13. O meu pai se chamava Acácio. Nos anos 60/70 era muito usual no Brasil (onde morávamos) dar-se aos primogénitos o mesmo nome do pai. Só que o primogénito nasceu primogénita, e por essa razão o meu nome é... Acácia!Gosto. Ou melhor fui aprendendo a gostar. Sou apenas Acácia. Gosto do significado: imortalidade. Isso porque a madeira de acácia é extremamente resistente à putrefação. Lê-se na Bíblia que a arca da aliança foi feita com madeira de acácia. Esta árvore/arbusto é na maioria das suas variações muito espinhosa, pelo que pela tradição se diz que a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus Cristo terá sido "tecida" com ramos espinhosos de acácia. São algumas curiosidades do meu nome.

    ResponderEliminar
  14. O meu avô era Acácio e teve dois netos Acacios: Acácio Júlio e Acácio Jorge. Todos eles têm uma natureza inocente, grandes corações

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)